REFERENCIAÇÃO EM GÊNERO MULTIMODAL: UMA ANÁLISE DA VIDEOANIMAÇÃO SOLITUDE
Palavras-chave: Referenciação; Gramática do Design Visual; Videoanimação; Introdução referencial; Recategorização,
Na presente dissertação, buscamos investigar de que modo o fenômeno da referenciação é explorado no processo de textualização e na construção de sentidos em uma videoanimação composta, majoritariamente, por recursos visuais. Para tanto, utilizamos a articulação entre duas perspectivas teóricas/metodológicas: Linguística Textual (LT) e Gramática do Design Visual (GDV). Essa articulação pretende abarcar os pressupostos dos estudos do campo da LT, que aprofunda as discussões acerca dos processos referenciais, bem como contemplar as contribuições da GDV, que abrange os modos de organização das produções visuais. No que diz respeito à referenciação, estabelecemos uma análise baseada em Cavalcante e Brito (2021), Custódio Filho (2011), Cavalcante, Rodrigues e Ciula (2021); Carvalho (2012); Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014); e Mondada e Dubois (2003 [2021]). Nesse âmbito, foram consideradas as duas funções intrínsecas aos processos referenciais: apresentação e retomada recategorizadora. Além disso, adotamos, também, a Gramática do Design Visual como base de análise, por ser um quadro teórico-metodológico de investigação sistemática de produções visuais, contribuindo, assim, para que as análises e as interpretações não se tornem demasiadamente subjetivas e intuitivas. Para tal, pautamo-nos em Hodge e Kress (1988); Kress e Van Leeuwen (2006); Gualberto e Pimenta (2019); e Gualberto e Santos (2019). Para exemplificar as ocorrências de referências e os efeitos de sentidos suscitados pelas escolhas feitas pelos produtores de textos, selecionamos a videoanimação Solitude (2021), produzida por Castanha Filmes e Jubarte Audiovisual. A partir dos resultados parciais obtidos, foi possível constatar a relevância das diferentes dimensões semióticas para o processo de introdução e de retomada de referentes, bem como para a construção de sentidos do texto analisado, seja na perspectiva das escolhas feitas pelos produtores, seja na perspectiva das pistas deixadas por eles para a construção do projeto de dizer. No caso específico da videoanimação analisada, os diferentes recursos semióticos (cores, expressões faciais, gestos, posturas, olhares, iluminação, vestimentas, imagens dos participantes representados) contribuem para a construção dos referentes e indiciam sentidos.