Habilidades de escrita na Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos do Programa PROAJA (PIAUÍ)
Alfabetização; Aquisição da escrita; Ortografia; Desvios
ortográficos.
Tendo em vista que a aquisição da escrita, a alfabetização ultrapassam o processo de
ensino e a aprendizagem no contexto escolar, tornando-se uma necessidade dos sujeitos
inseridos em uma sociedade alfabetizada e letrada. A presente dissertação tem como
objetivo investigar e compreender a apropriação da escrita e os desvios ortográficos
cometidos por jovens, adultos e idosos de um Programa de Alfabetização do estado do
Piauí. Realiza-se uma discussão sobre alfabetização, o processo de aquisição de escrita e
o sistema de escrita alfabética, levando em consideração a influência da oralidade na
escrita, nos desvios ortográficos ou variações na escrita. A fundamentação teórica,
respalda-se em autores como Cagliari (2009), Cristófaro-Silva (2010) Ferreiro e
Teberosky (1985), Morais (2008), Lemle (1999), Oliveira (2005), Soares (2021), Zorzi
(1999) entre outros autores. Para proceder o presente estudo, foi utilizado o banco de
dados consolidados de avaliação externa gerado através dos testes de monitoramentos
iniciais do projeto PROAJA-PIAUÍ, composto de 7.720 dados no total, em específico
foram analisados os itens de escrita. Por meio da identificação desses dados, da
quantificação e da categorização dos dados, constatou-se alguns desvios ortográficos
como: o cancelamento de consoantes líquidas, o cancelamento do “r” em final de
palavras. Ademais, conclui-se que os desvios ortográficos não devem ser considerados
como falha, mas sim como parte de um processo de aprendizagem da ortografia, que
demanda tempo e precisa ser sistematizado pelo aprendiz.