A metafunção interacional: um olhar para as relações dialógicas entre interlocutores
Gramática do Design Visual. Metafunção Interacional. Multiletramentos. Videoanimações.
Atualmente, devido aos avanços tecnológicos a transformação dos processos de
produção, circulação e recepção de textos midiáticos é reflexo de uma sociedade
globalizada. De maneira intensa, a disseminação dos recursos tecnológicos
proporciona um maior contato com os diversos tipos de textos. Nesse sentido, novos
textos surgem e se transmutam, provocando posicionamentos diversos ao passo
que integram as práticas de usos da linguagem nos diferentes contextos sociais.
Partindo do exposto e pautando-se nos pressupostos teóricos da Gramática do Design Visual
(GDV), idealizada e sistematizada por Gunther Kress e Theo Van Leeuwen (2006), a presente
pesquisa parte da seguinte indagação: De que modo são construídas as relações dialógicas entre
interlocutores nas interações suscitadas a partir da leitura de textos multissemióticos? Ou seja,
considerando a metafunção interacional, quais são os recursos semióticos que compõem os textos
multissemióticos e que mobilizam a atenção do leitor? Nessa perspectiva, a presente
pesquisa tem por objetivo analisar como a metafunção interacional se configura
dialogicamente na relação entre interlocutores no processo de leitura de textos
multissemióticos em movimento, de modo restrito, no gênero videoanimação.
Reitera-se que a pesquisa é de suma importância com vistas a contribuir
significativamente para o desenvolvimento de práticas de ensino e aprendizagem que
possam ir além da cultura do impresso, ou seja, somar a essas práticas, a cultura digital, os
multiletramentos e os novos letramentos que permitem uma abordagem, contemporânea, que
contemple as novas práticas sociais da linguagem, considerando sua expansão em relação aos
recursos semióticos cooperando para aproximar e sugerir novas formas de como ler e
interpretar textos em movimentos que contemplem múltiplas semioses e que contribuem no
processo de indiciamento e produção de sentidos em textos multissemióticos. A pesquisa é
baseada por um viés teórico da GDV postulados por KRESS; VAN LEEUWEN (2006);
BRITO; PIMENTA (2009); na Pedagogia dos Multiletramentos (ROJO, 2017); no gênero
Videoanimação (FERREIRA; SANTOS e SILVA (2017) (2021); FERREIRA e VILLARTA-
NEDER (2017, 2019); FERREIRA e ALMEIDA (2018); DIAS e FERREIRA (2021), SILVA
(2021); SOUZA (2021) entre outros. A partir deste estudo, foi possível observar que as
discussões sobre o trabalho com textos multissemióticos ainda são escassos e se fazem
necessários para a formação do professor para agregar às suas práticas de maneira eficaz; a
GDV contribui significativamente para a análise de textos estáticos e em movimento; as
videoanimações contribuem para o processo de leitura critico-reflexiva, de modo a
contemplar diferentes recursos e semioses presentes nas diferentes manifestações da
linguagem; iluminação, enquadramento, cores, saliências podem contribuir como
modalizadores discursivos não verbais na construção de indiciamento de sentido; a
metafunção interacional está intrinsicamente ligada dialogicamente à atuação nas relações
sociais, pois há a interação entre sujeito-produtor, o produto e o sujeito-leitor. Outrossim,
salienta-se que, o trabalho com textos em movimento pode contribuir significativamente para
o desenvolvimento de práticas de ensino que possam ir além da cultura do impresso (ou da
palavra escrita), ou seja, somar a essas práticas a cultura digital, os multiletramentos e os
novos letramentos que permitem uma abordagem que contempla as novas práticas sociais e de
linguagem.
PALAVRAS-CHAVE: GDV. Metafunção Interacional. Multiletramentos.
Videoanimações.