A anáfora indireta na construção de sentido do gênero tirinha: uma análise exploratória.
Referenciação. anáfora indireta. funcionalismo
Os estudos sobre os referentes textuais são datados já na antiguidade e novas teorias foram sendo desenvolvidas para chegar ao que conhecemos atualmente, que é a potencialidade desse recurso para a produção de sentido no texto, mais especificamente abordadas nesse trabalho, as anáforas indiretas caracterizam-se por serem um processo de referenciação em que a ligação entre os elementos não está explícita no texto, podendo então estar ancorada no contexto e nas imagens que compõe o texto. O presente trabalho tem como objetivo tematizar como os referentes são construídos no texto, dessa maneira, para demonstrar como o processo das anáforas indiretas acontece, o gênero escolhido foi tirinhas. Isto posto, é fundamental o entendimento de teorias como do Funcionalismo, em que autores como Givón (1995) apontam a importância de analisar a língua em sua função, e não apenas a sua estrutura. Outra teoria base fundamental para esta análise é a da Linguística Textual, dessa forma, autores como Koch (2005) tematizam como o conceito de texto foi progredindo até o que é compreendido hoje, além disso a teoria também explora quais conhecimentos são mobilizados para a escrita e compreensão dos textos em sua totalidade. A metodologia adotada privilegiou uma abordagem de caráter exploratório, já que juntamente com o corpus selecionado, que foram tirinhas do autor Will Leite intituladas Dona Anésia, foram analisados aspectos correspondentes ao papel das anáforas indiretas nesses textos, sendo possível demonstrar a potencialidade de seu uso. Dessa forma, foi possível descrever como as anáforas indiretas ocorrem e contribuem, entre outros aspectos, para a construção de sentidos do texto.