DESENVOLVIMENTO DE ASSISTENTE VIRTUAL VOLTADO PARA O
COMÉRCIO ELETRÔNICO
Assistentes Virtuais. Processamento de Linguagem Natural. Inteligência Artificial. Knowledge Base Question Answering. E-commerce.
O mercado de vendas virtuais (E-commerce) tem se expandido muito atualmente, devido a facilidade e praticidade proporcionadas por esta via de compra, e pelo fato de que as tecnologias vem se tornando cada vez mais acessíveis. Com o aumento dos consumidores que utilizam este método de compra, a implantação de assistentes virtuais por empresas pode agregar benefícios para ambos os lados da negociação (consumidores-empresas) uma vez que o uso de assistentes virtuais pode permitir a automação de tarefas (envolvendo meios de comunicação), acelerando-se assim a resolução de problemas e aumentando-se a produtividade para atendimento ao cliente, além de ser capaz de fornecer experiências personalizadas adequadas a cada consumidor. Neste trabalho são abordados conceitos que são relevantes ao tópico de assistentes virtuais, e meios de desenvolver-se um assistente virtual simplificado, que seja capaz de responder a questões do usuário fornecidas em linguagem natural, baseado em informações contidas em bases de conhecimento (KBs) que podem ser vistas como grafos. Para este fim, são abordadas duas linhas de pesquisa paralelas, os modelos completos (que são capazes de lidar diretamente com a questão em linguagem natural e fornecer resposta baseado na KB) e modelos compostos (composto por um método para conversão da questão da linguagem natural em uma query e um método de consulta à KB por meio de queries), onde a query é em geral no formato de triplas (sujeito, predicado, objeto). A princípio, são apresentados alguns resultados parciais relacionados a análise do MINERVA(DAS et al., 2018) um método para consulta à KB num modelo de assistente virtual composto, e em relação ao BAMnet (CHEN; WU; ZAKI, 2019) que é um modelo completo, sobre os aspectos de desempenhos obtidos, empregabilidade e limitações identificadas.