A CONSTRUÇÃO DOS TÓPICOS DISCURSIVOS: uma análise das
funções pragmáticas nas tirinhas do Armandinho
Tópicos discursivos. Funcionalismo. Tirinhas. Inferências. Racismo.
A presente pesquisa desenvolve uma investigação acerca do processo de construção dos tópicos discursivos, em tirinhas do personagem Armandinho, do quadrinista brasileiro Alexandre Beck. O objetivo é descrever a construção dos tópicos discursivos nas tirinhas do Armandinho, analisando a função pragmática Tópico, a partir dos pressupostos teóricos funcionalistas, que concebe a linguagem como instrumento de interação social. Para o referencial teórico, pautamo-nos em autores como Halliday (1964), Dik (1989), Cunha (2011), Koch (2001, 2006, 2009), Jubran (1991, 1992, 2006, 2007), Marcuschi (1996, 2006, 2008), Bortolo (2002), Ramos (2007, 2009, 2011, 2013), Lins (2008), Cirne (2000), entre outros. Para a análise, foram selecionadas, na página do autor, 10 tirinhas, nas quais estivessem presentes o personagem Camilo, representado como uma criança negra, que convive com problemas sociais. A escolha do corpus se justifica por que o gênero tirinha apresenta narrativa humorística, com desfecho cômico e é dotado de críticas sociais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e descritiva na análise dos dados. Considerando que o tópico discursivo estabelece o foco informacional do texto e ocupa posição privilegiada na organização discursiva, buscamos categorizar as estratégias de construção textual que contribuíssem para a manutenção tópica nas tirinhas. A partir do estudo e das análises empreendidas, foi possível observar que a construção dos tópicos discursivos nas tirinhas e a análise das funções pragmáticas nesse gênero ocorrem não somente na análise da semiose verbal, mas também no conjunto de semioses que constituem tal gênero textual. Destaca-se o recurso das inferências, que apresenta relação direta com a compreensão textual por permitir que informações não dadas, combinadas com os conhecimentos de mundo do leitor, pudessem facilitar o entendimento do texto analisado. Além disso, na busca pelo entendimento do processo construtivo dos tópicos discursivos, confirmou-se a possibilidade de estudar a linguagem como instrumento de interação social, que analisa a relação entre linguagem e sociedade, despertando no leitor a necessidade de reflexão, ainda que superficial, sobre racismo, preconceito racial e discriminação racial, além de problemas preconceituais e discriminatórios, relacionados à ideia de raça, buscando uma ampliação dos conhecimentos lingüísticos e extralingüísticos.