Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDSON DA SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDSON DA SILVA SANTOS
DATA: 27/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO:

USO DA MISTURA DE RAIZ E DA PARTE AÉREA DA MANDIOCA EM RAÇÃO PARA FRANGOS DE CORTE TIPO CAIPIRA


PALAVRAS-CHAVES:

avicultura, alimentos alternativos, agricultura familiar, alimentação animal


PÁGINAS: 12
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Nutrição e Alimentação Animal
ESPECIALIDADE: Avaliação de Alimentos para Animais
RESUMO:

A avicultura do tipo caipira, alternativa ou colonial, tem como ponto forte a alimentação alternativa, composta de pastagem, alimentos verdes e a ração comercial. O custo da alimentação é o mais significativo chegando a 70 por cento do custo total. A ração comercial é feita a base de milho e farelo de soja, produtos altamente demandados mundialmente, tendo seus preços muito afetados com a oscilação de oferta e demanda, o que dificulta e encarece a produção do agricultor familiar, incapaz de conseguir grandes estoques destes itens. Além de causar também impacto ambiental no cultivo dessas monoculturas.

Assim, a busca por alternativas menos onerosas e de fácil acesso, mas que mantenham as necessidades energéticas e nutricionais necessárias para a avicultura, é crucial para a manutenção da atividade. Dentre alguns alimentos utilizados, a mandioca (Manihot esculenta crants) surge como uma alternativa vantajosa, uma vez que é um produto de fácil cultivo, amplamente disseminado em todo o Cerrado Brasileiro, e o seu uso como fonte de alimentação de aves em substituição parcial ao milho tem se mostrado promissor (CARRIJO et al, 2010), podendo ser uma solução viável para a redução dos custos produtivos e ampliação dos ganhos dos produtores.

O cultivo de mandioca, como a criação de frangos tipo caipira, é peculiar aos agricultores familiares, que utilizam as raízes para alimentação de forma natural ou processada. O aproveitamento para o beneficiamento de mandioca descascada e congelada, feito por algumas Cooperativas de agricultores da região, acaba gerando alguns descartes, em razão das   raízes estarem pequenas, finas, tortuosas em excesso, descarte esse que pode ser significativo dependendo do estado de cada lavoura, o que pode causar prejuízos ao agricultor.

As ramas também geram material que sempre é descartado, pois ao colher a lavoura, é feito seleção das ramas para o replantio, mas o terço superior das plantas sempre é tido como inaproveitável. Materiais que poderiam perfeitamente compor formulações para reduzir custos da alimentação animal, o impacto ambiental e a dependência do agricultor a insumos externos.

este trabalho visa estudar a utilização da mistura de raiz com a parte aérea da mandioca como fonte de alimentação alternativa para criação de frangos caipiras e estabelecer sua viabilidade produtiva e econômica, assim como sua sustentabilidade. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - RENATA RIBEIRO ALVARENGA (Membro)
Presidente - EDISON JOSE FASSANI (Membro)
Externo à Instituição - ADRIANO GERALDO - IFMG (Suplente)
Externo à Instituição - ADRIANA GARCIA DE FREITAS - IFPI (Membro)
Notícia cadastrada em: 11/06/2024 17:08
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 03/07/2024 03:19