Qualificação realizada por meio de avaliação escrita.
DAS TELETELAS ÀS MIDIAS SOCIAIS CONTEMPORÂNEAS: PROXIMIDADES E EFEITOS DE SENTIDO ENTRE 1984 E O GOVERNO DO EX-PRESIDENTE JAIR BOLSONARO
Análise do Discurso, Teoria crítica, Discurso autoritário. Meios de comunicação, Propaganda
Em sua prerrogativa de manter a liberdade e combater o inimigo, o sujeito distópico controla, priva e mata para que, no fim, a ordem seja mantida. A partir dos estudos discursivos desenvolvidos no Brasil, segundo a linha teórica da Análise de Discurso materialista, escolhemos como tema a ser pesquisado a proximidade dos sentidos distópicos e seus efeitos de sentido na obra literária distópica 1984, de George Orwell, e o governo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (2019-2022), por um processo discursivo. Este estudo movimenta-se no sentido de compreender a construção simbólica que o sujeito distópico faz de si e do inimigo, utilizando-se da indústria cultural para assegurar o seu poder, e quais os efeitos de sentido produzidos na sociedade brasileira contemporânea a partir dos discursos que se significam por sentidos distópicos. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é compreender como os sentidos presentes na literatura distópica se aproximam, materializando-se em discursos na/da sociedade brasileira atual. Já os nossos objetivos específicos são: compreender a constituição do sujeito distópico e os sentidos que produzem pelo discurso autoritário; analisar, pelo processo discursivo, como o sujeito distópico constrói a imagem de si e a imagem do outro, ancorado na indústria cultural, para manutenção do poder; e observar que efeitos de sentidos os discursos propagados produzem na sociedade contemporânea. Para composição do referencial teórico, campos diferentes, como do discurso, da literatura, da comunicação e da teoria crítica serão mobilizados e articulados a fim de construir um percurso que contribua para compreender a problemática levantada. Tendo isso em vista, partimos dos estudos discursivos de Pêcheux (1990; 1999; 2014a; 2014b), Orlandi (1995; 2011; 2015) e Foucault (1996; 2008); de Adorno e Horkheimer (1985) e Christoph Türcke (2010), da teoria crítica, e Bucci (2019; 2021) nos estudos da comunicação, para citar alguns autores que contribuem com as discussões propostas. Em síntese, podemos perceber que, seja na ficção, seja na contemporaneidade, conseguimos observar efeitos de sentido que caminham para uma vontade de verdade.