Apresentação

O mestrado do PPGCC foi implementado na UFLA em 2012 e possui como meta a preparação de profissionais qualificados, com base científica e tecnológica, capazes de conduzir projetos de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias em Informática, bem como formar docentes para atender à expansão do ensino superior.

Os processos seletivos são semestrais e ocorrem nos meses de Abril e Setembro.

O objetivo principal do Programa é qualificar profissionais liberais, docentes e técnicos, habilitando-os a desenvolver práticas pedagógicas construtivas e promover investigações que contribuam para o avanço do conhecimento científico no campo de Metodologia e Técnicas de Computação.

Agências de fomento, principalmente FAPEMIG, CNPq e FAPESP têm apoiado e dado suporte à maioria dos docentes. Vários professores possuem projetos de pesquisa e tecnológicos financiados por essas agências. O programa tem docentes que contam com Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ2) e Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico (DT2). Além disso, o PPGCC conta com recurso oriundos do PROAP e com aportes da UFLA.

As linhas de pesquisas do Programa são:

i)Engenharia de Software e Sistemas de Informação: Os temas abordados nesta linha de pesquisa estão relacionados com diferentes subáreas de Engenharia de Software e Sistemas de Informação (Engenharia de Requisitos, Orientação a Aspectos, Linhas de Produtos de Software, Manutenção de Software, Code Smells, Refatoração de Software, Teste de Software, Design de Interação, Padrões de Projeto de Interação, Design Inclusivo.

ii) Inteligência Artificial e Otimização: Os temas abordados nesta linha de pesquisa têm relação com Inteligência Artificial (Mineração de Dados, Metaheurísticas, Algoritmos Evolucionários, Recuperação de Informação, Processamento de Linguagem Natural), Otimização (Algoritmos de Otimização, Programação Matemática, Otimização de Processos).

iii)Sistemas de Computação: Os temas abordados nesta linha de pesquisa estão relacionados à área de conhecimento em: Sistemas de Computação em teleinformática (Qualidade de voz, Rádios cognitivos); Arquitetura de sistemas de computação (Algoritmos distribuídos, Desenvolvimento de frameworks e Middlewares); Redes de computadores (Cloud computing, Redes definidas por software, Redes veiculares, Redes de sensores sem fio, Roteamento e Endereçamento); Hardware (Sistemas embarcados para veículos e sensores).

 


Página Alternativa



Telefone/Ramal

Telefone/Ramal: (35) 3829-1961/1961
E-mail: posgrad_si.icet@ufla.br

Coordenação do Programa

  • - ANDRE PIMENTA FREIRE

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

  • - DEMOSTENES ZEGARRA RODRIGUEZ

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 24/04/2024 09:50