Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da UFLA (PPGGM) foi criado em 1986, em nível de mestrado, e em 1995, doutorado. Atualmente o PPGGM está na categoria de programas de excelência da CAPES (Nota 7).

O PPGGM tem como missão:

  • formar mestres e doutores para atuarem em programas de melhoramento públicos ou privados, contribuindo assim para o fortalecimento do agronegócio;

 

  • formar novos docentes para atuarem em instituições de ensino públicas ou privadas com importância estratégica na continuidade da qualificação de novos profissionais e capacidade de inovação para promover avanços nas metodologias e/ou tecnologias baseada em novos conhecimentos;

 

  • formar profissionais para atuarem como empreendedores contribuindo para criação de novas empresas e novas oportunidades para competir no mercado nacional.

 


O PPGGM possui área de concentração em Genética e Melhoramento de Plantas com projetos aglutinados nas seguintes linhas de pesquisa:

 

  • CITOGENÉTICA VEGETAL -  Estudo dos aspectos estruturais e funcionais da cromatina e dos cromossomos mitóticos e meióticos de espécies cultivadas e nativas empregando técnicas de citogenética clássica, molecular e imunolocalização.

 

  • GENÔMICA E GENÉTICA MOLECULAR DE PLANTAS E DE FITOPATÓGENOS - Emprego de ferramentas da genômica no melhoramento de plantas anuais e perenes e na avaliação de diversidade genética. Estudos de genética básica e genômica de fitopatógenos visando à resistência de plantas a doenças.

 

  • MELHORAMENTO GENÉTICO DE PLANTAS, GENÉTICA QUANTITATIVA E BIOMETRIA - Utilização de métodos biométricos em plantas cultivadas e nativas, anuais e perenes para obtenção de estimativas de parâmetros genéticos e fenotípicos que auxiliem os melhoristas na tomada de decisões nos programas de melhoramento. Estudo dos métodos de melhoramento aplicáveis a culturas anuais e perenes de importância econômica visando à seleção de cultivares mais adaptadas para fins de recomendação nas principais regiões de cultivo.

 

O aumento da eficiência produtiva do setor agrícola diante da demanda mundial por alimentos, fibras e energia em virtude do crescimento populacional vem ao encontro dos desafios enfrentados pelo PPGGM para o desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação. Dessa forma, os docentes do Programa têm conduzido programas de melhoramento clássico das culturas feijão, milho, café, arroz, soja, trigo e olerícolas, destinados à obtenção de novas cultivares que possam contribuir para o desenvolvimento do agronegócio regional e/ou nacional. Acrescenta-se em ainda as parcerias existentes com empresas públicas ou privadas, a exemplo de programas de melhoramento de espécies forrageiras e florestais e tabaco, que têm permitido o desenvolvimento de pesquisas prioritárias sobre problemas diretamente alinhados ao setor produtivo. Além disso, o PPGGM conta com docentes especializados nas áreas de citogenética, genética molecular e fitopatógenos, que têm dado suporte ao desenvolvimento de atividades dentro desses programas de melhoramento com a geração de pesquisas básicas e aplicadas às diversas culturas, bem como mediante à integração de novas ferramentas contribuindo para o aumento da eficiência das estratégias de seleção e condução nos programas de melhoramento. As pesquisas do PPGGM têm permitido a qualificação de discentes e a geração de um grande número de dissertações, teses e artigos científicos.

 

O ingresso no programa ocorre por meio de processo seletivo semestral e há aplicação de provas em todas as regiões do Brasil com vagas distribuídas entre as linhas de pesquisa. Para mais detalhes sobre o programa assista ao vídeo promocional.

 

O PPGGM recebe apoio financeiro da CAPES/PROEX, FAPEMIG e CNPq.

 

ATENÇÃO: A Secretaria Integrada do Instituto de Ciências Naturais (SI/ICN) é a responsável por atender a demanda deste Programa de Pós-Graduação.

Acesse: https://icn.ufla.br/si e saiba mais sobre nosso atendimento.

 

 


Página Alternativa



Telefone/Ramal

Telefone/Ramal: (35) 3829-1628
E-mail: pg.icn@ufla.br

Coordenação do Programa

  • - JOSE AIRTON RODRIGUES NUNES

    Telefone/Ramal: 3829/1353

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: jarnunes@ufla.br

  • - EVANDRO NOVAES

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 29/05/2024 23:42