Avaliação na produção de ovos de galinhas no sistema “Caipira” com pastejo de Tifton 85 e consórcio com Amendoim Forrageiro
avicultura, alimento alternativo, bem-estar animal, produção de ovos
De acordo com o relatório da ABPA 2024, A produção de ovos no Brasil deve crescer 2,4% em 2025, totalizando 59 bilhões de unidades. Apenas em janeiro, já foram produzidos 5,9 bilhões de ovos.
No Brasil, comercialmente, são adotados 05 (cinco) formas de criação de galinhas de postura: gaiolas, “cage free”, caipira, “free range” e orgânico.
Quando se fala de instalações para galinhas poedeiras fora de gaiolas, alguns tipos de “capim” já estão sendo utilizados nas criações semi-intensivas (galinhas em galpões com piquetes de pasto verde para alimentação), como do gênero Cynodon, em específico o capim Tifton 85.
Diante destas observações o presente projeto tem por objetivo avaliar o desempenho e qualidade dos ovos de poedeiras comerciais em sistema livre de gaiolas com acesso a piquetes, alimentadas com rações e pastejo com o Tifton 85 e pastejo do consórcio entre o Tifton 85 e o Amendoim Forrageiro (Arachis sp).
O experimento será realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus de Campo Verde / MT. As aves serão poedeiras de linhagem comercial.
Serão utilizadas 320 galinhas poedeiras, divididas em grupos de 20 galinhas em 16 piquetes com dois tratamentos: pastejo de Tifton 85 e pastejo consorciado entre o capim Tifton 85 e a leguminosa Amendoim Forrageiro. Cada piquete possui um abrigo, com ninhos, bebedouro, comedouro para a ração e poleiro.
Será adotado um delineamento inteiramente casualizado com dois tratamentos e 8 repetições por tratamento onde o diferencial será a forrageira ofertada no pastejo.
No experimento será avaliado o desempenho das galinhas em produção de ovos (%/ave/dia) e compondo uma média semanal de produção, quantidade de ovos obtidos no período de avaliação. Semanalmente serão obtidos o peso médio dos ovos, o consumo de ração e será calculada a conversão alimentar.