Notícias

Banca de DEFESA: MARA JANE DA ROCHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARA JANE DA ROCHA
DATA: 24/06/2020
HORA: 13:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:
Expressão diferencial dos genes BbrizRan, BbrizStil e BbrizAGL6 ao longo do desenvolvimento reprodutivo em Urochloa decumbens e Urochloa ruzizienses (POACEAE)
 

PALAVRAS-CHAVES:

Brachiaria, Apomixia, Megagamentogênese, Megasporogênese, Expressão gênica.


PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Melhoramento Vegetal
RESUMO:
U. decumbens é uma gramínea com predominância de reprodução apomítica que apresenta elevada importância como forrageira em países tropicais. Apesar disso, estudos com genes candidatos ao controle da apomixia nessa espécie ainda são limitados. O objetivo do presente trabalho foi descrever os estágios de desenvolvimento do saco embrionário (megasporogênese e megagametogênese) associado aos caracteres morfométricos das espiguetas e caracterizar a expressão espaço temporal dos transcritos dos genes BbrizRan, BbrizStil e BbrizAGL6 em U. ruziziensis cv. Kennedy (diploide, sexual) e U. decumbens cv. Basilisk (tetraploide, apomítica). Inicialmente avaliou-se os caracteres comprimento e largura das espiguetas e, na sequência, foram realizados os cortes anatômicos das mesmas. A análise da expressão foi realizada para os genes BbrizSti1, BbrizRan e BbrizAGL6, utilizando RT qPCR, em espiguetas nos estágios megasporogênese e megagametogênese. Os resultados mostraram que o comprimento da espigueta pode ser usado como um marcador morfológico confiável para discriminar a megagametogênese e a megasporogênese em U. ruziziensis e U. decumbens. A célula mãe do megásporo foi observada na megasporogênese em ambas as espécies. Os sacos embrionários observados foram do tipo Polygonum em U. ruziziensis e tipo Panicum em U. decumbens. A análise de RT qPCR indicou a atuação dos genes BbrizRan, BbrizStil e BbrizAGL6 no desenvolvimento reprodutivo de ambas. Os genes BbrizRan e BbrizStil apresentam maior expressão na planta apomítica durante a megasporogênese, indicando o envolvimento desses genes nos estágios iniciais da diferenciação em U. decumbens. As informações obtidas neste estudo poderão ser úteis como ferramentas importantes para a realização de novos trabalhos para melhor compreensão da apomixia e da reprodução sexual em Urochloa.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - VANIA HELENA TECHIO (Membro)
Interno - WELISON ANDRADE PEREIRA (Membro)
Externo ao Programa - THIAGO ALVES MAGALHAES - DBI (Membro)
Externo ao Programa - MARINES FERREIRA PIRES LIRA - DBI (Suplente)
Externo ao Programa - HELOISA OLIVEIRA DOS SANTOS - DAG (Membro)
Externo à Instituição - FAUSTO DE SOUZA SOBRINHO - EMBRAPA (Membro)
Externo à Instituição - FLAVIO RODRIGO GANDOLFI BENITES - EMBRAPA (Suplente)
Notícia cadastrada em: 17/06/2020 08:45
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 03/07/2024 02:31