Ações do PPGESISA para contenção dos impactos do COVID19

 

 

Os docentes e discentes do PPGESISA está diretamente envolvido em três projetos que buscam soluções para os problemas causados pelo COVID-19 e em publicações em periódicos relacionadas. Um dos projetos financia bolsas de mestrado para dois discentes do PPGESISA. Você pode fazer o download do documento com os projetos aseguir no link abaixo:

Projetos para Contenção dos impactos da COVID-19

 

Projeto Financiado (FAPEMIG): Sistema de enclausuramento e transporte de pacientes com Covid-19

Coordenador: Sandro Pereira Da Silva

Resumo: Em 2020, o planeta passa por uma condição única no seu sistema de saúde, caracterizada por infecção pelo COVID-19, que apresenta um comportamento de alta transmissibilidade e deste modo, com elevada incidência de doentes sobrecarregando o atendimento hospitalar. Após medidas de distanciamento social, observa-se uma queda nas taxas de contaminação, porém o ambiente hospitalar mantém a necessidade de atender sua demanda de urgências, além deste novo cenário. Buscando reduzir a possibilidade de infecção de outros pacientes e profissionais de saúde que atuam na linha de frente, foi criado um sistema de enclausuramento e transporte com a intenção de isolar o paciente com suspeita ou confirmado de infecção pelo Coronavírus. A principal via de transmissão deste vírus ocorre pela tosse, espirros ou até a fala, quando são expelidos aerossóis. Nos hospitais, não há disponibilidade de equipamentos para transporte de pacientes em fase de isolamento pelo risco infeccioso. Isto gera uma necessidade de proteção de outros pacientes internados por outras doenças, além dos profissionais de saúde, principalmente em áreas de circulação e enfermarias. Nestes locais, o uso de equipamentos de proteção individual é menos observado que em unidades de terapia intensiva e centros cirúrgicos. Alguns estudos mostram que o vírus se mantém suspenso no ambiente por cerca de 3 horas e considerando que o ambiente hospitalar possui maior número de prováveis doentes com Covid-19, há um constante risco de disseminação viral. Esse sistema de enclausuramento é capaz de manter uma atmosfera controlada interna, com controle de vazão e pressão, com fluxo contínuo de ar e saída com total desinfecção do vírus. A aplicação do sistema será de grande utilidade para movimentação de pacientes com Covid-19 entre as diversas alas hospitalares, considerando ainda deslocamentos de CTI e de ambientes externos ao hospital.

 

Projeto Financiado (CAPES-Telemedicina): Sistema de inteligência artificial para o auxílio à tomada de decisão em triagem e diagnóstico de pacientes da COVID-19: escore e grupos de risco baseados em exames por imagem do tórax

OBS: Este projeto financia dois discentes do PPGESISA com bolsas de mestrado.

Coordenador: José Manoel de Seixas (UFRJ)

Docentes do PPGESISA envolvidos: Danton Diego Ferreira, Demóstenes Zegarra Rodrigues e Bruno Henrique Groenner Barbosa

Discentes do PPGESISA envolvidos: Luis Otávio Santos e Taís Alvarenga

Resumo: O século 21 vem estabelecendo como fator essencial que a formação na área da saúde inclua a educação digital, de tal modo que a telemedicina se torna cada vez mais presente. Neste momento em que a pandemia do COVID-19 tem características avassaladoras a nível mundial e está progredindo de forma preocupante no Brasil, a telemedicina se tornou uma opção diária para várias pessoas. A infecção por COVID-19 produz um quadro bastante agressivo ao aparelho respiratório em uma parte da população que tem uma má evolução da doença. Apesar de, hoje, já se conhecer o caráter sistêmico da infecção, a análise clínica pulmonar continua sendo um dos itens mais importantes na triagem e diagnóstico da doença e é um elemento central do atendimento por telemedicina. Como um indicador, em relação ao ano de 2019, as internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) cresceu 606% nas primeiras 18 semanas epidemiológicas de 2020. Em recente entrevista, a pesquisadora Margareth Dalcolmo da Fiocruz destaca que o padrão de infecção pulmonar pelo COVID-19 é bastante diferente do que se conhecia até hoje. Assim, a análise por radiografia, tomografia computadorizada ou ultrassonografia passa a ser bastante desafiadora, ainda mais considerando-se outras possíveis doenças a que o paciente se expôs ao longo da vida e que dizem respeito ao aparelho respiratório (pneumonia, tuberculose), deixando cicatrizes que devem ser consideradas nas análises das imagens. A interpretação do exame por imagem requer a presença de um especialista, o que atrasa o processo em muitos cenários da atenção básica. Visando superar esta barreira, estamos propondo o desenvolvimento de um aplicativo em software aberto, que permita uma avaliação rápida das imagens. A análise dos exames por imagem pode ser combinada com informações clínicas, de tal modo que grupos de risco podem ser associados aos pacientes, indo-se além de um suporte preditivo da doença. O aplicativo proposto será desenvolvido utilizando as técnicas da reprodutibilidade, o que facilita a sua incorporação no SUS, e será validado e disponibilizado gratuitamente para o SUS. Técnicas de inteligência computacional serão utilizadas, mais precisamente o aprendizado profundo. Destaque-se que os métodos de inteligência computacional se apoiam nos dados disponíveis, de tal modo que a qualidade destes dados tem importância fundamental. Adicionalmente, é sobre dados com qualidade que se pode obter a informação que se pretende processar e, com isso, reconhecer os padrões de interesse, no caso, para a triagem e diagnóstico da infecção por COVID-19. Portanto, as técnicas que avaliam a qualidade de dados (DQ, em inglês) e, consequentemente, a qualidade de informação (IQ, em inglês) vêm recebendo crescente atenção nas áreas de ciência de dados e serão aqui utilizadas.

 

Projeto Voluntário: Sistema automatizado de desinfecção de papel moeda.

Coordenador: Wilian Soares Lacerda

Resumo: A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou no dia 11 de março de 2020 pandemia mundial de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Inicialmente sem vacinas ou tratamento médico eficaz a recomendação da OMS é o isolamento social e hábitos de higiene reforçados. Afim de colaborar com uma das orientações da OMS este projeto de pesquisa tecnológica prevê o desenvolvimento de um protótipo de um equipamento de Desinfecção de Papel Moeda com utilização de componentes de baixo custo e fácil aquisição. O dispositivo a ser desenvolvido receberá uma cédula que receberá radiação por luz ultravioleta (UVC) e calor gerado por resistência elétrica com temperatura controlada para realizar o processo de esterilização.

 

 

Trabalhos decorrentes da pesquisa relacionados a COVID-19

1 - ROSA, RENATA L.; SILVA, MARIELLE J.; SILVA, DOUGLAS H.; AYUB, MUHAMMAD S.; CARRILLO, DICK; NARDELLI, PEDRO H. J.; RODRIGUEZ, DEMOSTENES Z. Event Detection System based on User Behavior Changes in Online Social Networks: Case of the COVID-19 Pandemic. IEEE Access, v. 8, p. 1-1, 2020. 

2 - BARBOSA, RODRIGO CARVALHO; ROSA, RENATA LOPES; SILVA, KÁTIA CILENE NELES DA; RODRIGUEZ, DEMOSTENES ZEGARRA. CT-FastNet: Detecção de COVID-19 a partir de Tomografias Computadorizadas (TC) de Tórax usando Inteligência Artificial. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 50315-50330, 2020.

3 - Dick Carrillo, Lam Duc Nguyen, Pedro H. J. Nardelli, Evangelos Pournaras, Plinio Morita, Demóstenes Z. Rodríguez, Merim Dzaferagic, Harun Siljak, Alexander Jung, Laurent Hébert-Dufresne, Irene Macaluso, Mehar Ullah, Gustavo Fraidenraich, Petar Popovski, “Containing Future Epidemics with Trustworthy Federated Systems for Ubiquitous Warning and Response”,  arXiv: 2010.13392 [cs.DC], , 26 Oct 2020

 

 

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 29/04/2024 15:05