Mulheres negras e os imaginários sociodiscursivos: uma análise na obra Olhos de Azeviche
Semiolinguística. Imaginários Sociodiscursivos. Discurso Literário. Mulheres Negras.
Os discursos que circulam na sociedade fazem com que se chegue às questões de gênero e raça, uma vez que ele é constituído de aspectos sócio historicamente e, portanto, permite que sejam materializados diversos conflitos sociais. Desse modo, é possível perceber dentro deles os imaginários sociodiscursivos a respeito das mulheres negras que circulam na nossa sociedade. Com base nisso, busca-se, como objetivo geral desta pesquisa, analisar de que maneira os imaginários sociodiscursivos a respeito das mulheres negras emergem da escrita literária dessas mulheres na literatura afro-brasileira contemporânea. Como objetivos específicos, definiu-se: compreender o que são imaginários sociodiscursivos e como eles podem se dar no discurso literário; entender como se deu o processo de representação e criação dos imaginários sociodiscursivos a respeito dos povos negros no Brasil; e analisar quais imaginários sociodiscursivos sobre as mulheres negras emergem da escrita literária de mulheres negras na literatura afro-brasileira contemporânea. Para tanto, foi selecionado como corpus a obra Olhos de Azeviche (2021) e como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa com base nos pressupostos da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau (2005;2006;2011;2017) e da noção de imaginários sociodiscursivos também desenvolvida pelo autor. Além de estudos de outras áreas de estudo que são importantes para a compreensão dos imaginários sociodiscursivos dos povos negros no Brasil, como os estudos desenvolvidos por Sueli Carneiro (2020), Lélia Gonzalez (2020), Stuart Hall (2016), Heleieth Saffioti (2012;2015) e Achille Mbembe (2014). A partir da análise piloto realizada, identificamos quatro principais imaginários, associados às representações sociais: a mulher negra trabalhadora e capaz; a mulher negra amada; a mulher negra humanizada; e a mulher negra guerreira.