Estrutura Física
Descrição Estrutura Física

INFRAESTRUTURA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO ANIMAL (PPGACTPA/UFLA) 

 

O Programa apresenta com uma excelente infraestrutura de apoio para execução de todas as atividades administrativas, acadêmicas e de pesquisas. Os principais espaços físicos ocupados pelo PPGAQ estão descritos a seguir: Descrever para cada tópico:

- Salas para administração do programa e da secretaria;

- Gabinetes de trabalho para docentes;

- Salas de apoio pedagógico e de apoio aos discentes;

- Estruturas de Laboratório;

Laboratórios Multiusuários;

- Biblioteca institucional;

rede mundial de computadores

 

A UFLA possui diversos laboratórios multiusuários de ensino pesquisa, que os alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Produção Animal poderão usufruir. Dentre eles, será relatada uma descrição sucinta dos laboratórios específicos que serão utilizados rotineiramente para ensino e execução dos projetos de pesquisa, localizados no Departamento de Zootecnia (DZO) ou Medicina Veterinária (DMV), além de outros Departamentos da Universidade Federal de Lavras.

 

Biblioteca Universitária da UFLA

A Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Lavras  (BU/UFLA), é um órgão vinculado à Diretoria de Regulação e Políticas de Ensino (DRPE/PROGRAD) e sua estrutura organizacional compreende: Coordenadoria Geral de Biblioteca, Comissão Técnica, Coordenadoria de Desenvolvimento do Acervo e Coordenadoria de Informação e Serviços. Sua atuação é pautada nos princípios de democratização do acesso à informação e respeito ao controle bibliográfico universal.

 A Biblioteca Universitária é de livre acesso, e destina-se à comunidade universitária e ao público em geral, permanecendo aberta de segunda à sexta-feira, das 7h às 22h, e, aos sábados, das 7h às 13h. Durante o período de férias, a BU conta com um horário diferenciado, previamente divulgado no seu site, nas redes sociais e em outros canais de comunicação.

O prédio da BU foi expandido de 5.200 m² para 6.200 m² e está na área central do campus sede, em Lavras. É composto por dois andares, sendo ambos com três alas. O primeiro pavimento é destinado ao acervo de referência e a empréstimos domiciliares, área de estudos em grupo, sala de fotocópias, espaço de circulação, de consulta e de atendimento aos usuários. No pavimento térreo, estão localizadas duas salas de Espaço de Pesquisa Virtual, ampla área de estudo, com cabines individuais, áreas para acervos de pouco uso, coleção de obras raras e especiais, periódicos, setores administrativos e de processos técnicos.

O quadro de recursos humanos é formado por 25 servidores, dos quais 15 são bibliotecários; oito assistentes em administração; um auxiliar de biblioteca; um assistente em ciência e tecnologia (lotação provisória do CNPq). A Biblioteca Universitária conta, ainda, com a colaboração de três funcionários terceirizados para a limpeza e a manutenção do prédio e do acervo e um assistente terceirizado.

Em 2006, foi implantado o Sistema Pergamum, sistema integrado de bibliotecas. Este sistema contempla as principais funções de uma biblioteca, de forma integrada, com o objetivo de facilitar a gestão das unidades de informação, melhorando as rotinas diárias e a satisfação dos seus usuários.

Em 2012, foi implantado o Repositório Institucional da UFLA (RIUFLA) inserido no movimento mundial de acesso aberto à produção científica. O RIUFLA é um sistema eletrônico que armazena a produção intelectual da UFLA, em formato digital, e permite a busca e a recuperação para seu posterior uso tanto nacional quanto internacional pela rede mundial de computadores. O RIUFLA tem como missão coletar, disseminar, preservar e fomentar o acesso aos recursos digitais criados pela comunidade acadêmica da UFLA, promovendo o intercâmbio intelectual, a criatividade, a originalidade, o conhecimento, a inovação e atuando como uma vitrine para a divulgação das pesquisas de alto nível desenvolvidas nesta universidade, atualmente e no passado. O acervo do RIUFLA é composto das teses e dissertações defendidas na UFLA, artigos científicos, livros eletrônicos, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos pelos seus professores, técnicos e pesquisadores e monografias e trabalhos de conclusão de curso de graduação.

Em 2015, houve a implantação do Serviço de Referência Virtual, via Chat, que consiste em fornecer um novo meio de comunicação entre o usuário e a BU/UFLA, visando atender às expectativas desse usuário atual, que, acostumado às novas tecnologias, espera serviços mais modernos e práticos por parte da biblioteca.

A Política de Formação e Desenvolvimento do Acervo, é o conjunto de princípios que norteiam os parâmetros e as responsabilidades para a formação e o desenvolvimento do acervo bibliográfico, busca a compreensão mais exata sobre as áreas, a profundidade e a utilização da coleção; obtendo subsídios e justificativa para a aplicação anual de recursos financeiros. A evolução do acervo, nos últimos cinco anos, pode ser observada, bem como a projeção para 2025:

Ano de 2016 -  209.945 exemplares; Ano de 2017 - 219.872 exemplares; Ano de 2018 -  230.593 exemplares; Ano de 2019 -  242.596 exemplares; Ano de 2020 -  243.799 exemplares e para a projeção de 2025 - 304.359 exemplares.

O acervo bibliográfico é composto por livros, CDs e DVDs, periódicos, mapas, teses, e dissertações, folhetos, e-books adquiridos via licença perpétua e e-books de licença temporária do Portal Minha Biblioteca e Biblioteca Virtual da Pearson. É destinado à comunidade acadêmica para consulta e empréstimo domiciliar, visando dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na UFLA. A comunidade externa pode acessar livremente o acervo por meio da consulta local. O acervo atual da Biblioteca Universitária da UFLA, em Lavras, apresenta um total de 75.671 títulos; 21.033 recursos eletrônicos; 243.799 exemplares e 2.083 exemplares adicionais.

 O Portal Minha Biblioteca é um consórcio formado por quatro editoras de livros acadêmicos do Brasil - Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva - que oferece, às instituições de ensino superior, uma plataforma de e-books com conteúdo técnico e científico. No momento permite acesso a mais de 6500 e-books na íntegra, de todas as áreas do conhecimento.

A Biblioteca Virtual da Pearson é um acervo digital composto por milhares de títulos, que abordam diversas áreas de conhecimento, tais como: administração, marketing, engenharia, direito, letras, economia, computação, educação, medicina, enfermagem, psiquiatria, gastronomia, turismo, dentre outras. A Biblioteca Virtual está atualmente disponível em mais de 250 instituições de ensino, com mais de 2,5 milhões de usuários ativos. Além dos títulos da Pearson, a plataforma conta com títulos de mais de 25 editoras parceiras.

O Portal de Periódicos da Capes pode ser acessado de qualquer computador da UFLA ou remoto, através de configuração do Proxy dos computadores particulares e login (utilizando o e-mail institucional) disponibilizados para todos os alunos, incluindo os matriculados em cursos à distância. O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. O Portal de Periódicos atende às demandas dos setores acadêmico, produtivo e governamental e propicia o aumento da produção científica nacional e o crescimento da inserção científica brasileira no exterior. É, portanto, uma ferramenta fundamental nas atribuições da Capes de fomento, avaliação e regulação dos cursos de Pós-Graduação e desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil.

O acesso às bibliotecas virtuais e ao Portal de Periódicos da Capes é garantido pela política de inclusão digital defendida pela Direção Executiva da UFLA, onde são disponibilizados computadores portáteis (notebook) para empréstimo domiciliar aos usuários, desde outubro de 2011. O objetivo desse projeto é atender a uma parcela dos estudantes que ainda não possuem equipamentos portáteis para estudos, pesquisas e participação em eventos, além de facilitar o acesso ao Portal de Periódicos Capes e outros recursos digitais. Em 2020 a Biblioteca da UFLA adquiriu mais de 491 notebooks para empréstimo aos discentes durante o Ensino Remoto Emergencial.

A atualização do acervo segue os critérios de seleção contidos na Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) nº 274, de 02 de agosto de 2016, que dispõe sobre a Política de Formação e Desenvolvimento do Acervo da Biblioteca Universitária da UFLA. As formas de aquisição, seja por licitação (compra), doação ou permuta, vem de encontro às metas estabelecidas pela UFLA para autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação.

A instituição busca ter um acervo de excelência que atenda às bibliografias básicas e complementares em qualidade e quantidade suficientes para obter os maiores conceitos nas avaliações feitas pelo MEC. Com o objetivo de obter melhores índices de qualidade, a UFLA almeja o conceito máximo, nota 5, quando o acervo físico está tombado e informatizado e o virtual possui contrato que garante o acesso ininterrupto pelos usuários e ambos estão registrados em nome da IES. O acervo da bibliografia básica é adequado em relação às unidades curriculares e aos conteúdos descritos nos Projetos Pedagógicos dos Cursos e está atualizado, considerando a natureza dos componentes curriculares. Da mesma forma, está referendado por relatório de adequação, assinado pelo Núcleo Docente Estruturante de cada curso, comprovando a compatibilidade, em cada bibliografia básica dos componentes curriculares, entre o número de vagas autorizadas (do próprio curso e de outros que utilizem os títulos) e a quantidade de exemplares por título (ou assinatura de acesso) disponível no acervo.

Nos casos dos títulos virtuais, há garantia de acesso físico na IES, com instalações e recursos tecnológicos que atendem à demanda e à oferta ininterrupta via internet, bem como de ferramentas de acessibilidade e de soluções de apoio à leitura, estudo e aprendizagem. O acervo possui exemplares, ou assinaturas de acesso virtual, de periódicos especializados que suplementam o conteúdo aplicado nos componentes curriculares. O acervo é gerenciado de modo a atualizar a quantidade de exemplares e/ou assinaturas de acesso mais demandadas, sendo adotado plano de contingência para a garantia do acesso e do serviço.

Os serviços oferecidos pela Biblioteca da Universidade são, entre outros:

  • Consultas no catálogo on-line;
  • Consulta local;
  • Empréstimo domiciliar (discentes, servidores e demais funcionários da UFLA);
  • Empréstimo de computador portátil;
  • Reserva de livros e renovação de empréstimo on-line;
  • Empréstimo entre Bibliotecas;
  • Salas de estudo em grupo;
  • Orientação no uso de normas sobre documentação;
  • Divulgação de novas aquisições;
  • Treinamento de usuários e cursos de orientação bibliográfica;
  • Orientação de utilização das bases de dados;
  • Comutação bibliográfica

 

Laboratório de Computação Científica – LCC

Este laboratório foi implantado como parte do projeto PDI-UFLA (CT-INFRA) o qual disponibilizou recursos financeiros para construção da área física e aquisição de equipamentos. Seu objetivo principal é a implantação de um centro de processamento de dados de alto desempenho que permita avanços significativos nas seguintes áreas: Matemática Computacional, Estatística e Experimentação Agropecuária, Modelagem, Genética e Melhoramento, Computação Gráfica, Inteligência Artificial, Química e Bioquímica, Bioinformática, Física, entre outras.

No momento o LCC possui um cluster de computadores, composto de 1 Head Node Dell Power Edge T410 (24 cores em 2 sockets Intel Xeon, 16 GB de memoria RAM e 1 HDD de 1 TB) e 9 Compute Nodes Power Edge T410 (cada um com 24 cores em 2 sockets Intel Xeon, 12 GB de memória RAM e 1 HDD de 600 GB). Além disso, está em processo final de compra um novo cluster de computadores para o LCC, mais atual e com maior capacidade de processamento, a ser adquirido por meio do projeto MCTI/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA-02/2014. Esse novo equipamento será composto por 1(um) Head Node (16 cores, 128 GB de memória RAM e 1 HDD de 16 TB), 2(dois) Compute Nodes (cada um com 64 cores, 256 GB de memória RAM e 1 SSD de 480 GB) e 1(um) GPU Node (32 cores, 28 GB de memória RAM, 1(um) SSD de 480 GB e 1(um) GPU Nvidia Tesla P100 12GB).

 

LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA (Departamento de Zootecnia)

O laboratório foi equipado para realizar análises bacteriológicas de água, ingredientes de rações, alimentos e outros substratos. O laboratório visa auxiliar o diagnóstico de infecções animais, avaliar o perfil microbiológico em rações animais, dar suporte na condução do Programa de controle de qualidade, fornecer informações complementares ao serviço de alimentação e produção animal. Dentre as atribuições do laboratório de Microbiologia, pode-se mencionar os principais: isolamento e identificação de microrganismos contaminantes em amostras de alimentos e de ambiente; determinação do perfil de sensibilidade aos antimicrobianos para uso racional dos antibióticos. O Laboratório possui os seguintes equipamentos: Refrigerador; Freezer Vertical FrostFree;  B.O.D.; Capela de Segurança Biológica; Estufa de Secagem de Vidrarias; Estufa Bacteriológica; Banho-maria; Banho-Maria Prova Sorológica; Chapa Aquecedora; Balança Analítica Digital; Incubadora com Agitação Orbital Tecnal; Microscópios Ópticos; Microscópio Biológico Digital com Monitor Integrado; Espectrofotômetro Digital 325-1000nm; Contador de Colônias; pH de Bancada; Agitadores de Tubos - Tipo Vórtex;  Homogeneizador de Amostras – Tipo Stomacher; Contador de colônias; Osmose reversa, e; Stomacker.

 

LABORATÓRIO DE QUALIDADE DE CARNE (Departamento de Zootecnia)

Contém todos os equipamentos para análises de composição centesimal, peroxidaçãooxidativa, coloração e extração de lipídeos dos tecidos para análise em cromatografia gasosa. Tem como missão desenvolver e disponibilizar ferramentas para avaliação de características objetivas qualitativas da carne de animais de produção. O laboratório é equipado com Texturômetro, para determinação da força de cisalhamento nas carnes; e Incubadora BOD para análises de influência da maturação sobre a qualidade da carne. O laboratório adquiriu recentemente um equipamento para análise de qualidade de carne pelo uso do infravermelho próximo por transmitância (NIT): FoodScan. Este equipamento tem a capacidade de realizar análises de umidade, proteína, gordura, carboidratos, minerais, pH, colágeno e sal em amostras de músculo, carne in natura, produtos cárneos e lácteos, órgãos e vísceras. Outros equipamentos também fazem parte da infra-estrutura, tais como: Balança analítica com precisão de 0.0001; Balança analítica com precisão de 0.01; Banho Maria; Capela de exaustão; Chapa aquecedora; Estufa para secagem de materiais; Extrator de gordura; Gelageira; Purificador de água; Seladora a vácuo.

 

LABORATÓRIO DE HISTOLOGIA, IMUNOHISTOQUÍMICA E MICROSCOPIA (Departamento de Zootecnia)

O Laboratório é composto pelos seguintes equipamentos: Estufa bacteriológica; Estufa bacteriológica; Dispensador de parafina; Criostato de chão; Micrótomo; Estabilizador automático de tensão; Banho histológico; Estabilizador eletrônico; Ar condicionado; Geladeira; Balança Analítica de Precisão; Placa aquecedora; Gabinete Capela Exaustão; pHmetro; Microscópio; Microscópio de imagem invertida, e; Pen andtouchtable.

 

LABORATÓRIO DE ANÁLISES HORMONAIS (Departamento de Zootecnia)

O Laboratório tem como missão, o estudo e pesquisa em reprodução animal, capacitando os estudantes de graduação e pós-graduação e desenvolvendo estudos com potencial de publicação em periódicos internacionais. Tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas em reprodução animal, especialmente nas subáreas de fisiologia da reprodução, biotécnicas da reprodução e nutrição e reprodução animal. É composto em especial, por equipamentos envolvidos na FIV (fertilização in vitro) e aqueles necessários para análise de metabólitos e hormônios no sangue. São eles: Estufa de esterilização e secagem; Espectrofotômetro com luz UV; pHmetro; Centrífuga; Banho Maria; Banho Maria c/ Agitação; Banho Maria c/ Agitação; Analisador semi-automático de bioquímica; Agitador de soluções; Balança Analítica; Chapa Aquecedora Digital Inox; Capela de Fluxo Laminar Horizontal; Incubadora de CO2; Microscópio Binocular Studar; Microscópio óptico; Botijão de nitrogênio líquido; Geladeira, e; Freezer.

 

LABORATORIO DE CROMATOGRAFIA (Departamento de Zootecnia)

O laboratório tem como missão possibilitar o preparo e a análise por cromatografia grasosa de diferentes amostras de alimentos e produtos de fermentação. O objetivo detectar e quantificar diferentes compostos presentes nestas amostras, o que vai propiciar avanços na pesquisa na área. É composto pelos seguintes equipamentos: Cromatógrafo gasoso; Auto Sampler; Balança analítica de precisão, e; Centrífuga digital.

 

LABORATÓRIO DE ENZIMOLOGIA (Departamento de Zootecnia)

O laboratório tem como missão desenvolver estudos e análises de atividade de diferentes tipos enzimas. O objetivo é principal dar suporte para estudos envolvendo detecção, quantificação e caracterização de proteínas e enzimas. A infra-estrutura disponível inclui: Leitor de microplaca; Balança analítica; pHmetro; Máquina de gelo, e; Estufa.

 

LABORATÓRIO DE DIGESTIBILIDADE IN VITRO (Departamento de Zootecnia)

O laboratório tem como missão desenvolver e disponibilizar ferramentas para a geração de dados de digestibilidade de alimentos de uso zootécnico, especialmente forragens. Tem como objetivo dar suporte aos pesquisadores da UFLA para a caracterização nutricional de alimentos de uso zootécnico. A infra-estrutura é composto pelos seguintes equipamentos: Geladeira; Estufa; Daisy; Potenciometro; Multiparametro, e; Homogeneizador.

 

LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DE SÊMEN (Departamento de Zootecnia)

O laboratório tem como missão desenvolver e disponibilizar ferramentas para a análise do sêmen de diversas espécies de animais domésticos, bem como desenvolver metodologias para o congelamento do sêmen. Tem como objetivo a caracterização e odesenvolvimento de métodos de criopreservação do sêmen. A infra-estrutura é composto pelos seguintes equipamentos: pHmetro de bancada; Banho Maria; Osmômetro; Balança Eletrônica; Microscópio; Destilador de água; Estufa de Esterelização e Secagem; Aparelho de Tratamento de Água; Deionizador; Fotometro de Chama; Iuminadoróptico; Estereomicroscópio; Microscópio; Mesa Agitadora; Botijão de Nitrogênio; Botijão de Vapor de Nitrogênio; Mini-centrífuga; Agitador Magnético; Refrigerador, e; Analisador computadorizado de sêmen.

 

LABORATÓRIO DE COMPOSIÇÃO CORPORAL ANIMAL E DE POTENCIAL ENERGÉTICO DOS ALIMENTOS (Departamento de Zootecnia)

O laboratório de Composição Corporal Animal e de Potencial Energético dos Alimentos tem como missão desenvolver e disponibilizar ferramentas para o desenvolvimento de projetos de pesquisas na área nutrição e produção animal. O laboratório está instalado em sala refrigerada e conta com os seguintes equipamentos, além de bancadas e pias de apoios: Densitômetro Ósseo, Bomba Calorimétrica tipo Parr, Balança Analítica de Precisão, Balança capac 6,2 kg e Freezer Horizontal.

 

LABORATÒRIO DE PESQUISAS COM RUMINANTES (Departamento de Zootecnia)

O laboratório possui como finalidade o desenvolvimento de pesquisas com ensaios metabólicos em Ruminantes. Infra-estrutura disponível: gaiolas de metabolismo para ovinos, bovinos e baias para animais fistulados, geladeiras e freezers.

 

LABORATÓRIO DE NUTRIÇÃO DE SUÍNOS (Departamento de Zootecnia)

O laboratório possui como finalidade o desenvolvimento de pesquisas com ensaios metabólicos em suínos. Infra-estrutura disponível: gaiolas de metabolismo para diferentes fases de crescimento, geladeiras e freezers. Vale ressaltar que o ambiente é totalmente climatizado, podendo desenvolver estudos de exigências nutricionais de suínos em diferentes condições ambientais.

 

LABORATÓRIO DE NUTRIÇÃO DE AVES (Departamento de Zootecnia):

O laboratório possui como finalidade o desenvolvimento de pesquisas com ensaios metabólicos em aves. Infra-estrutura disponível: galpões para ensaios de desempenho e uma sala de metabolismo. Além de balanças, geladeiras e freezers.

 

LABORATÓRIO DE NUTRIÇÃO DE CÃES (Departamento de Zootecnia). Finalidade:

O laboratório possui como finalidade o desenvolvimento de pesquisas de desempenho e digestibilidade de rações. Infra-estrutura disponível: galpão para ensaios de desempenho e sala de digestibilidade, balanças, geladeiras e freezers.

 

LABORATÓRIO DE NUTRIÇÃO DE PEIXES (Departamento de Zootecnia)

O laboratório possui como finalidade o desenvolvimento de pesquisas de desempenho e digestibilidade em peixes. Infra-estrutura disponível: 48 aquários de fibra de vidro com capacidade de 100 L, 12 aquários de fibra de vidro com capacidade de 250 L, abastecimento de água por circulação fechada, filtros biológicos e ultra-violeta, aquecimento composto por sondas e resistências cromadas, microextrusora, estufa de CO2, estufa de circulação de ar forçado, misturadores em Y, câmara fria e freezers.

 

CENTRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO EM AQUICULTURA (CPDTA)/UFLA (MCT/MPA/CT- Agroinovação em Pesca e Aquicultura-02/2010). O CPDTA está composto pelos seguintes laboratórios:

- LABORATÓRIO DE ISOLAMENTO E PRODUÇÃO DE PLÂNCTON: Este laboratório é composto de sala isolamento de fito e zooplâncton, cultivo massivo de plâncton e sala de larvicultura. A sala de cultivo de plânctons será climatizada, dotada de incubadoras, capela de fluxo laminar, autoclaves e estufas. A ante-sala de isolamento será dotada de microscópio e estereoscópio e com controle de umidade por meio de dessecadores. Todo o laboratório será projetado para ter controle total de luminosidade e aeração. Neste laboratório serão realizados os experimentos na área de produção de alimentos vivos e teste de preferência alimentar de larvas.

- LABORATÓRIO DE REPRODUÇÃO DE PEIXES: Este laboratório apresenta uma área física de 167 m2 composto de sala para indução hormonal, sala para eclosão de larvas e um depósito de ração. Neste laboratório serão realizados os experimentos na área de reprodução e melhoramento genético.

- LABORATÓRIO DE ABATE, PROCESSAMENTO E ARMAZENAMENTO DE PESCADO: Este laboratório apresenta uma área física de 196 m2, composto de sala para recepção de pescado, processamento e câmeras fria. Neste laboratório serão realizados os experimentos na área de processamento de peixes e qualidade de carcaça.

- LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE PLÂNCTON: Possui equipamentos para um laboratório de isolamento, inóculo e produção massiva de plânctons (Fito e Zooplancton) do CPDTA/UFLA na Estação de Piscicultura de UFLA/UFLA.

 

LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA E FARMACOLOGIA:

O Laboratório de Fisiologia conta com: uma sala equipada com leitor de microplacas para quantificação de hormônios e outras biomoléculas por imunoensaio (ELISA) e um analisador bioquímico automático para análises de sangue; uma sala com 12 aquários, totalmente equipada para estudos com cronobiologia em peixes, seguindo as normas internacionais (parceria com a Universidade Nacional de Rosário – Argentina e Universidade de Murcia - Espanha); uma sala destinada às pesquisas de biotecnologia da reprodução em peixes e suínos, onde são realizadas as pesquisas com sêmen congelado e resfriado bem como trabalhos envolvendo fertilização in vitro (FIV) nestas espécies. O laboratório conta também com biotério destinado a criação, manutenção e experimentação básica utilizando modelos com ratos e camundongos nas linhas de metabolismo, farmacologia e produção animal. Dentre os equipamentos, o setor conta com microscópios ópticos e de fluorescência, TV para avaliação de imagens, além de estufas de esterilização, banho-maria e balanças digitais, todos adquiridos principalmente com recursos de projetos financiados por órgãos de fomento. Essa infra-estrutura tem permitido, entre outras atividades, a realização de Cursos de Atualização em Biotecnologia da Reprodução em suínos e peixes para discentes e profissionais, assim como permite o treinamento de recursos humanos vinculados a outras instituições nacionais e internacionais.

 

BIOTÉRIO CENTRAL

O Biotério Central localizado no DMV/UFLA possui uma ala de peixes já implantada e em desenvolvimento. Este é dividido em nove laboratórios utilizados exclusivamente para produção e manutenção de peixes de interesse para experimentação. Todos os laboratórios são equipados com sistema de aquecimento e refrigeração individuais, além de possuírem temporizadores responsáveis por ligar e desligar as luzes automaticamente. O laboratório 1 (Desenvolvimento e Metabolismo) é utilizado para manutenção e acompanhamento do crescimento de pós-larvas e alevinos de peixes. É constituída de 24 aquários de 40 litros, que são mantidos em sistema de recirculação de água. O sistema é constituído de um filtro estilo drywet com filtragem mecânica, biológica e química, com capacidade de 300 litros. Este ainda é munido de uma bomba submersa com capacidade de 12.000 L/ h, responsável pela retomada de água para os aquários. Além disso, a sala de manutenção e desenvolvimento é munida de duas bancadas com pias para auxílio no manejo dos animais. O laboratório 2 (Reprodução e Manutenção de Peixes ) é utilizado para manutenção de reprodutores de peixes tropicais durante o período reprodutivo das espécies. O laboratório é constituído de cinco caixas de polietileno com capacidade de 500 litros, onde cada caixa é mantida em sistema de recirculação individual com sistema de filtragem mecânica, biológica e química. Cada caixa é munida de uma bomba submersa com uma vazão de 2.000 L/ h, responsável pela retomada de água para as caixas.  A sala de manutenção dos reprodutores ainda conta com uma bancada com pia para auxílio do manejo dos animais no período reprodutivo; manejo este como: aplicação hormonal nos reprodutores e extrusão dos animais para coleta dos gametas. O laboratório 3 (Manutenção de Alevinos e Reprodutores) é utilizado para manutenção de reprodutores e alevinos de espécies de peixes de interesse para experimentação. Esta sala de manutenção é dotada de 12 aquários com capacidade de 50 litros, mantidos em sistema de recirculação de água. O sistema é constituído de um filtro estilo drywet com filtragem mecânica, biológica e química, com capacidade de 500 litros. Este ainda é munido de uma bomba submersa com capacidade de 12.000 L/ h, responsável pela retomada de água nos aquários. Estes aquários são utilizados para a reprodução dos peixes e manutenção das pós-larvas. Além disso, o laboratório conta com duas caixas de polietileno, as quais são utilizadas para a manutenção dos reprodutores. Cada caixa possui um sistema de recirculação individual, dotada de filtragem mecânica, biológica e química. As duas caixas são munidas de uma bomba submersa com uma vazão de 2.000 L/ h, responsável pela retomada de água para as caixas. O laboratório 4 (Produção e Manutenção)

 

 

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 27/07/2024 01:21