Notícias

Banca de DEFESA: LIDIANE REIS ALVES PIMENTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIDIANE REIS ALVES PIMENTA
DATA: 24/04/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Girl from Missionária: o ethos discursivo de Tábata Amaral no Instagram


PALAVRAS-CHAVES:

Discurso Político. Ethos discursivo. Imaginários sociodiscursivos. Mulher. Instagram.


PÁGINAS: 193
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:

A linguagem carrega sentidos que são construídos socio-historicamente, refletir como tais sentidos se constituem é buscar contribuir para a compreensão da tessitura do poder hegemônico estabelecido na sociedade, uma vez que a língua(gem) atua na arquitetura da ideologia dominante. O objetivo geral da presente dissertação de mestrado é analisar a constituição do ethos discursivo da Deputada Federal Tábata Amaral, enquanto instância política, na rede social Instagram, em sua articulação com a construção social do sujeito feminino.  Como objetivos específicos pretende-se:  a) investigar o processo de produção dos discursos selecionados a partir dos conceitos de sujeito, semiotização do mundo e contrato de comunicação da Teoria Semiolinguística; b) identificar quais imaginários sociodiscursivos emergem dos discursos proferidos por Tábata Amaral e relacioná-los às construções sócio históricas e ideológicas que envolvem o feminino; c) descrever os modos de organização do discurso, com foco no aspecto enunciativo e d) analisar o Instagram como dispositivo de criação e transmissão do discurso político. Nossa pesquisa assume uma metodologia teórico-metodológica e qualitativa, na qual buscamos na Teoria Semiolinguística do Discurso de Patrick Charaudeau (2001, 2005, 2009, 2010, 2011, 2017, 2018, 2019a, 2019b, 2020) os fundamentos teóricos balizantes do trabalho, bem como apresentamos um percurso histórico acerca do movimento feminista e da luta em busca do direito ao voto, principalmente a partir de Telles (1999), Duarte (2019) Hahner (2003), Silva (2013) e Alves (2019). Para compreender o funcionamento e as particularidades do dispositivo Instagram, tomamos como base teórica os estudos de Recuero, Bastos e Zago (2020) e Castells (2021). Espera-se, desse  modo, contribuir para os estudos de gênero na análise discursiva, com a ampliação de reflexões sobre como o feminino se coloca em uma sociedade patriarcal, cujo imaginário social que circunda a figura do político perpassa pelo gênero masculino. Ademais, buscamos trazer contribuições no âmbito do discurso político, o qual se encontra inserido em um novo dispositivo utilizado como canal de transmissão do ato de comunicação: o Instagram. Nessa investigação, verificamos que a estrutura do contrato de comunicação do discurso político (instância política, cidadã e midiática e suas estratégias) se mantem quando veiculada no Instagram, todavia há uma metamorfose no modo como esse discurso circula, e de como o conteúdo é construído de forma a atender às características da web. Acerca da imagem da enunciadora, constatamos que em períodos não eleitorais há o predomínio de ethé ligados à razão e à credibilidade, o percurso educacional é acionado como estratégia de persuasão da instância cidadã. Durante o período eleitoral de 2022, os discursos figuram ethé associados ao afeto, com imaginários sociodiscursivos ligados à religião, como culpa e redenção, mas também imaginários relativos a uma trajetória heróica, o percurso acadêmico, nesse momento, é mobilizado de forma a emocionar a instância cidadã.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LILIAN APARECIDA ARÃO - CEFET/MG (Membro)
Externo à Instituição - LOSANA HADA DE OLIVEIRA PRADO - FMU (Suplente)
Presidente - LUCIANA SOARES DA SILVA (Membro)
Interno - MARCIA FONSECA DE AMORIM (Suplente)
Interno - MARCIO ROGERIO DE OLIVEIRA CANO (Membro)
Notícia cadastrada em: 10/04/2023 11:06
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 03/10/2024 17:10