Apresentação
  • O PROGRAMA 

O programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitopatologia (PPGFitopatologia), sediado no Departamento de Fitopatologia (DFP) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi criado em 1995.

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitopatologia, com conceito 5 na CAPES,  cumpre cada vez melhor seu papel de formação de profissionais especializados para atuar na área de Fitopatologia, atendendo às exigências de uma agricultura moderna, sustentável e preocupada com o meio-ambiente.

  • OS CURSOS

Os Cursos de Mestrado e Doutorado tem como objetivos primordiais formar pessoas para atuar em ensino, pesquisa e extensão, em Fitopatologia e áreas afins, e conduzir pesquisas básicas e aplicadas que possam atender as demandas atuais da comunidade, como sustentabilidade da agricultura globalizada, diminuição do impacto ambiental das atividades agrícolas e aumento da qualidade, produtividade e do valor agregado dos produtos agrícolas, sempre em consonância com as necessidades da população e diretrizes governamentais.

  • O CORPO DOCENTE

O corpo docente do PPGFitopatologia é altamente qualificado, sendo todos com doutorado, treze bolsistas de pesquisa do CNPq (100%), sendo sete de nível 1. Seis deles fizeram pós-doutorado no exterior, dois obtiveram o seu PhD em países europeus, oito tiveram passagens em países europeus e nos Estados Unidos em doutorado sanduíche ou pós-doutorado. Isso significa que a grande maioria é autossuficiente para se comunicar em inglês, com pesquisadores estrangeiros, estando prontos para fazer intercambio com Instituições Internacionais. Isto já tem surtido resultado desde que temos hoje 13 convênios com universidades ou centros de pesquisa no exterior e outros estão sendo preparados.

O corpo docente do Programa de Pós-graduação em Fitopatologia se compromete com a qualidade da formação do corpo discente, principalmente nas atividades de formação, no que se refere à oferta de disciplinas agregantes nas temáticas de investigação científica, dentro das linhas de pesquisa do Programa, bem como no repasse e transparência das informações necessárias para a melhoria da qualidade das dissertações e teses.

  • OS DISCENTES

Os discentes cada vez mais estão sendo incentivados a ir para o exterior e considerando que este é também um ponto forte de nosso Programa, sendo que em 2017 e 2018, seis discentes por ano saíram para o doutorado sanduiche. Todos os integrantes do corpo docente têm sido bastante atuantes em pesquisa, ensino e extensão e têm captado recursos expressivos com projetos de pesquisa em temas importantes.

  •  O INGRESSO

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitopatologia oferta semestralmente processo seletivos para ingresso de condidatos nos cursos de mestrado e doutorado. 

Para os estrangeiros ofertamos fluxo contínuo, através de convênios internacionais e por agências de fomento ou através dos editais definidos publicado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFLA.

  • A INTERNACIONALIZAÇÃO

Nossos doutorandos, através de convites e editais, são selecionados para para o doutorado sanduíche no exterior financiados pelo programa CAPES/PrInt.

Editais para Pesquisadores Estrangeiros e Professor Visitante Sênior e Júnior no Exterior/CAPES/PrInt/UFLA, são ofertados anualmente, possibilitando a troca de conhecimentos entre Instituições.   

 

 

 

 

 

Clique aqui para assistir ao vídeo institucional do programa


Página Alternativa



Telefone/Ramal

Telefone/Ramal: (35) 3829-1392/1392
E-mail: spg.dfp@ufl.br

Coordenação do Programa

  • - ANTONIA DOS REIS FIGUEIRA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

  • - EDSON AMPELIO POZZA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 18/04/2024 06:30