Estrutura Física
Descrição Estrutura Física

INFRAESTRUTURA FÍSICA

O PPGGM apresenta com uma excelente infraestrutura de apoio para execução de todas as atividades administrativas, acadêmicas e de pesquisas.


Os principais espaços físicos ocupados pelo PPGGM estão descritos a seguir:



SALAS PARA ADMINISTRAÇÃO DO PROGRAMA


Para a gestão administrativa, o PPGGM possui uma sala para a coordenação (10 m2) e uma sala para secretaria (16 m2). Os dois ambientes são bem arejados, com boa iluminação e equipados com mesas, cadeiras, armários, estantes, telefone, computadores, impressoras e internet. A secretaria possui espaço para atendimento ao público, armazenamento de livros, teses e dissertações defendidas, arquivos com documentos acadêmicos e também um espaço para almoxarifado (9 m2). O PPGGM conta com uma secretária do quadro de técnicos administrativos da UFLA.



GABINETES DE TRABALHO PARA DOCENTES


Todos os docentes que atuam no PPGGM possuem gabinetes de trabalho com aproximadamente 18 m2 com boa ventilação, iluminação, mesa, cadeiras, armários, telefone, computador, impressora e internet. As condições são apropriadas para o planejamento, organização e atendimento aos estudantes.



SALAS DE APOIO PEDAGÓGICO E DE APOIO AOS DISCENTES


O PPGGM dispõe de duas salas com 36 m2 para aulas teóricas equipadas com computadores, televisão, recurso de multimídia, quadro de giz, carteiras e material didático-pedagógico para ministração das disciplinas. Para as aulas práticas são utilizados os laboratórios equipados com todos os itens necessários para a execução das disciplinas, assim como as áreas experimentais de campo e casas de vegetação.


O PPGGM possui sala de Bioinformática de 50 m2 devidamente mobiliada e equipada para ministração de aulas teóricas/práticas e também para realização de análise de dados de pesquisas. O PPGGM estimula a utilização de softwares livres tais como, Software R, Selegen-REML/BLUP, Echidna Mixed Models, CropStat, GENES, MSTAT-C e SISVAR, Karyotype, Drawid, Image Tool, Linguagem Python, FastQC, Trimmomatic, STAR, HTSeq, Blast, Bedtools, Samyools, PicardTools, BWA, Bowtie, Velver, SoapDenovo, JellyFish, Tophat, Cufflinks, Trinity, mirDeep2, RNAhybrid, VCtools, PLink, GATK, FreeBayes, SNPEff e Faststructure que são empregados rotineiramente nas análises estatísticas dos diversos trabalhos de pesquisa e em sala de aula.


O PPGGM utiliza também um anfiteatro amplo, com capacidade para 170 pessoas, devidamente equipado com ar condicionado, computador e recurso multimídia para realização de seminários, palestras e eventos técnico-científicos. O PPGGM dispõe de outro anfiteatro com capacidade para 45 pessoas, equipado com ar condicionado, recurso multimídia e sistema de vídeo-conferência para realização de eventos de pequeno porte e defesas de dissertações e teses. O programa também utiliza uma sala arejada e bem iluminada para as reuniões do colegiado e dos grupos de pesquisa, equipada com ar condicionado, computador e recurso multimídia.


Em relação a equipamentos de uso coletivo pelos discentes e docentes, o PPGGM possui notebooks, tablets, palm top, câmeras fotográficas, mesa digitalizadora, GPS e drone que podem ser utilizados nas aulas e também nas pesquisas.


O PPGGM possui uma sala para uso dos pós-graduandos com aproximadamente 48 m2, com bancadas de estudo, computadores, impressoras, com boa iluminação e ventilação, com acomodações individuais para estudo e internet. Este local é também destinado ao Núcleo de Estudos em Genética – GEN. Além disso, há espaços disponíveis para estudos individuais e em grupo nos laboratórios de Citogenética, Citogenética Molecular, Genética Molecular e no Laboratório de Resistência de Plantas à Doenças.


ESTRUTURAS DE LABORATÓRIO


O PPGGM possui uma infraestrutura moderna e adequada de laboratórios que atende às demandas dos projetos de pesquisa desenvolvidos. O Programa conta com três laboratórios específicos de pesquisa (listados a seguir) e outros multiusuários disponibilizados pela UFLA. Em 2019 e 2020, dois laboratórios do PPGGM (Citogenética e Resistência de plantas a doenças) foram reformados e atualmente possuem uma estrutura ampla, moderna e com melhores condições de biossegurança.

LABORATÓRIO DE GENÉTICA MOLECULAR


Este laboratório é coordenado pelo professor Evandro Novaes e com o suporte de um técnico de laboratório efetivo, o qual atende principalmente a linha de pesquisa em genética molecular e de fitopatógenos, e também dá suporte às outras linhas de pesquisa. O laboratório possui uma área de aproximadamente 141 m2.



LABORATÓRIO DE RESISTÊNCIA DE PLANTAS A DOENÇAS


Este laboratório é coordenado pela professora Elaine Aparecida de Souza e conta com um técnico de laboratório, possui uma área de aproximadamente 67m2 e uma sala de crescimento com controle de luz, temperatura e umidade com 12m2, estufas para crescimento e inoculação de patógenos. Ele atende principalmente a linha de pesquisa em genética molecular e de fitopatógenos e também dá suporte às outras linhas de pesquisa.



LABORATÓRIO de CITOGENÉTICA


Este laboratório é coordenado pela professora Vânia Helena Techio e conta com um técnico de laboratório do quadro efetivo da UFLA. Apresenta uma área de aproximadamente 150 m2 e dispõe de duas salas, sendo uma microscopia de fluorescência (10 m2) e uma de estoque (12 m2) e atende principalmente a linha de pesquisa em citogenética e também dá suporte às outras linhas de pesquisa.



SALA DE MICROSCOPIA DE FLUORESCÊNCIA E DE ESTOQUE



LABORATÓRIO DE CITOGENÉTICA MOLECULAR


Este laboratório foi criado em 2013 com a dimensão de aproximadamente 50m2 e atende principalmente a linha de pesquisa em citogenética, mas também dá suporte às outras linhas de pesquisa. Neste ambiente são desenvolvidas as técnicas de citogenética molecular (FISH, Fiber-FISH, GISH, ChIp e imunolocalização).



LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIOS


A UFLA dispõe de laboratórios e espaços físicos multiusuários para dar suporte às linhas de pesquisa do programa.

Estes ambientes têm sido de extrema importância para alavancar ainda mais a qualidade das pesquisas desenvolvidas pelos pós-graduandos.

Um importante laboratório para o desenvolvimento das pesquisas do PPGGM é o de Microscopia Eletrônica e Análise Ultraestrutural (LME) da UFLA. O LME é coordenado pelo professor Eduardo Alves do Departamento de Fitopatologia com suporte de um engenheiro agrônomo e um técnico em bioquímica e possui uma área de 375 m2. Com gestão e uso compartilhado, aberto a todos os pesquisadores da UFLA, EPAMIG e de outras instituições de ensino da região e também de empresas privadas. Este laboratório é úitl principalmente para as pesquisas no âmbito das linhas de pesquisa em Citogenética e Genética Molecular de Plantas e de Fitopatógenos.


O PPGGM também dispõe de um Citômetro de Fluxo, adquirido com recursos do Pró-Equipamentos em parceria com o Departamento de Agricultura e um equipamento de eletroforese de campo pulsado (CHEF) é compartilhado com programa de pós-graduação em Microbiologia, adquirido com recursos da Capes



Outro laboratório multiusuário importante para o PPGGM é o Laboratório Central de Computação Científica – LCC. Ele foi implantado como parte do projeto PDI-UFLA (CT-INFRA) o qual disponibilizou recursos financeiros para construção da área física e aquisição de equipamentos. Seu objetivo principal é a implantação de um centro de processamento de dados de alto desempenho que permita avanços significativos em várias áreas.



ESTRUTURA DE CAMPO



SALAS DE PREPARO DE EXPERIMENTO


O PPGGM conta com oito salas de preparo de experimentos com aproximadamente 200 m2, com balanças, determinador de umidade, acomodações para o preparo de experimentos de campo, manipulação de parcelas após a colheita. Três câmaras frias que atendem aos programas de melhoramento das diferentes culturas com temperatura de 10ºC e umidade relativa de 50% para conservação de sementes ortodoxas, e uma câmara fria para armazenamento de germoplasma de batata, com temperatura entre 2ºC e 5ºC e umidade relativa de 80%.



ÁREAS EXPERIMENTAIS DE CAMPO E CASAS DE VEGETAÇÃO


O PPGGM conta com uma área experimental de 35 ha, situada na Fazenda Experimental da UFLA (Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Muquém) e no campus da Universidade. Essa área atende principalmente às linhas de pesquisa em Melhoramento Genético de Plantas de Importância Econômica e Genética Quantitativa no Melhoramento de Plantas e também dá suporte às outras linhas de pesquisa.



O PPGGM também utiliza as fazendas experimentais da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) para realização das pesquisas. Algumas dissertações e teses são desenvolvidas em parceria com empresas privadas (Suzano, Souza Cruz, Plantar, Klabin, Bela Vista) e públicas (Embrapa Gado de Corte, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Milho e Sorgo e Embrapa Arroz e Feijão) e utilizam a infraestrutura destas para obtenção dos dados das pesquisas. Essas parcerias possibilitam a inserção dos nossos estudantes em diferentes regiões do país.


O PPGGM dispõe de 12 casas de vegetação com estrutura de bancadas e irrigação que são utilizadas para manutenção de plantas usadas nos experimentos. Algumas com sistema automatizado com controle de temperatura e umidade relativa e uma com sistema de hidroponia para obtenção de sementes botânicas de batata.



PPGGM
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 29/05/2024 23:57