Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMANDA LOPEZ PENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMANDA LOPEZ PENA
DATA: 15/08/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Departamento de Biologia - Anfiteatro DBI02
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA INDUÇÃO SISTÊMICA POR Bacillus subtilis PARA O CONTROLE DE Fusarium verticillioides EM GENÓTIPOS DE MILHO


PALAVRAS-CHAVES:

Fusarium verticillioides, Bacillus subtilis, Zea mays, milho, indução sistêmica, controle biológico.


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
RESUMO:

O milho é acometido por Fusarium verticillioides, fungo que além de afetar a produtividade e qualidade do grão, podendo causar perdas totais (DE LA TORRE, M. et al., 2014), também produz estruturas toxicogênicas nomeadas fumonisinas, toxinas danosas à saúde humana e animal (MARASAS, 1995).
Dentre as alternativas estudadas para o manejo da doença gerada pelo patógeno F. verticillioides, vale destacar o controle biológico feito pelas espécies do gênero Bacillus. Várias vantagens têm sido demonstradas para a proteção contra patógenos radiculares devido à sua capacidade de formar endósporos e a atividade de amplo espectro de seus antibióticos, além de uma ampla variedade de moléculas eliciadoras que induzem resposta sistêmica nas plantas (TEJERA-HERNÁNDEZ et al., 2011).
Neste contexto, esta pesquisa visa avaliar o efeito da bactéria Bacillus subtilis em simbiose com a planta do milho, com o objetivo de controlar o ataque do patógeno e sua relação com os parâmetros epidemiológicos na interação entre milho (Zea mays L.) e Fusarium verticillioides, além de potencializar a produção da cultura no efeito sistêmico do tratamento.
O exposto será desenvolvido com o intuito de apresentar alternativas e / ou estratégias para o manejo da referida infeção, uma das doenças que gera as maiores perdas no cultivo de milho por meio da ativação de mecanismos de defesa na planta e o antagonismo-bioestimulação de B. subtilis contra o patógeno F. verticillioides. Ademais, pretende-se demostrar os benefícios que o tratamento traz para a produção, junto com a avaliação da possibilidade de que a resistência induzida pela bactéria seja herdada nas próximas gerações, mantendo sua viabilidade mesmo sem a aplicação do tratamento.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA  

DE LA TORRE, M. E., SÁNCHEZ, D., GALEANA, E., E PLASENCIA, J. 2014. Fumonisinas – Síntesis y función en la interacción Fusarium verticillioides – Maíz. D.R. TIP Revista Especializada en Ciencias Químico-Biológicas, 17(1): http://www.scielo.org.mx/pdf/tip/v17n1/v17n1a6.pdf

MARASAS, W.F.O. 1995. Fumonisins: their implications for human and animal health. Nat Toxins. 3:193-198.

TEJERA-HERNÁNDEZ B, ROJAS-BÁDIA MM E HEYDRICH-PÉREZ M. 2011. Potencialidades del género Bacillus en la promoción del crecimiento vegetal y el control de hongos fitopatógenos. Revista CENIC Ciencias Biológicas. 42:131-138.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - CRISTINA FERREIRA SILVA E BATISTA - DBI
Interno - JOAO CANDIDO DE SOUZA
Externo à Instituição - RAFAELA ARAÚJO GUIMARÃES - UFLA
Presidente - WELISON ANDRADE PEREIRA
Notícia cadastrada em: 23/07/2019 17:01
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 03/07/2024 02:42