REFERENCIAÇÃO EM GÊNERO MULTIMODAL: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE RECATEGORIZAÇÃO NA VIDEOAMNIMAÇÃO SOLITUDE
Referenciação; Recategorização; Gramática do Design Visual; Videoanimação.
A presente dissertação busca investigar de que modo o fenômeno da referenciação - em especial, a retomada recategorizadora - é explorado no processo de textualização e na construção de sentidos em uma videoanimação construída, majoritariamente, por estruturas visuais. Para tanto, utilizamos a articulação teórica/metodológica entre a referenciação e a Gramática do Design Visual. No que diz respeito à referenciação, estabelecemos uma análise baseada em Cavalcante e Brito (2021), que, ancoradas em Custódio Filho (2011), estabelecem duas grandes funções intrínsecas aos processos referenciais: apresentação e retomada recategorizadora. Além disso, adotamos também a Gramática do Design Visual como procedimento de análise por ser um quadro teórico-metodológico de investigação sistemática de estruturas visuais, contribuindo, assim, para que as análises e interpretações não se tornem demasiadamente subjetivas. O referencial teórico encontra respaldo em autores como: Hodge e Kress (1988); Kress e Van Leeuwen (1996); Cavalcante, Rodrigues e Ciula (2003); Custódio Filho (2011); Carvalho (2012); Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014); Rojo e Moura (2019); Cavalcante (2021); Cavalcante e Brito (2021); Mondada e Dubois (2021). Portanto, este trabalho admite que recursos visuais também constroem referentes, contribuindo, assim, para a construção de sentidos