rita de cassia suart

DQI - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

Produção Intelectual

Coordenação de Bases de Pesquisa (1)

  • 11/2021 Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Química,

Coordenação de Projetos de Pesquisa Externos (1)

  • 2024, Investigando as contribuições da abordagem de ensino de ciências por investigação para o desenvolvimento de elementos epistêmicos para a construção de argumentos por estudantes de química, REITORIA/UFLA

Artigos (21)

  • 2019, , A PRODUÇÃO DE TEXTOS COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA, ISSN: 19822413
  • 2018, , O PROCESSO DE REFLEXÃO ORIENTADA NA FORMAÇÃO INICIAL DE UM LICENCIANDO DE QUÍMICA VISANDO O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ISSN: 14152150
  • 2018, , CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE LICENCIATURA EM QUÍMICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DE AULAS NA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA E CONTEXTUALIZADA, ISSN: 19822413
  • 2017, , Regência e Análise de uma Sequência de Aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva, ISSN: 1980850X
  • 2017, , caderno de campo como instrumento de reflexão para a formação inicial de professores de Química., ISSN: 18082793
  • 2017, , As contribuições do processo de reflexão orientada na formação inicial de uma professora de Química: desenvolvimento de práticas investigativas e para a promoção da alfabetização científica, ISSN: 15791513
  • 2015, , UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DE AULAS POR LICENCIANDAS DE QUÍMICA AO LONGO DE UM PROCESSO DE REFLEXÃO ORIENTADA, ISSN: 15188795
  • 2015, , Formação inicial de professores de química: discutindo finalidades e possibilidades sobre o papel da experimentação no ensino, ISSN: 19822413
  • 2015, , Promovendo a alfabetização científica por meio de ensino investigativo no ensino médio de química: contribuições para a formação inicial docente, ISSN: 19832117
  • 2015, , O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente, ISSN: 18082793
  • 2014, , Análise das Interações Dialógicas e Habilidades Cognitivas desenvolvidas durante a aplicação de um jogo didático no ensino de química, ISSN: 18065821
  • 2013, , O jogo didático no desenvolvimento de habilidades cognitivas para os estudantes do ensino médio, ISSN: 1984154X
  • 2013, , UTILIZAÇÃO DE REDAÇÕES COMO METODOLOGIA AVALIATIVA DE ESTUDANTES BRASILEIROS DO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA, ISSN: 02124521
  • 2013, , Análise do processo argumentativo em uma unidade didática abordando a temática alimentos no ensino médio de química, ISSN: 02124521
  • 2012, , Study of the Relationship of Student-Teacher Dialogical Interactions in a Brazilian School from the Perspective of Toulmin?s Argumentation Framework, Cyclic Argumentation, and Indicators of Scientific Literacy, ISSN: 03928942
  • 2010, , A Estratégia ?Laboratório Aberto? para a Construção do Conceito de Temperatura de Ebulição e a Manifestação de Habilidades Cognitivas, ISSN: 01048899
  • 2009, , Uma análise das habilidades cognitivas manifesadas na escrita por alunos no ensino médio de química em atividades experimentais investigativas, ISSN: 02124521
  • 2009, , A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química, ISSN: 18065821
  • 2009, , Materiais instrucionais numa perspectiva CTSA: uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de Química em formação continuada, ISSN: 15188795
  • 2009, , Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas, ISSN: 02124521
  • 2008, , AS HABILIDADES COGNITIVAS MANIFESTADAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA EM UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA, ISSN: 18065104

Publicação em Eventos (134)

  • 2019, Déborah Teixeira Melo, Rita de Cassia Suart, O Desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa no Ensino de Química: para a promoção da Alfabetização Científica contemplando habilidades argumentativas, XXVIII Congresso da Pós Graduação - UFLA, Resumo
  • 2019, Francislainy Natália da Silva, Rita de Cassia Suart, Investigando a contribuição de um roteiro experimental para o desenvolvimento de habilidades cognitivas por estudantes do Ensino Superior de Química, XXVIII Congresso da Pós Graduação - UFLA, Resumo
  • 2019, Marcela Aparecida de Paula, Rita de Cassia Suart, Um estudo sobre o tema ligações químicas no ensino médio: articulando interações discursivas e habilidades cognitivas, XXVIII Congresso de Pós Graduação, Resumo
  • 2019, Francyene Souza Portela, Rita de Cassia Suart, Análise das Contribuições do Processo de Reflexão na Formação Inicial e Continuada de Professores do PIBID/Química - UFLA, XXXII Congresso de Iniciação Científica da UFLA, Resumo
  • 2019, Francyene Souza Portela, Josefina Aparecida de Souza, Rita de Cassia Suart, ?Ressignificando o PIBID de Química: Análise e Contribuições de uma Atividade de Reconhecimento Escolar, V SMEQ, Trabalho Completo
  • 2019, Raniele Aparecida da Silva, Isadora Mota Oliveira, Rita de Cassia Suart, Análise dos níveis de investigação de uma sequência de ensino desenvolvidos por uma licencianda em Química: em foco o plano de aula e a aula?, V SMEQ, Resumo
  • 2019, Francislainy Natália da Silva, Thaíssa Leonel Oliveira, Rita de Cassia Suart, Análise e desenvolvimento de roteiros experimentais para uma disciplina de Química Geral, V SMEQ, Resumo
  • 2019, Caroline Gomes Fernandes, Josefina Aparecida de Souza, Rita de Cassia Suart, Sergio Scherrer Thomasi, Estudo de Caso como Estratégia para Desenvolver o Pensamento Crítico em Licenciandos em Química, XII ENPEC, Trabalho Completo
  • 2019, Raniele Aparecida da Silva, Francislainy Natália da Silva, Isadora Mota Oliveira, Matheus Henrique da Silva, Rita de Cassia Suart, Contribuições da reelaboração de atividades experimentais na perspectiva do Ensino por Investigação em um curso de graduação em Química, XII ENPEC, Trabalho Completo
  • 2019, , Experiências de elaboração e aplicação de material didático no ensino de Química em diferentes Instituições de Ensino Superior, XIII EVEQUIM e XI ENESQUIM,
  • 2018, Raniele Aparecida da Silva, Francislainy Natália da Silva, Rita de Cassia Suart, Josefina Aparecida de Souza, REFLEXÕES VIVENCIADAS POR UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA POR MEIO DE AÇÕES RELACIONADAS À PRÁTICA DOCENTE, IV Congresso Nacional de Formação de Professores, Trabalho Completo
  • 2018, Rita de Cassia Suart, jJose Bento Suart Junior, Josefina Aparecida de Souza, Investigando as contribuições de uma proposta formativa visando a perspectiva do ensino por investigação no Ensino Médio de Química, VIII Congreso Internacional Sobre Formación de Profesores de Ciencias, Trabalho Completo
  • 2018, Rita de Cassia Suart, Raniele Aparecida da Silva, Francislainy Natália da Silva, Josefina Aparecida de Souza, Planos de aulas e o diário de campo: estratégias para a formação inicial docente, VIII Congreso Internacional Sobre Formación de Profesores de Ciencias, Trabalho Completo
  • 2018, Felipe Fernandes Silva, Gabriel Wenchenck Carvalho, Josefina Aparecida de Souza, Rita de Cassia Suart, INVESTIGAÇÃO DA PERSPECTIVA CTSA NA ESCRITA CIENTÍFICA DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA MEDIANTE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE ESTUDO DE CASOS, VIII Congreso Internacional Sobre Formación de Profesores de Ciencias, Trabalho Completo
  • 2018, Isadora Mota Oliveira, Rita de Cassia Suart, Investigando a evasão dos bolsistas no Programa BIC Jr. da Universidade Federal de Lavras, XXXI CIUFLA ? Congresso de Iniciação Científica, Resumo
  • 2018, Ronan A. Rosa, Rita de Cassia Suart, CIUFLA e suas contribuições para a alfabetização científica dos bolsistas BIC Júnior, XXXI CIUFLA, Resumo
  • 2018, Emilly Nunes Carvalho, Francislainy Natália da Silva, Rita de Cassia Suart, Desenvolvimento de atividades experimentais no Ensino Médio por meio do Ensino por Investigação, XXXI CIUFLA, Resumo
  • 2018, Francislainy Natália da Silva, Rita de Cassia Suart, Atividades experimentais em uma perspectiva investigativa no Ensino Médio de Química, Conex, Resumo
  • 2018, , Experimentación en la Enseñanza de Química, ,
  • 2017, Raniele Aparecida da Silva, Isadora Mota Oliveira, Francislainy Natália da Silva, Erick Ferreira Lacerda, Rita de Cassia Suart, Contribuições do Processo de Reflexão Orientada no processo de formação de uma licencianda de Química, I Congresso de Formação de Professores UFLA, Resumo
  • 2017, Francyene Souza Portela, Rita de Cassia Suart, O Papel dos Diários de Campo como Instrumento Pedagógico no Processo de Formação de Professores, I Congresso de Formação de Professores UFLA, Resumo
  • 2017, Bruna Rabelo, Luíza Figueira de Siqueira, Débora Batista, Graciane Cristina da Silva, Jacyara Duarte Teixeira Passos, Rita de Cassia Suart, Reflexões sobre o uso de questionários como um organizador prévio, I Congresso de Formação de Professores UFLA, Resumo
  • 2017, Débora Batista, Graciane Cristina da Silva, Bruna Rabelo, Luíza Figueira de Siqueira, Jacyara Duarte Teixeira Passos, Rita de Cassia Suart, Relato de Experiência a partir da construção de uma Sequência de Ensino por Investigação no Ensino Médio de Química em uma escola pública, I Congresso de Formação de Professores UFLA, Resumo
  • 2017, Ronan A. Rosa, Rute V. Souza, Felipe F.Silva, Elisângela Rezende, Lara R. S. Oliveira, Fabíola Fonseca Lage, Gildo Girotto Júnior, Rita de Cassia Suart, Josefina Aparecida de Souza, A VISÃO DE BOLSISTAS DO PIBID SOBRE O USO DO FACEBOOK COMO EXTENSÃO DE SALA DE AULA PARA O ENSINO MÉDIO, IV SMEQ, Trabalho Completo
  • 2017, Isadora Mota Oliveira, Raniele Aparecida da Silva, Francislainy Natália da Silva, Josefina Aparecida de Souza, Rita de Cassia Suart, REFLEXÕES SOBRE A ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA POR LICENCIANDAS DE QUÍMICA, IV SMEQ, Trabalho Completo
  • 2017, Régis Vinícius Alves de Abreu, Flávia D Faria, Giseli L. Santos, Josefina Aparecida de Souza, Rita de Cassia Suart, A UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO DE CAMPO DURANTE A ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE AULAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO REFLEXIVA DE PROFESSORES, IV SMEQ, Trabalho Completo
  • 2017, Francislainy Natália da Silva, Régis Vinícius Alves de Abreu, Isadora Mota Oliveira, Raniele Aparecida da Silva, Flávia D Faria, Rita de Cassia Suart, Investigando a contribuição de uma sequência de aulas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e alfabetização científica por estudantes de ensino médio de química por meio da escrita, XI ENPEC, Trabalho Completo
  • 2017, , Ensino de Química por investigação: visando a alfabetização científica de estudantes do ensino médio, Jornada da Química,
  • 2017, Ana Caroliny martins Fonseca, Fabíola Fonseca Lage, Anne Carolina de Carvalho, Josiane Aparecida de Freitas, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Josefina Aparecida de Souza, Rita de Cassia Suart, Impactos das imagens na construção de conceitos sobre propriedades coligativas, IV SMEQ, Resumo
  • 2016, Elisângela Resende, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Rita de Cassia Suart, Josefina Aparecida de Souza, Anna Caroline Francisco Abreu Silva, camila vital de oliveira, Francislainy Natália da Silva, Bruna Vasconcelos, Débora Batista, Flávia D Faria, Rute V de Souza, Jacyara Duarte Teixeira Passos, Ensino de Química e Educação Ambiental: uso de desenhos como ferramenta de contextualização, V Fórum de Química Ambiental, Resumo
  • 2016, Stefanni Cristine Silva, Marcela Aparecida de Paula, Rita de Cassia Suart, Josefina Aparecida de Souza, Camila M. Abras, ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA RELACIONADA A TEMÁTICA ÁGUA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, XXIX CIUFLA, Resumo
  • 2016, camila vital de oliveira, Anna Caroline Francisco Abreu Silva, Jacyara Duarte Teixeira Passos, Gildo Girotto Júnior, Rita de Cassia Suart, Josefina Aparecida de Souza, Ciclo da Água: uma proposta contextualizada para o Ensino Médio, XXIX CIUFLA, Resumo
  • 2016, Ana Caroliny martins Fonseca, Caroline Gomes Fernandes, Rita de Cassia Suart, Josefina Aparecida de Souza, Gildo Girotto Júnior, Fabíola Fonseca Lage, Desenvolvimento da Unidade Didática ?Estabelecendo Relações Entre o Amor e a Química Orgânica?, XXIX CIUFLA, Resumo
  • 2016, Ronan Araújo Rosa, Ana Caroliny martins Fonseca, Rita de Cassia Suart, Josefina Aparecida de Souza, Gildo Girotto Júnior, ESTRATÉGIAS DO PIBID QUÍMICA VISANDO A CONSTRUÇÃO DE UMA FORMAÇÃO REFLEXIVA E CRÍTICA, XXIX CIUFLA, Resumo
  • 2016, Isadora Mota Oliveira, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Jackeline Rafaela Pedroso, Camila M. Abras, Ronan Araújo Rosa, Régis Vinícius Alves de Abreu, Marcela Aparecida de Paula, Gabrielal Rayane Apareecida Ferreiira, Rita de Cassia Suart, Josefina Aparecida de Souza, Investigando a relação entre o nível cognitivo de perguntas e respostas em questionários propostos em uma sequência de aulas, XVIII ENEQ, Trabalho Completo
  • 2016, Francyene Souza Portela, Gildo Girotto Júnior, Josefina Aparecida de Souza, Rita de Cassia Suart, Um olhar sobre o Histórico do PIBID/Química - UFLA, XXIX CIUFLA, Resumo
  • 2016, camila vital de oliveira, Francislainy Natália da Silva, Rita de Cassia Suart, Josefina Aparecida de Souza, Química dos Alimentos: uma estratégia para o ensino da Tabela Periódica de maneira contextualizada, XXIX CIUFLA, Resumo
  • 2016, Régis Vinícius Alves de Abreu, Isadora Mota Oliveira, Francislainy Natália da Silva, Josefina Aparecida de Souza, Rita de Cassia Suart, O desenvolvimento de aulas problematizadoras para abordar a diferença entre água poluída e contaminada no ensino de química, XXIX CIUFLA, Resumo
  • 2016, Francislainy Natália da Silva, camila vital de oliveira, Régis Vinícius Alves de Abreu, Josefina Aparecida de Souza, Rita de Cassia Suart, Mapas conceituais: uma estratégia de avaliação para o Ensino de Química, XXIX CIUFLA, Resumo
  • 2016, Régis Vinícius Alves de Abreu, Francyene Souza Portela, Gabrielal Rayane Apareecida Ferreiira, Rita de Cassia Suart, Josefina Aparecida de Souza, A utilização de nascente regional para suscitar a educação ambiental nas aulas de Química do Ensino Médio., V Fórum de Química Ambiental, Resumo
  • 2016, Marcela Aparecida de Paula, Stefanni Cristine Silva, Ronan Araújo Rosa, Isadora Mota Oliveira, Rita de Cassia Suart, Josefina Aparecida de Souza, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Camila M. Abras, Uso de paródia como ferramenta avaliativa de uma sequência de aulas relacionada à sensibilização socioambiental ., V Fórum de Química Ambiental, Resumo
  • 2016, Flávia D Faria, Rita de Cassia Suart, Josefina Aparecida de Souza, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Débora Batista, Rute V de Souza, Bruna Vasconcelos, Anna Caroline Francisco Abreu Silva, camila vital de oliveira, Elisângela Resende, Francislainy Natália da Silva, Jacyara Duarte Teixeira Passos, O uso de redações como ferramenta para a contextualização do Ensino de Química e da Educação Ambiental, V Fórum de Química Ambiental, Resumo
  • 2016, Ana Caroliny martins Fonseca, Giseli L. Santos, Rita de Cassia Suart, Josefina Aparecida de Souza, Fabíola Fonseca Lage, Avaliando uma Intervenção Pedagógica para Sensibilização Ambiental por meio de Redações em Aulas de Química, V Fórum de Química Ambiental, Resumo
  • 2015, , Analisando a própria prática docente: contribuições da reflexão orientada para a formação inicial em Química, X ENPEC,
  • 2015, Rita de Cassia Suart, Marcondes, M.E.R, Analisando a própria prática docente: contribuições da reflexão orientada para a formação inicial em Química, X ENPEC, Trabalho Completo
  • 2015, Vinícius Tanganeli, Jackeline Rafaela Pedroso, Camila M. Abras, Rodrigo Antônio Bernardo, Rita de Cassia Suart, Marcondes, M.E.R, A contribuição da reflexão orientada na formação inicial em Química, X ENPEC, Trabalho Completo
  • 2014, Rita de Cassia Suart, Mayara Miranda, debora da silva maculan, Marcondes, M.E.R, A reflexão orientada e suas contribuições na evolução do planejamento de uma unidade didática para o ensino médio de química, 37 Reunião Anual da SBQ, Resumo
  • 2014, jJose Bento Suart Junior, Rita de Cassia Suart, A Relação entre História e Filosofia da Ciência e o Ensino de Química: argumentos de licenciandos, XVII ENEQ, Resumo
  • 2014, Rodrigo Antônio Bernardo, Camila M. Abras, Rita de Cassia Suart, Marcondes, M.E.R, Investigando a prática docente de uma licencianda em formação inicial a partir da reflexão orientada, XVII ENEQ, Resumo
  • 2014, Lívia Maria Ribeiro Rosa, Jackeline Rafaela Pedroso, Rita de Cassia Suart, Marcondes, M.E.R, Habilidades cognitivas manifestadas por alunos e questões propostas por uma licencianda a partir da reflexão orientada., CIUFLA, Resumo
  • 2014, camila vital de oliveira, Brígida Isabel de Siqueira, Rita de Cassia Suart, Contribuições do PIBID para a formação inicial docente: investigando os materiais produzidos por licenciadas de química, XVII ENEQ, Resumo
  • 2014, Mayara Miranda, Jackeline Rafaela Pedroso, Camila M. Abras, debora da silva maculan, Isadora Mota Oliveira, Rita de Cassia Suart, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Josefina Aparecida de Souza, Análise de unidades didáticas como uma forma de desenvolver um ensino investigativo, XVII ENEQ, Trabalho Completo
  • 2014, Jackeline Rafaela Pedroso, Camila M. Abras, Lívia Maria Ribeiro Rosa, Rita de Cassia Suart, Marcondes, M.E.R, O processo de reflexão orientada durante a elaboração de planos didáticos por uma licencianda: análises dos níveis investigativos, cognitivos, e de alfabetização científica, XVII ENEQ, Trabalho Completo
  • 2014, debora da silva maculan, Rodrigo Antônio Bernardo, Mayara Miranda, Rita de Cassia Suart, Marcondes, M.E.R, Análises do desenvolvimento de uma Unidade Didática elaborada por uma licencianda a partir do processo de reflexão orientada, XVII ENEQ, Trabalho Completo
  • 2014, Izabella Caroline do Nascimento, Rita de Cassia Suart, Promovendo a argumentação em alunos do Ensino Médio de Química utilizando a experimentação: Contribuição para a formação inicial docente., XVII ENEQ, Trabalho Completo
  • 2013, Mayara Miranda, Camila M. Abras, Jackeline Rafaela Pedroso, patricia carvalho, Lívia Maria Ribeiro Rosa, Vinícius Tanganeli, Rita de Cassia Suart, Helem R. Moreira, Argumentação e habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química: relações com a interação dialógica do professor, IX ENPEC, Trabalho Completo
  • 2013, Josiane Aparecida de Freitas, debora da silva maculan, Rodrigo Antônio Bernardo, Priscila Regina Vilas Boas, Gleiciene Martins dos Santos, Jacyara Duarte Teixeira Passos, Josefina Aparecida de Souza, Rita de Cassia Suart, A utilização de fotografias sobre a temática transformações químicas e físicas como estratégia avaliativa de alunos do 1º ano do ensino médio., II SMEQ, Resumo
  • 2013, Josefina Aparecida de Souza, Gleiciene M. Santos, Rita de Cassia Suart, ESTUDO DE CASOS NA DISCIPLINA QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO SUPERIOR, II SMEQ, Resumo
  • 2013, Brígida Isabel de Siqueira, Anne Carolina de Carvalho, camila vital de oliveira, Izabella Caroline do Nascimento, fernanda arriel pedroso rezende, Andrea Ribeiro rates, Rita de Cassia Suart, Uso de paródia como estratégia pedagógica no Ensino de Química, II SMEQ, Resumo
  • 2013, Jackeline Rafaela Pedroso, Mayara Miranda, Camila M. Abras, patricia carvalho, Lívia Maria Ribeiro Rosa, Rita de Cassia Suart, Vinícius Tanganeli, Análise das habilidades cognitivas manifestadas por alunos do ensino médio de química: relações com questões propostas pelo professor., II SMEQ, Resumo
  • 2013, , Análise do processo argumentativo em uma unidade didática abordando a temática alimentos no ensino médio de química, IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de Las Ciencias,
  • 2013, , UTILIZAÇÃO DE REDAÇÕES COMO METODOLOGIA AVALIATIVA DE ESTUDANTES BRASILEIROS DO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA, IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de Las Ciencias,
  • 2012, Priscila Regina Vilas Boas, Gleiciene Martins dos Santos, Josiane Aparecida de Freitas, Pâmela Cristina da Silva Santos, Rodrigo Antônio Bernardo, Jacyara Duarte Teixeira Passos, Josefina Aparecida de Souza, Rita de Cassia Suart, Mapas conceituais como instrumento de avaliação no ensino médio - abordando a temática soluções, XXXVI ERSBQ, Resumo
  • 2012, Larissa de K. Simões, Evelyn A. Melo, Giseli L. Santos, Mateus W. de F. Eleutério, Pedro R. de Jesus, Luciene Viana Barcelos, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Rita de Cassia Suart, A temática polímeros e a construção de conhecimentos no ensino médio de qu, XXXVI ERSBQ, Resumo
  • 2012, Vinícius Tanganeli, Camila M. Abras, Helem R. Moreira, Jackeline Rafaela Pedroso, Letícia G. Tartuci, Lívia Maria Ribeiro Rosa, Mayara Miranda, Rita de Cassia Suart, O diário de campo como instrumento de reflexão de licenciandos em química, XXXVI ERSBQ, Resumo
  • 2012, Mayara Miranda, Camila M. Abras, Helem R. Moreira, Letícia G. Tartuci, Lívia Maria Ribeiro Rosa, Vinícius Tanganeli, Rita de Cassia Suart, Avaliando a aprendizagem de alunos do ensino médio através de mapas conceituais sobre o tema tabela periódica, XXXVI ERSBQ, Resumo
  • 2012, Pedro R. de Jesus, Giseli L. Santos, Evelyn A. Melo, Mateus W. de F. Eleutério, Larissa de K. Simões, Rita de Cassia Suart, Maria Lucia Bianchi, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Luciene Viana Barcelos, O debate como estratégia de conscientização socioambiental no ensino de química, III Fórum de Química Ambiental, Resumo
  • 2012, Izabella Caroline do Nascimento, Anne Carolina de Carvalho, Brígida Isabel de Siqueira, Luanna Gomes de Gouvêa, Richard Arantes da Paixão, Silvana Marcussi, Andrea Ribeiro rates, Rita de Cassia Suart, Discutindo Ecologia e Sociedade: construção de cidadãos conscientes e atuantes, XXXVI ERSBQ, Resumo
  • 2012, Giseli L. Santos, Mateus W. de F. Eleutério, Evelyn A. Melo, Larissa de K. Simões, Pedro R. de Jesus, Rita de Cassia Suart, O uso de diários de campo na reflexão sobre a prática docente de licenciandos de química, XVI ENEQ, Resumo
  • 2012, CARMO, M. P, Marcondes, M.E.R, Rita de Cassia Suart, Susan Bruna Carneiro Aragão, A Study Of The Relationship Of Student-Teacher Dialogical Interactions In A Brazilian School From The Perspective Of Toulmin?s Argumentation Framework, Cyclic Argumentation, And Indicators Of Scientific Literacy, ICCE ? ICRECI 2012, Resumo
  • 2012, Luanna Gomes de Gouvêa, Richard Arantes da Paixão, Anne Carolina de Carvalho, Brígida Isabel de Siqueira, Izabella Caroline do Nascimento, Renata Magalhães, Silvana Marcussi, Rita de Cassia Suart, Investigando a contribuição de experimentos demonstrativos investigativos para o desenvolvimento de conceitos relacionados á temática ácidos e bases no ensino médio, XVI ENEQ, Trabalho Completo
  • 2012, Helem R. Moreira, Letícia G. Tartuci, Lívia Maria Ribeiro Rosa, Mayara Miranda, Vinícius Tanganeli, Camila M. Abras, Rita de Cassia Suart, Avaliando a aprendizagem dos alunos da primeira série do Ensino Médio em uma unidade didática sobre o tema tabela periódica, XVI ENEQ, Trabalho Completo
  • 2012, Gleiciene Martins dos Santos, Josiane Aparecida de Freitas, Pâmela Cristina da Silva Santos, Priscila Regina Vilas Boas, Rodrigo Antônio Bernardo, Jacyara Duarte Teixeira Passos, Josefina Aparecida de Souza, Rita de Cassia Suart, Prática Docente: Desafios e Enfrentamentos de Licenciandos em Química Através da Reflexão do Diário de Campo, XVI ENEQ, Trabalho Completo
  • 2011, Rita de Cassia Suart, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Projetos de Estágio Supervisionado: Contribuições para a formação inicial docente de licenciandos de química, 34a. Reunião Anual da SBQ, Resumo
  • 2011, Deise M. perígolo, Tauana G. Carvalho, Andressa Alvarenga Silva, Paulo Henrique Carvalho, Rita de Cassia Suart, O uso de atividades experimentais investigativas e a manifestação de habilidades cognitivas em crianças com atas habilidades, 34a. Reunião Anual da SBQ, Resumo
  • 2011, Silvana Marcussi, Rita de Cassia Suart, Gleiciene M. Santos, Investigando a construção da identidade docente: os pós-graduandos e a avaliação, 34a. Reunião Anual da SBQ, Resumo
  • 2011, Karina C. Vieira, Rosilene Fernandes Maciel, Gleiciene Martins dos Santos, Silvana Marcussi, Rita de Cassia Suart, Utilizando desenhos para avaliar a aprendizagem de conceitos relacionados ao tema soluções por alunos do ensino médio de química, 34a. Reunião Anual da SBQ, Resumo
  • 2011, Helem R. Moreira, Lívia Maria Ribeiro Rosa, Michele P. Andrade, Rita de Cassia Suart, Investigando as ideias dos alunos do ensino médio sobre cinética química em uma sequencia de atividades elaboradas para o tema, 34a. Reunião Anual da SBQ, Resumo
  • 2011, Helem R. Moreira, Lívia Maria Ribeiro Rosa, Rita de Cassia Suart, ANALISANDO INTERAÇÕES ARGUMENTATIVAS ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E LICENCIANDO EM QUÍMICA: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2011, Rita de Cassia Suart, Silvana Marcussi, Investigando a formação de pós-graduandos quanto a habilidade de avaliar, VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2011, Richard Arantes da Paixão, Rita de Cassia Suart, A horta como um laboratório natural para o ensino e aprendizagem da química, XXV ERSBQ, Resumo
  • 2011, Richard Arantes da Paixão, Rita de Cassia Suart, O jornal falado como estratégia para o aprendizado de conteúdos químicos e para a motivação dos alunos pelas ciências, XXIV CIUFLA - Congresso de Iniciação Científica, Resumo
  • 2011, Helem R. Moreira, Lívia Maria Ribeiro Rosa, Jessimara Ribeiro Henrique, Rita de Cassia Suart, Análise das concepções prévias dos alunos sobre o tema soluções, XXIV CIUFLA - Congresso de Iniciação Científica, Resumo
  • 2011, Larissa Caetano Cardoso, Rita de Cassia Suart, A atividade experimental investigativa para o desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas ao conceito de densidade  , VI Conex - Congresso de Extensão da UFLA, Resumo
  • 2011, Andressa Alvarenga Silva, Rita de Cassia Suart, Museu de História da UFLA: contribuições para a divulgação científica, VI Conex - Congresso de Extensão da UFLA, Resumo
  • 2011, Amanda Mayra Cardoso, Rita de Cassia Suart, ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS DE QUÍMICA EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO MÉDIO, VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2011, Silvana Marcussi, Gleiciene M. Santos, Karina C. Vieira, Rosilene F. Maciel, Renata Magalhães, Rita de Cassia Suart, Questionários e desenhos como instrumento de avaliação: trabalhando o tema soluções no ensino médio, VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Trabalho Completo
  • 2011, Stefane Alves Afonso, Carina F. Nascimento, Rita de Cassia Suart, O lúdico como agente desmistificador no processo de ensino e aprendizagem de química para o ensino médio, 34a. Reunião Anual da SBQ, Resumo
  • 2011, CARMO, M. P, Rita de Cassia Suart, MARTORANO, S. A. A, Marcondes, M.E.R, Uma análise da aprendizagem do conceito de energia envolvida nas transfromações químicas em um ensino interativo-dialógico, 34a. Reunião Anual da SBQ, Resumo
  • 2011, Thaliis M. Souza, Gleiciene Martins dos Santos, Ana Carolina C. Lemos, Renata Magalhães, Rita de Cassia Suart, Abordando conceitos químicos no ensino médio através de estudos de casos, 34a. Reunião Anual da SBQ, Resumo
  • 2011, , Pesquisa em Ensino de Química: o que é e para que se faz?, Seminários do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica - UFLA,
  • 2011, , Questionários e desenhos como instrumento de avaliação: trabalhando o tema soluções no ensino médio, VIII ENPEC,
  • 2011, , Investigando a formação de pós-graduandos quanto a habilidade de avaliar, VIII ENPEC,
  • 2011, Gleiciene Martins dos Santos, Kariny Carvalho Vieira, Renata Magalhães, Silvana Marcussi, Rita de Cassia Suart, Redações como forma de avaliar o aprendizado de cinética química a partir de uma sequência de atividades, XXV ERSBQ, Resumo
  • 2010, Gleiciene Martins dos Santos, Rosilene Fernandes Maciel, Kariny Carvalho Vieira, Renata Magalhães, Silvana Marcussi, Rita de Cassia Suart, Avaliando as concepções de alunos do ensino médio de química sobre o tema soluções, XXIV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, Resumo
  • 2010, Willian Miguel da S. Borges, Amanda S. Augusto, Juliana F. Brito, Rita de Cassia Suart, Investigando a relação entre a estrutura familiar e a compreensão da importância da química no ensino médio, XXIV Encontro Regional da SBQ, Resumo
  • 2010, Rita de Cassia Suart, MARTORANO, S. A. A, Marcondes, M.E.R, CARMO, M. P, Uma análise do nível de aprendizagem dos estudantes em uma atividade experimental investigativa sobre o conceito de energia envolvida nas reações químicas, XV ENEQ, Trabalho Completo
  • 2010, Larissa Caetano Cardoso, Andressa Alvarenga Silva, Richard Santiago, Maristela Borges Rodrigues, Rita de Cassia Suart, A atividade experimental investigativa para a aprendizagem de conceitos relacionados às propriedades das proteínas, V CONEX - Congresso de Extensão da UFLA, Resumo
  • 2010, , Analisando a argumentação de alunos do ensino médio em atividades experimentais investigativas, 33ª reunião Anual SBQ da Sociedade Brasileira de Química,
  • 2010, , Discutindo o papel da experimentação com licenciandos de Química, 33ª reunião Anual SBQ da Sociedade Brasileira de Química,
  • 2010, , Formação inicial de professores de Química: Discutindo finalidades possibilidades sobre o papel da experimentação no ensino, XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
  • 2010, , Investigando as concepções de alunos licenciandos de química sobre a atividade docente, XV ENEQ,
  • 2010, , Abordando temas da realidade em sala de aula com o documentário Ihla das Flores, XV ENEQ,
  • 2010, , Uma análise do nível de aprendizagem dos estudantes em uma atividade experimental investigativa sobre o conceito de energia envolvida nas reações químicas, XV ENEQ,
  • 2010, Stefane Alves Afonso, Lucas Bragança de Carvalho, Pricila Maria Batista Chagas, Aline Marques Mesquita, Amanda Soares Giroto, Rita de Cassia Suart, A automedicação: indicando possibilidades para o ensino de Química, XXIV Encontro regional da SBQ, Resumo
  • 2010, Érika Soares de Melo, Rita de Cassia Suart, Bruno Andrade Pinto Monteiro, A educação inclusiva no município de Lavras (MG): Uma análise da vivências educacionais de portadores de necessidades especiais (limitações auditivas e visuais), IV Congresso Brasileiro de Educação Especial, Trabalho Completo
  • 2010, Érika Soares de Melo, Vanessa da Cunha Silveira, Madeleine Piana de Miranda Queiroz, Rita de Cassia Suart, A Educação Inclusiva na Universidade Federal de Lavras (UFLA) pelo olhar dos discentes com deficência visual, IV Congresso Brasileiro de Educação Especial, Trabalho Completo
  • 2010, Lívia Maria Ribeiro Rosa, Fernando Balbino de Souza, Jessimara Ribeiro Henrique, Rita de Cassia Suart, Abordando temas da realidade em sala de aula com o documentário Ilha das Flores., XV ENEQ, Resumo
  • 2010, Rita de Cassia Suart, Silvana Marcussi, Aline de Souza Janerine, Investigando as concepções de alunos licenciandos de química sobre a atividade docente, XV ENEQ, Trabalho Completo
  • 2010, Rita de Cassia Suart, Marcondes, M.E.R, CARMO, M. P, Analisando a argumentação de alunos do ensino médio em atividades experimentais investigativas, 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, Resumo
  • 2010, Rita de Cassia Suart, Bruno Andrade Pinto Monteiro, CARMO, M. P, Discutindo o papel da experimentação com licenciandos de Química, 33ª reunião Anual SBQ, Resumo
  • 2010, Rita de Cassia Suart, CARMO, M. P, Formação Inicial de Professores de Química: Discutindo finalidades e possibilidades sobre o papel da experimentação no ensino, XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, Trabalho Completo
  • 2009, , Uma anãlise das habilidades cognitivas manifesadas na escrita por alunos no ensino médio de química em atividades experimentais investigativas, VIII Congreso Internacional sobre Investigación em Didáctica de Las Ciencias,
  • 2009, , Atividades Experimentais Investigativas: Utilizando a Energia Envolvida nas reações Químicas para o Desenvolvimento de habilidades Cognitivas, VII Enpec,
  • 2009, , A argumentação em uma atividades experimental investigativa no esnino médio de química, VII Enpec,
  • 2009, Rita de Cassia Suart, Marcondes, M.E.R, CARMO, M. P, Atividades Experimentais investigativas: utilizando a energia envolvida nas reações químicas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, VII Enpec, Trabalho Completo
  • 2009, Rita de Cassia Suart, Marcondes, M.E.R, A argumentação em uma atividade experimental investigativa no ensino de química, VII Enpec, Trabalho Completo
  • 2009, Marcondes, M.E.R, Rita de Cassia Suart, Souza, F, Atividades Experimentais Investigativas de Química no Ensino Médio: uma análise das interações verbais e cognitivas, VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, Trabalho Completo
  • 2009, Rita de Cassia Suart, Marcondes, M.E.R, Uma análise das habilidades cognitivas manifesadas na escrita por alunos no ensino médio de química em atividades experimentais investigativas, VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, Trabalho Completo
  • 2009, , Atividades Experimentais Investigativas de Química no Ensino Médio: Uma análise das interações verbais e cognitivas, VII Congresso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias,
  • 2008, , As habilidades cognitivas desenvolvidas por alunos do ensino médio de química em uma atividade experimental investigativa, XIV Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ,
  • 2008, , As habilidades cognitivas manifestadas por alunos do ensino médio de química em uma atividade experimental investigativa, III Encontro do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências,
  • 2008, Rita de Cassia Suart, Marcondes, M.E.R, Atividades experimentais investigativas: habilidades cognitivas manifestadas por alunos do ensino médio de química, XIV ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química, Trabalho Completo
  • 2008, , Atividades experimentais investigativas: habilidades cognitivas manifestadas por alunos do ensino médio de química, XIV Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ,
  • 2007, Rita de Cassia Suart, Marcondes, M.E.R, Akahoshi, L, Torralbo,D., CARMO, M. P, MARTORANO, S. A. A, Silva, E.L, Souza, F, Uma Contribuição para o Ensino de Química: O uso de oficinas temáticas visando a formação continuada de professores, 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, Resumo
  • 2007, Rita de Cassia Suart, Marcondes, M.E.R, As habilidades cognitivas desenvolvidas por alunos do ensino médio de química em uma atividade experimental investigativa, VI ENPEC, Trabalho Completo
  • 2007, Marcondes, M.E.R, Rita de Cassia Suart, Silva, E.L, Souza, F, Akahoshi, L, CARMO, M. P, Torralbo,D., Santos Jr, J.B, Materiais Instrucionais numa perspectiva CTSA: Uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de Química, VI ENPEC, Trabalho Completo
  • 2007, , Uma contribuição para o ensino de química: o uso de oficinas temáticas visando a formação continuada de professores, 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química,
  • 2007, , Uma contribuição para o ensino de química: o uso de oficinas temáticas visando a formação continuada de professores, IV EPPEQ,
  • 2005, BARRETO, Sônia R G, ALMEIDA, Flaveli A S, BUENO, Eliana A S, Rita de Cassia Suart, ARAÚJO, Nelci R S de, AMORIM, Renato Monteiro, LENARDÃO, Edmilson, TURINI, Daniel Antônio, O ar na aprendizagem do conceito de matéria, 3º Simpósio Brasileiro de Educação Química - SIMPEQUI, Resumo
  • 2005, , O ar na aprendizagem do conceito de matéria, II Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química,
  • 2005, , Fogos de artifício: aprendendo química do nível macroscópico para o microscópico, XIII Encontro de Química da Região Sul,
  • 2005, Rita de Cassia Suart, BARRETO, Sônia R G, BUENO, Eliana A S, ALMEIDA, Flaveli A S, AMORIM, Renato Monteiro, ARAÚJO, Nelci R S de, LENARDÃO, Edmilson, TURINI, Daniel Antônio, Fogos de artifício: aprendendo química do nível macroscópico para o microscópico, XIII Encontro de Química da Região Sul, Resumo
  • 2005, Rita de Cassia Suart, ALMEIDA, Flaveli A S, AMORIM, Renato Monteiro, ARAÚJO, Nelci R S de, BARRETO, Sônia R G, BUENO, Eliana A S, LENARDÃO, Edmilson, TURINI, Daniel Antônio, O tema vidro no processo ensino e aprendizagem do conceito de óxido, II EPPEQ, Resumo

Capítulos de Livros (5)

  • 2019, O PIBID QUÍMICA UFLA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES MAIS REFLEXIVOS SOBRE AS SUAS PRÁTICAS, PIBID UFLA: Experiencias de formação docente e inter-relações entre Universidade e Educação Básica, Josefina Aparecida de Souza, Paulo Ricardo da Silva, Rita de Cassia Suart
  • 2019, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA-PIBID-NA UFLA: EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS E IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE, PIBID UFLA: Experiencias de formação docente e inter-relações entre Universidade e Educação Básica, Jacqueline Magalhães Alves, Rita de Cassia Suart, Fábio Pinto Gonçalves dos Reis
  • 2018, JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA A PROMOÇÃO DE HABILIDADES COGNITIVAS, DIDATIZAÇÃO LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA / CIÊNCIAS - TEORIAS DE APRENDIZAGEM E OUTRAS INTERFACES, Rita de Cassia Suart, Josefina Aparecida de Souza
  • 2014, Argumentação e Habilidades Cognitivas em Atividades Experimentais Investigativas no Ensino Médio de Química: Relações com a Interação Dialógica do Professor, Linguagens e Discursos na Educação em Ciências, Mayara Miranda, Camila M. Abras, Jackeline Rafaela Pedroso, patricia carvalho, Lívia Maria Ribeiro Rosa, Vinícius Tanganeli, Rita de Cassia Suart, Helem R. Moreira
  • 2014, A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: CONHECIMENTOS E CAMINHOS, Tópicos em Ensino de Química, Rita de Cassia Suart

Livros (5)

  • 2019, PIBID UFLA: Experiencias de formação docente e inter-relações entre Universidade e Educação Básica, Paulo Ricardo da Silva, Jacqueline Magalhães Alves, Rita de Cassia Suart, Fábio Pinto Gonçalves dos Reis, helena maria ferreira, Raoni Perrucci Toledo Machado
  • 2014, Unidades Didáticas para o Ensino Médio de Química: Propostas para a Prática Docente Inicial e Continuada, Rita de Cassia Suart, Izabella Caroline do Nascimento, Jacyara Duarte Teixeira Passos, Josefina Aparecida de Souza, Josiane Aparecida de Freitas, Luanna Gomes de Gouvêa, Larissa de K. Simões, Letícia G. Tartuci, Lívia Maria Ribeiro Rosa, Mateus W. de F. Eleutério, Mayara Miranda, Brígida Isabel de Siqueira, Pâmela Cristina da Silva Santos, Pedro R. de Jesus, Priscila Regina Vilas Boas, Richard Arantes da Paixão, Rodrigo Antônio Bernardo, Silvana Marcussi, Vinícius Tanganeli, Jackeline Rafaela Pedroso, patricia carvalho, Anne Carolina de Carvalho, Camila M. Abras, debora da silva maculan, Evelyn A. Melo, Giseli L. Santos, Gleiciene Martins dos Santos, Helem R. Moreira
  • 2011, Animais e plantas:reconhecendo e evitando os perigos, Silvana Marcussi, Renata dos Santos Fernades, Rita de Cassia Suart
  • 2009, Atividades Experimentais de Química no Ensino Médio - reflexões e propostas, Marcondes, M.E.R, Rita de Cassia Suart, MARTORANO, S. A. A, Milton Machado de Oliveira Jr, Souza, F, Anderson melo Gaia, CARMO, M. P, Akahoshi, L, Maria Gislaine Pinheiro Sales
  • 2006, Oficinas temáticas no Ensino Público, Marcondes, M.E.R, Rita de Cassia Suart, MARTORANO, S. A. A, CARMO, M. P, Akahoshi, L, Silva, E.L, Souza, F, Torralbo,D.

Participações em Bancas de Concursos (2)

  • 2007, Banca de seleção de ingressantes na pós-graduação em Ensino de Química - USP, Marcondes, M.E.R, agnaldo arroio, Carmen Fernandez, Rita de Cassia Suart
  • 2007, III Prêmio Ciência do Ensino Médio SEB//MEC. 2007. Secretaria de Educação de Estado de São Paulo., MARTORANO, S. A. A, CARMO, M. P, Souza, F, Silva, E.L, Akahoshi, L, Silva, Dayse, P., Rita de Cassia Suart

Participações em Bancas de Cursos (29)

  • 2024, Dissertação de Mestrado Existem discursos racistas nos livros didaticos de geografia do 7º ano do ensino fundamental de geografia? , LEONARDO DIOGO NOGUEIRA
  • 2022, Dissertação de Mestrado A PSICANALISE COMO CONTRIBUICAO PARA A FORMACAO DOCENTE: ESTUDO COLABORATIVO DOS ASPECTOS SUBJETIVOS E INCONSCIENTES DA PRATICA DOCENTE, COM PROFESSORES EM FORMACAO INICIAL DO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGOGICA SUBGRUPO QUIMICA , DÉBORA ELISA DE SOUZA
  • 2022, Dissertação de Mestrado Promocao da alfabetizacao cientifica e desenvolvimento de habilidades cognitivas de alunos da educacao basica ao longo da abordagem do tema insumos agricolas e meio ambiente., ANA CAROLINY MARTINS FONSECA
  • 2022, Dissertação de Mestrado A ALFABETIZACAO CIENTIFICA POR MEIO DE UM MINICURSO SOBRE ASTROFISICA ESTELAR PARA ALUNOS DO 9o AO 3o ANO DO ENSINO MEDIO, DAYVIDSON SIQUEIRA EUFRÁSIO
  • 2021, Dissertação de Mestrado O Desenvolvimento de Habilidades Argumentativas por Estudantes de Quimica do Ensino Medio, por meio de uma Sequencia de Ensino Investigativa sobre o Agrotoxico Glifosato., DÉBORAH TEIXEIRA MELO
  • 2021, Dissertação de Mestrado INTERACOES DIALOGICAS E HABILIDADES COGNITIVAS: ANALISE DE UMA SEQUENCIA DE ENSINO POR INVESTIGACAO SOBRE LIGACOES QUIMICAS NO ENSINO MEDIO, MARCELA APARECIDA DE PAULA
  • 2021, Qualificação de Mestrado A Psicanalise como Contribuicao na Formacao Docente: Estudo colaborativo dos aspectos subjetivos e inconscientes da pratica docente, com professores em formacao inicial do programa residencia pedagogica subgrupo quimica , DÉBORA ELISA DE SOUZA
  • 2021, Dissertação de Mestrado CONTRIBUICOES DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS PARA A PROMOCAO DE HABILIDADES COGNITIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM QUIMICA , FRANCISLAINY NATÁLIA DA SILVA
  • 2020, Qualificação de Mestrado O DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUENCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA DE QUIMICA PARA A PROMOCAO DA ALFABETIZACAO CIENTIFICA E HABILIDADES ARGUMENTATIVAS EM ESTUDANTES DO ENSINO MEDIO, DÉBORAH TEIXEIRA MELO
  • 2020, Qualificação de Mestrado CONTRIBUICOES DO ENSINO POR INVESTIGACAO NAS AULAS DE QUIMICA GERAL EXPERIMENTAL PARA PROMOCAO DA ALFABETIZACAO CIENTIFICA POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR EM QUIMICA, FRANCISLAINY NATÁLIA DA SILVA
  • 2020, Qualificação de Mestrado O DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUENCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA DE QUIMICA PARA A PROMOCAO DA ALFABETIZACAO CIENTIFICA E HABILIDADES ARGUMENTATIVAS EM ESTUDANTES DO ENSINO MEDIO., DÉBORAH TEIXEIRA MELO
  • 2020, Qualificação de Mestrado USO DE ESTRATEGIAS VARIADAS PARA PROMOCAO DA ALFABETIZACAO CIENTIFICA E DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO MANIFESTADO NAS RESPOSTAS DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MEDIO ATRAVES DE UMA SEQUENCIA DE AULAS INTITULADA “INSUMOS AGRICOLAS E MEIO AMBIENTE”, ANA CAROLINY MARTINS FONSECA
  • 2020, Qualificação de Mestrado As orientacoes para uma determinada pratica educacional, apresenta inovacoes ou e apenas uma tentativa exposicao., RODRIGO MARCELO RIBEIRO DA SILVA
  • 2020, Qualificação de Mestrado RELACIONANDO AS INTERACOES DIALOGICAS E AS HABILIDADES COGNITIVAS PROMOVIDAS EM SALA DE AULA POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DO CONTEUDO LIGACOES QUIMICAS, MARCELA APARECIDA DE PAULA
  • 2020, Qualificação de Mestrado A ALFABETIZACAO CIENTIFICA POR MEIO DE UM MINICURSO SOBRE ASTROFISICA ESTELAR PARA ALUNOS DO 9o AO 3o ANO DO ENSINO MEDIO, DAYVIDSON SIQUEIRA EUFRÁSIO
  • 2019, Monografia de Graduação Análise de projetos de experimentação desenvolvidos por licenciandos em química na perspectiva da abordagem investigativa, Marianna Meirelles Junqueira, Renata Reis Pereira, Rita de Cassia Suart
  • 2019, As atividades investigativas e os métodos de preparo do café: uma estratégia para a aprendizagem significativa de conceitos químicos, . Keila Bossolani Kiill, Gabriel Gerber Hornink, Rita de Cassia Suart
  • 2018, Dissertação de Mestrado O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEORICO EM RELACAO A TERMODINAMICA EM ATIVIDADES ORIENTADAS DE ENSINO, ROGÉRIO DE SOUZA SANTOS
  • 2018, Monografia de Graduação Uso de estratégias lúdicas em uma sequência didática investigativa para abordagem do tema eletroquímica, Josefina Aparecida de Souza, Paulo Ricardo da Silva, Rita de Cassia Suart
  • 2018, Dissertação de Mestrado O desenvolvimento do pensamento teórico em relação à termodinâmica em atividades orientadas de ensino, Iraziet Charret, Antônio dos Anjos Pinheiro da silva, José Antônio Araújo Andrade, Rita de Cassia Suart
  • 2018, Dissertação de Mestrado Desenvolvimento de competências e habilidades apontadas no ENEM para a área de química: ensino por meio de situações-problema, Marcondes, M.E.R, Elaine Pavini Cintra, Rita de Cassia Suart
  • 2017, Monografia de Graduação Análise e desenvolvimento da cognição dos alunos através do usos de estratégias diferenciadas de avaliação em aulas de Química em uma unidade didática, Josefina Aparecida de Souza, Gildo Girotto Júnior, Rita de Cassia Suart
  • 2017, Monografia de Graduação Concepção dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Química da UFLA a respeito da formação docente, Josefina Aparecida de Souza, Gildo Girotto Júnior, Sergio Scherrer Thomasi, Rita de Cassia Suart
  • 2017, Tese Doutorado O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (PCK) DO PROFESSOR DE QUÍMICA E SEU DESENVOLVIMENTO A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE OS MODELOS DE LIGAÇÃO QUÍMICA E SUA MODELAGEM, LUIZ ANTONIO ANDRADE DE OLIVEIRA, AMADEU MOURA BEGO, LUCIANA MASSI, GLÁUCIA MARIA DA SILVA DEGRÈVE, Rita de Cassia Suart
  • 2017, Habilidades Cognitivas desenvolvidas por atividades práticas investigativas, Moacir Pereira de Souza Filho, Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani, Rita de Cassia Suart
  • 2017, O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO EM RELAÇÃO A TERMODINÂMICA EM ATIVIDADES ORIENTADORAS DE ENSINO, Iraziet Charret, Antônio dos Anjos Pinheiro da silva, Rita de Cassia Suart
  • 2013, Monografia de Graduação MOTIVACÃO INICIAL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA AO INGRESSAR NO PIBID DE QUÍMICA DA UFLA, Josefina Aparecida de Souza, Elaine das Graças Frade, Rita de Cassia Suart
  • 2010, Monografia de Graduação A construção da identidade profissional docente e os discursos presentes na formação inicial de professores de química, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Walclee de Carvalho Melo, Tania Regina se Souza Romero, Rita de Cassia Suart
  • 2009, Monografia de Graduação Atividades de divulgação e ensino de ciências em um museu de história nacional: contribuições para a alfabetização científica de joves e para a formação inicial de professores, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Marcio Norberto Farias, Rita de Cassia Suart

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (7)

  • 2013,, UFLA, Nacional,
  • 2011,, UFLA, Nacional,
  • 2011,, UFLA, Nacional,
  • 2010,, UFLA, Nacional,
  • 2010,, Ufla, Nacional,
  • 2009,, , Nacional,
  • 2009,, Praça Dr. Augusto Silva, Nacional,

Orientações de Pós-Graduação (10)

  • Mestrado, ELISANGELA REZENDE, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, FRANCISLAINY NATÁLIA DA SILVA, 03/2019 - , Concluída em 11/2021
  • Mestrado, DÉBORAH TEIXEIRA MELO, 03/2019 - , Concluída em 11/2021
  • Mestrado, MARCELA APARECIDA DE PAULA, 03/2019 - , Concluída em 11/2021
  • Mestrado, DÉBORA ELISA DE SOUZA, 02/2020 - , Concluída em 07/2022
  • Mestrado, ZANDOR LEONARDO SILVA RIBEIRO, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, WALACE RUBENS KAUATI VALENTE, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, AURELIA CELIA MENDES COSTA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ROZANA MARIA DE CASTRO SILVA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARCELO DE ALMEIDA NEVES, 03/2024 - , Orientação em Andamento

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 - v4.0.295.50
Acesse as notas de versão para ver como a equipe da DGTI vem trabalhando para melhorar o SIGAA. 24/04/2024 10:47