INFRAESTRUTURA FÍSICA
O PPGGM está vinculado ao Departamento de Biologia (DBI) do Instituto de Ciências Naturais (ICN) da UFLA.
A gestão acadêmica e administrativa do PPGGM está alinhada à estrutura organizacional da UFLA, sendo realizada pela coordenação e colegiado do programa e pelas coordenadorias de secretaria integrada (CSI) e de gestão estratégica (CGE) do Instituto de Ciências Naturais (ICN). A CSI e CGE atendem a todos os PPGs vinculados ao ICN e contam técnicos administrativos e colaboradores com salas bem arejadas, com boa iluminação e equipados com mesas, cadeiras, armários, estantes, telefone, computadores, impressoras e internet, além de espaço para atendimento ao público.
O PPGGM tem infraestrutura própria de apoio que possibilita a execução de todas as atividades administrativas, acadêmicas e de pesquisas. Os principais espaços físicos ocupados pelo PPGGM estão descritos a seguir:
GABINETES DE TRABALHO PARA DOCENTES
Todos os docentes que atuam no PPGGM possuem gabinetes de trabalho com aproximadamente 18 m2 com boa ventilação, iluminação, mesa, cadeiras, armários, telefone, computador, impressora e internet. As condições são apropriadas para o planejamento, organização e atendimento aos discentes.
SALAS DE APOIO PEDAGÓGICO E DE APOIO AOS DISCENTES
O PPGGM dispõe de três salas com aproximadamente 50 m2 para aulas teóricas equipadas com computadores, recurso de multimídia, quadro de giz ou quadro branco, carteiras/bancadas e material didático-pedagógico para ministração das disciplinas. Para as aulas práticas são utilizados os laboratórios equipados com todos os itens necessários para a execução das disciplinas, assim como as áreas experimentais de campo e casas de vegetação.
Dentre as salas inframencionadas, duas estão equipadas com bancadas e tomadas para realização de aulas ou cursos que demandem o uso de softwares, como de Bioinformática e Biometria. O PPGGM estimula a utilização de softwares livres (e.g. Software R), que são empregados rotineiramente nas análises estatísticas dos diversos trabalhos de pesquisa e em sala de aula.
O PPGGM utiliza também um anfiteatro amplo e com espaço anexo para servir coffee-break, com capacidade para 180 pessoas, devidamente mobiliado com cadeiras e mesa no palco e equipado com ar condicionado, computador e recurso multimídia para realização de seminários, palestras e eventos técnico-científicos. O PPGGM dispõe de outro anfiteatro com capacidade para 45 pessoas, equipado com ar condicionado, recurso multimídia e sistema de vídeo-conferência para realização de eventos de pequeno porte e defesas de dissertações e teses. O programa também utiliza uma sala arejada e bem iluminada para as reuniões do colegiado e dos grupos de pesquisa, equipada com ar condicionado, computador e recurso multimídia.
Em relação a equipamentos de uso coletivo pelos discentes e docentes, o PPGGM possui notebooks, tablets, palm top, câmeras fotográficas, mesa digitalizadora, GPS e drone que podem ser utilizados nas aulas e também nas pesquisas.
O PPGGM possui uma sala para uso dos pós-graduandos com aproximadamente 48 m2, com bancadas de estudo, computadores, impressoras, com boa iluminação e ventilação, com acomodações individuais para estudo e internet. Este local é também destinado ao Núcleo de Estudos em Genética – GEN. Além disso, há espaços disponíveis para estudos individuais e em grupo nos laboratórios de Citogenética, Citogenética Molecular, Genética Molecular e no Laboratório de Resistência de Plantas à Doenças.
ESTRUTURAS DE LABORATÓRIO
O PPGGM possui uma infraestrutura moderna e adequada de laboratórios que atende às demandas dos projetos de pesquisa desenvolvidos. O Programa conta com três laboratórios específicos de pesquisa (listados a seguir) e outros multiusuários disponibilizados pela UFLA. Os laboratórios de Citogenética e Resistência de Plantas a doenças foram reformados em 2019/2020, e o laboratório de Genética e Molecular em 2021/2022. Assim, estes laboratórios tiveram uma ampliação e modernização da estrutura e das instalações, garantindo melhores condições de biossegurança.
LABORATÓRIO DE GENÉTICA MOLECULAR
O Laboratório de Genética Molecular do Setor de Genética do DBI/UFLA é coordenado pelo professor Evandro Novaes e com o suporte do técnico de laboratório Rafael Pereira, o qual atende principalmente a linha de pesquisa de Genômica e Genética Molecular e de Fitopatógenos, e também dá suporte às outras linhas de pesquisa. O laboratório possui uma área de aproximadamente 141 m2 e conta com os principais equipamentos necessários para a utilização das diversas técnicas de marcadores moleculares na análise genética e genômica de plantas.
Para as análises de Bioinformática, o laboratório conta ainda com um servidor Linux de alto desempenho: Dell PowerEdge R650xs. Esse servidor possui dois processadores Intel Xeon Gold que somam 48 núcleos e 96 linhas de processamento, 512 Gb de memória RAM e 8 Tb de HD para armazenamento. O servidor fica em um rack hospedado na sala de servidores da Diretoria de Gestão de Tecnologia e Informação (DGTI) da UFLA. Esta sala é protegida com acesso por biometria e sistema de proteção contra incêndios. Neste local, o servidor fica conectado em rede interna de 10 Gbit e está ligado em rede elétrica com redundância e protegida por gerador.
LABORATÓRIO DE RESISTÊNCIA DE PLANTAS A DOENÇAS
O Laboratório de Resistência de Plantas a Doenças do Setor de Genética do DBI/UFLA é coordenado pela professora Elaine Aparecida de Souza e conta com o suporte do técnico de laboratório Miller Marani Lima. Possui uma área de aproximadamente 67 m2 e uma sala de crescimento com controle de luz, temperatura e umidade com 12 m2, estufas para crescimento e inoculação de patógenos. Ele atende principalmente a linha de pesquisa em genética molecular e de fitopatógenos e também dá suporte às outras linhas de pesquisa.
LABORATÓRIO DE CITOGENÉTICA
O Laboratório de Citogenética do Setor de Biologia Celular do DBI/UFLA é coordenado pela professora Vânia Helena Techio e conta com o suporte do técnico de laboratório Felipe Fogaroli Corrêa. Apresenta uma área de aproximadamente 150 m2 e dispõe de duas salas, uma de microscopia de fluorescência (10 m2) e a outra para estoque (12 m2) e atende principalmente a linha de pesquisa em citogenética vegetal e também dá suporte às outras linhas de pesquisa.
LABORATÓRIO DE CITOGENÉTICA MOLECULAR
O Laboratório de Citogenética Molecular do Setor de Biologia Celular do DBI/UFLA é coordenado pela professora Vânia Helena Techio e conta com um técnico de laboratório Felipe Fogaroli Corrêa. Este laboratório tem a dimensão de aproximadamente 50 m2 e atende principalmente a linha de pesquisa em citogenética vegetal, mas também dá suporte às outras linhas de pesquisa. Neste ambiente são desenvolvidas as técnicas de citogenética molecular (FISH, Fiber-FISH, GISH, ChIp e imunolocalização).
LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIOS
A UFLA dispõe de laboratórios e espaços físicos multiusuários para dar suporte às linhas de pesquisa do programa.
Estes ambientes têm sido de extrema importância para alavancar ainda mais a qualidade das pesquisas desenvolvidas pelos pós-graduandos.
Um importante laboratório para o desenvolvimento das pesquisas do PPGGM é o de Microscopia Eletrônica e Análise Ultraestrutural (LME) da UFLA. O LME é coordenado pelo professor Eduardo Alves do Departamento de Fitopatologia com suporte de um engenheiro agrônomo e um técnico em bioquímica e possui uma área de 375 m2. Com gestão e uso compartilhado, aberto a todos os pesquisadores da UFLA, EPAMIG e de outras instituições de ensino da região e também de empresas privadas. Este laboratório é úitl principalmente para as pesquisas no âmbito das linhas de pesquisa em Citogenética e Genética Molecular de Plantas e de Fitopatógenos.
O PPGGM também dispõe de um Citômetro de Fluxo, adquirido com recursos do Pró-Equipamentos em parceria com o Departamento de Agricultura e um equipamento de eletroforese de campo pulsado (CHEF) é compartilhado com programa de pós-graduação em Microbiologia, adquirido com recursos da Capes
Outro laboratório multiusuário importante para o PPGGM é o Laboratório Central de Computação Científica – LCC. Ele foi implantado como parte do projeto PDI-UFLA (CT-INFRA) o qual disponibilizou recursos financeiros para construção da área física e aquisição de equipamentos. Seu objetivo principal é a implantação de um centro de processamento de dados de alto desempenho que permita avanços significativos em várias áreas.
Mais informaçõe sobre estes e outros laboratórios multiusuários da UFLA podem ser acessadas em http://multilab.ufla.br/
ESTRUTURA DE CAMPO
SALAS DE PREPARO DE EXPERIMENTO
O PPGGM conta com oito salas de preparo de experimentos com aproximadamente 200 m2, com balanças, determinador de umidade, acomodações para o preparo de experimentos de campo, manipulação de parcelas após a colheita. Três câmaras frias que atendem aos programas de melhoramento das diferentes culturas com temperatura de 10ºC e umidade relativa de 50% para conservação de sementes ortodoxas, e uma câmara fria para armazenamento de germoplasma de batata, com temperatura entre 2ºC e 5ºC e umidade relativa de 80%.
ÁREAS EXPERIMENTAIS DE CAMPO E CASAS DE VEGETAÇÃO
O PPGGM conta com uma área experimental de 35 ha, situada na Fazenda Experimental da UFLA (Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Agropecuária – Muquém) e com área experimental no Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia – CDTT do Departamento de Agricultura – DAG da Universidade Federal de Lavras (https://dag.ufla.br/cdtt-ijaci). São realizados experimentos principalmente na linha de pesquisa de Melhoramento Genético de Plantas, Genética e Biometria e também dá suporte às outras linhas de pesquisa.
O PPGGM também utiliza as fazendas experimentais da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) para realização das pesquisas. Algumas dissertações e teses são desenvolvidas em parceria com empresas privadas (Suzano, Souza Cruz, Plantar, Klabin, Bela Vista) e públicas (Embrapa Gado de Corte, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Milho e Sorgo e Embrapa Arroz e Feijão) e utilizam a infraestrutura destas para obtenção dos dados das pesquisas. Essas parcerias possibilitam a qualificação diversificada dos nossos discentes e sua inserção no mercado de trabalho.
O PPGGM dispõe de 12 casas de vegetação com estrutura de bancadas e irrigação que são utilizadas para manutenção e condução de plantas usadas nos experimentos. Algumas com sistema automatizado com controle de temperatura e umidade relativa e uma com sistema de hidroponia para obtenção de sementes botânicas de batata.
|