Apresentação

O programa de pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) começou suas atividades em 2019, com a oferta do curso de Mestrado. O objetivo do programa é formar mestres em filosofia capacitados tanto para o ensino quanto para a pesquisa em nível avançado, seja na história da filosofia, seja em seus problemas contemporâneos; assim como contribuir, por meio de suas pesquisas, para o aperfeiçoamento do debate filosófico nacional. O processo seletivo para o ingresso no mestrado ocorre uma vez por ano, ao longo do primeiro semestre (para iniciar o curso no segundo).

O programa está dividido em duas linhas de pesquisa. A linha de pesquisa “História da Filosofia” tem por objetivo a exegese rigorosa de autores clássicos, a reconstituição da história do debate filosófico e a análise dos reflexos e repercussões das teorias filosóficas clássicas no debate filosófico posterior. Esta linha é composta por quatro projetos de pesquisa: “Teorias da Alma”; “Filosofia Árabe e Filosofia Cristã na formação do pensamento medieval”; “Kant e o idealismo alemão” e “Os contratualismos e suas críticas”.

Já a linha de pesquisa “Temas de Filosofia Contemporânea” almeja a reflexão filosófica sobre temas atuais, a exegese rigorosa das teorias de filósofos contemporâneos e a reconstituição do debate filosófico hodierno – tanto interno ao próprio campo filosófico, quanto na interface com diversas outras áreas do conhecimento: psicanálise e psicologia; sociologia; economia; história; literatura; artes visuais; teatro e cinema. Esta linha é composta por três projetos de pesquisa: “Teoria crítica e psicanálise”; “Filosofia e não-filosofia no pensamento francês contemporâneo”; “Subjetividade e representação na Filosofia Contemporânea”.

A página do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFLA está em construção. As notícias relativas ao processo seletivo serão postadas aqui (conferir seção Notícias). Maiores informações sobre o programa (linhas de pesquisa, docentes credenciados, projetos de pesquisa) podem ser encontradas no portal sucupira (entrando na aba Coleta CAPES, e preenchendo os campos 2019, UFLA e Filosofia).


Página Alternativa



Telefone/Ramal

Telefone/Ramal: (35) 3829-1179/1049
E-mail: ppgfil.dch@ufla.br

Coordenação do Programa

  • - EMANUELE TREDANARO

    Telefone/Ramal: 38293117/3117

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: emanuele.tredanaro@ufla.br

  • - MELINE COSTA SOUSA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 19/04/2024 06:16