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Banca de DEFESA: KARLA KAROLINE MARCIANO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLA KAROLINE MARCIANO
DATA: 26/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência via Google Meet
TÍTULO:

ENTRE VISÕES E COSMOVISÕES: A REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE EM TORTO ARADO


PALAVRAS-CHAVES:

Torto Arado; representação da realidade; cosmovisões; Bantu; Yorubá.


PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO:

Neste trabalho, propusemo-nos a identificar, analisar e explorar a representação da realidade no romance Torto Arado (2018), de Itamar Vieira Júnior. Consideramos tanto a realidade sociopolítica quanto a realidade mística presentes na obra e utilizamos os conceitos de mundo visível/material e invisível/imaterial para compreender a organização dessa realidade ficcional. Para isso, exploramos a obra utilizando principalmente as cosmovisões Bantu e Yorubá como suporte para compreender as interferências e coexistências do mundo místico (invisível, imaterial) com o mundo sociopolítico (visível, material). Também verificamos como as teorias literárias e algumas vertentes do Romance Realista, como o Histórico, o Maravilhoso e o Animista, perpassam a construção da narrativa e, consequentemente, a elaboração da representação da realidade presente no romance. Desta maneira, concentramo-nos em ter como base cosmovisões e concepções de realidade que não são eurocêntricas, particularmente válidas como referência para o real na obra. No Capítulo 1, debruçamo-nos sobre o mundo místico de Torto Arado e nas cosmovisões Bantu e Yorubá, investigando e analisando a ocorrência de eventos de natureza mística na narrativa. Para isso, utilizamos pensadores como Reginaldo Prandi (2000), Gabriel Bannagia (2013) e Tiganá Santos (2019). No Capítulo 2, focamos nossa atenção na análise do mundo material, para compreender os aspectos históricos, sociais e políticos presentes na obra, e como se relacionam com o mundo imaterial anteriormente analisado, utilizando como apoio teóricos e teóricas como Aníbal Quijano (2005), Beatriz Nascimento (2006) e Lilian Schawarcz (2018). Já no Capítulo 3, procurou-se, a partir dos capítulos anteriores, compreender a forma como se dá a representação da realidade em Torto Arado, levando-se em conta, além das cosmovisões e da realidade histórica, as teorias literárias sobre a representação no romance e as concepções de realidade, com base em autores e autoras como Georg Lukács (2000), Harry Garuba (2012), Wolfgang Iser (2013) e Irlemar Chiampi (2015). Isso nos permitiu concluir que a representação da realidade na obra Torto Arado se dá de forma complexa e dialética, a partir da integração do visível e do invisível, do material e do imaterial, em consonância com as cosmovisões que a definem, ao mesmo tempo em que permanece em um diálogo contínuo com a tradição do gênero romance. Indo além do realismo convencional, a representação da realidade no romance analisado confronta o que é considerado real em uma perspectiva ocidental e eurocêntrica, sem deixar de nos mostrar o que é a realidade nessa perspectiva. Simultaneamente a isso, afirma outra realidade pautada em um referencial que vai além da perspectiva humana e tangível, mas ainda assim, uma concepção de realidade viável e válida.  Baseamo-nos, para além dos autores e autoras já citados, em Alejo Carpetier (2010), Pepetela (2015), Maldonado-Torres (2019), Erich Auerbach (2021) e Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí (2021), entre outros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - RODRIGO GARCIA BARBOSA (Membro)
Interno - ROBERTA GUIMARAES FRANCO FARIA DE ASSIS - UFMG (Membro)
Externo ao Programa - LARISSA DA SILVA LISBOA SOUZA - DEL/FAELCH (Suplente)
Interno - DENIS LEANDRO FRANCISCO (Suplente)
Externo à Instituição - CYNTHIA DE CÁSSIA SANTOS BARRA - UFSB (Membro)
Notícia cadastrada em: 15/03/2024 16:13
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