Banca de DEFESA: ABEL JAMIR RIBEIRO BASTOS

DISCENTE: ABEL JAMIR RIBEIRO BASTOS
DATA: 18/07/2019
LOCAL: Departamento de Biologia - anfoteatro DBI02

CARACTERES AGRONÔMICOS E TROCAS GASOSAS NA IDENTIFICAÇÃO DE GENÓTIPOS DE BATATA TOLERANTES AO CALOR

Solanum tuberosum, respostas fisiológicas, tolerância ao calor

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Os efeitos negativos das altas temperaturas provocadas pelo aquecimento global são sentidos no mundo todo há anos e cada vez mais em maior intensidade. O aumento das temperaturas afeta e prejudica não apenas o conforto e bem-estar humano, mas principalmente a produção agrícola no mundo inteiro, reduzindo a produtividade, o desempenho, a qualidade dos produtos das diversas culturas agrícolas cultivadas. A batata é uma delas, pois representa um dos principais cultivos e dos mais importantes para alimentação humana, porém muito sofre com os efeitos do calor principalmente nos países de clima tropical, já que seu processo de melhoramento foi realizado em países de clima temperado. Os objetivos deste trabalho foram avaliar genótipos de batata tolerantes ao calor e responsivos às temperaturas mais amenas, e comparar as diferenças entre o desempenho desses genótipos quanto aos caracteres agronômicos e avaliações de trocas gasosas, de modo a tentar identificar caracteres fisiológicos que associem o desempenho dos genótipos à tolerância ao estresse por calor. Os experimentos foram realizados em campo na fazenda experimental da Universidade Federal de Lavras – UFLA, e consistiram em dois experimentos organizados em delineamento em blocos casualizados, com 25 tratamentos, sendo 20 clones do programa de melhoramento PROBATATA e cinco cultivares lançadas no mercado, e três repetições. O primeiro foi realizado durante a safra das águas (condições de estresse térmico) e o segundo na safra de inverno (condições favoráveis de cultivo). Foram realizadas avaliações agronômicas quanto a produtividade após a colheita, bem como medições das trocas gasosas foliares em quatro épocas do ciclo da cultura: aos 40, 55, 70 e 85 dias após ao plantio (DAP). Ao final, também foram observados índices de seleção para tolerância ao calor e suscetibilidade ao estresse. Os genótipos de batata, sob condições de estresse (temperatura média de 25,1 °C e máxima de 37,5 °C), apresentaram elevadas reduções no desempenho agronômico quanto a produtividade total, produtividade de tubérculos graúdos e numero de tubérculos. Também apresentaram elevadas taxas de desordens fisiológicas e redução no teor de matéria seca. Os processos fisiológicos foram bastante afetados entre as duas safras. Na safra das águas foram observados aumentos na taxa fotossintética das plantas, seguidos de elevações consideráveis também na condutância dos estômatos e transpiração. A eficiência dos processos fisiológicos avaliados através da eficiência do uso da água, eficiência intrínseca do uso da água e eficiência de carboxilação, entretanto, foi significativamente maior na safra de inverno. Por meio de clones tolerantes e suscetíveis, selecionados a partir dos índices de seleção e analises gráficas, foi possível observar o comportamento dos genótipos durante todo o ciclo. Diferenças marcantes nas respostas fisiológicas entre os clones foram melhor observadas a partir do final do ciclo da cultura aos 70 e 85 dias.

Presidente - CESAR AUGUSTO BRASIL PEREIRA PINTO
Externo ao Programa - CLEITON LOURENCO DE OLIVEIRA - DAG
Externo à Instituição - HUGO ADELANDE MESQUITA - EPAMIG
Externo à Instituição - MÁRCIO LISBOA GUEDES - UFG