UM TESTE DE SUBJETIVIDADE:
LIRISMO, AVENTURA E INTIMIDADE NA POESIA DE MARÍLIA GARCIA
Poesia brasileira contemporânea; Lírica; Escritas de si; Autoficção; Marília Garcia.
A produção poética de Marília Garcia se caracteriza pela presença de processos de hibridização. Nos versos dessa poeta, é notável a confluência de elementos que, historicamente, situam-se em pólos opostos, como: lírica e narrativa, biografia e artifício, poesia e ficção. Sabendo disso, a presente dissertação tem o objetivo de estudar os testes de subjetividade que Marília Garcia promove ao experimentar diferentes dimensões das escritas de si, já que, em sua produção, podemos encontrar: relatos de viagem, diários em versos, pesquisas poéticas pautadas no infraordinário (o termo deriva de Georges Perec) de sua própria vida. Com isso, este trabalho também se propõe a investigar as expansões do conceito de lirismo promovidas pela autora, observando os diálogos que ela mantém com a tradição lírica, em especial, com Carlos Drummond de Andrade e Ana Cristina Cesar. Considerando a dimensão diacrônica dos estudos literários, esta dissertação também propõe a revisão do uso do termo “sujeito lírico” - que surgiu no período romântico e passou por um profundo processo de despessoalização na modernidade - para o estudo de uma poesia em que vida e arte se contaminam mutuamente para se fundir de maneira indissociável. Nessa esfera, situam-se os diálogos entre lírica e a autoficção, categoria de reflexão historicamente associada à prosa, mas que, segundo Evando Nascimento (2017), pode ser expandida para as pesquisas sobre poesia. No horizonte teórico, a dissertação dialoga com pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento para analisar a complexidade do eu que se enuncia na poesia de Marília Garcia. Sendo assim, o arcabouço teórico inclui autores como: Giorgio Agamben (2018) e Jacques Derrida (1995), da filosofia, Silvina Rodrigues Lopes (2012), Dominique Combe (2010) e Michel Collot (2004), dos estudos da poesia, Diana Klinger (2006) e Manuel Alberca (2008), da crítica biográfica especializada em autoficção. Em síntese, as discussões presentes nesta dissertação apontam que a poética de Marília Garcia exercita as escritas de si para desconstruir e expandir uma série de categorias e conceitos tradicionalmente associados à poesia lírica.