Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIO AUGUSTO DE CASTRO MIGUEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIO AUGUSTO DE CASTRO MIGUEL
DATA: 14/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: ANFITEATRO DBI 2
TÍTULO:

Seleção de linhagens dos programas de seleção recorrente da UFLA visando produtividade de grãos e resistência à mancha angular.


PALAVRAS-CHAVES:

Plaseolus vulgaris L., adaptabilidade, seleção simultânea, VCU.


PÁGINAS: 41
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

O feijão carioca representa o tipo comercial de feijão comum mais produzido e consumido pela população brasileira. Devido a esta maior preferência pelo feijão carioca, a maior parte dos programas de melhoramento de feijão do país visam principalmente o desenvolvimento de novas cultivares desse tipo comercial. Esse trabalho teve por objetivo selecionar linhagens oriundas dos programas de seleção recorrente da UFLA que sejam altamente produtivas com arquitetura de plantas adequada a colheita mecanizada e resistentes a mancha angular para compor os ensaios de VCU de feijão carioca no estado de Minas Gerais. Para isso, foram conduzidos 13 experimentos, nas três safras (“águas”, “seca” e “outonoinverno”) de 2017 à 2019, nos municípios de Lavras, Patos de Minas e Lambari, Estado de Minas Gerais. Foram avaliadas 31 linhagens de feijão carioca provenientes de dois programas de seleção recorrente da UFLA. Um no qual a seleção visando a recombinação sempre foi baseada na produtividade de grãos (UFLA-SRPG) e outro na resistência a mancha angular (UFLA-SRMA). Além destas linhagens foram avaliadas também quatro testemunhas, totalizando 35 genótipos conduzidos em experimento em delineamento de blocos completamente casualizados. As características avaliadas foram produtividade de grãos, arquitetura de plantas e severidade de mancha angular. Os dados de avaliação destas linhagens foram submetidos a análise individual de variância para todos os caracteres. Foi realizado também análise conjunta de variância para todos os caracteres e realizados estudos pormenorizados por meio quantificação da porcentagem da parte complexa (PC%) da interação entre linhagens de cada grupo (UFLA-SRPG, UFLA-SRMA e testemunhas) e os pares de experimentos. Também foi realizada análise de adaptabilidade fenotípica para produtividade de grãos pelo método do centroide. Além disso, foi utilizado o índice da distância genótipo-ideótipo para auxiliar na seleção simultânea para todas as características avaliadas. Observou-se efeito significativo de interação entre linhagens dos programas UFLA-SRPG e UFLA-SRMA por ambientes para todos os caracteres. Houve um predomínio de linhagens destes programas com ampla adaptabilidade. As linhagens MAXIV-15, CXIV-77, MAXIV-12, MAXIII3, CXIV-31, CXV-35.23, MAXIV-19 além de apresentarem ampla adaptabilidade tem potencial para compor os ensaios de VCU de feijão carioca no estado de Minas Gerais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ELAINE APARECIDA DE SOUZA (Membro)
Externo à Instituição - JOSÉ EUSTÁQUIO DE SOUZA CARNEIRO - UFV (Membro)
Interno - LUCIMARA CRUZ DE SOUZA (Membro)
Externo à Instituição - PEDRO CRESCENCIO SOUZA CARNEIRO - UFV (Suplente)
Interno - TIAGO DE SOUZA MARCAL (Membro)
Presidente - VINICIUS QUINTAO CARNEIRO (Membro)
Notícia cadastrada em: 25/10/2022 08:42
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 03/07/2024 02:22