Análise de Fluxo de Potência Probabilístico: Estudo de Caso no Sistema de Distribuição da Universidade Federal de Lavras
Sistema de Distribuição Elétrica, Recursos Energéticos Distribuídos, Fluxo de Potência Probabilístico, Séries Temporais, OpenDSS, QGIS, Modelagem Data-Driven.
A crescente integração de Recursos Energéticos Distribuídos (REDs) em redes de distribuição de energia elétrica tem intensificado a necessidade de modelagem precisa do sistema e de análises confiáveis de fluxo de potência. Para enfrentar esse desafio, este trabalho propõe uma metodologia estruturada para a modelagem de um Sistema de Distribuição Elétrica (SDE) real utilizando o OpenDSS, aplicada à rede da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Brasil. Como o SDE não possui dados georreferenciados pré-existentes, a abordagem combina a geolocalização de componentes do sistema por imagens de satélite, armazenadas e manipuladas no QGIS, a fim de minimizar a coleta de dados em campo, juntamente com a caracterização das cargas baseada em medições reais e distribuição estatística. O estudo proposto foca no fluxo de potência probabilístico em séries temporais (data-driven), permitindo simulações sob diferentes condições operacionais. Os resultados preliminares mostram que a integração dos REDs inverte a direção do fluxo de potência, aumenta as perdas no sistema e reduz o fator de potência, parcialmente corrigido pelo uso de bancos de capacitores fixos, e confirmam que a metodologia proposta permite a modelagem e análise efetiva de SDEs reais.