Notícias

Banca de DEFESA: CARLA MARIA CAVALCANTI RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA MARIA CAVALCANTI RIBEIRO
DATA: 27/04/2023
HORA: 13:00
LOCAL: Anfiteatro do departamento de fitopatologia
TÍTULO:

Caracterização de bioativos de produtos da fermentação on farm e avaliação da eficiência para o controle de Pratylenchus brachyurus em soja.


Characterization of bioactive compounds from on farm fermented products and evaluation of their efficacy against Pratylenchus brachyurus in soybean.




PALAVRAS-CHAVES:

on farm, Pratylencus brachyurus, Controle biológico


PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitossanidade
ESPECIALIDADE: Fitopatologia
RESUMO:

O manejo do nematoide das lesões radiculares na soja (Glycine max), Pratylenchus brachyurus, é baseado na integração de fatores culturais, químicos e biológicos, sendo o manejo cultural e o controle biológico considerados ferramentas indispensáveis no manejo deste fitonematoide. Na primeira parte deste estudo é apresentada uma revisão de literatura abordando o patossistema do P. brachyurus-soja (), bem como as principais práticas de manejo. Além disso, faz-se uma abordagem de agentes de biocontrole, com ênfase no gênero Bacillus e os possíveis benefícios da adoção desse agente de controle biológico dentro do manejo integrado de nematóides em campo. Na segunda parte do estudo foi realizado um levantamento da qualidade dos produtos que estavam sendo produzidos por fermentação on farm em diferentes regiões do estado do Mato Grosso, durante o período de 2ª safra  de 2019/20 e safra 2020/21, totalizando 125 amostras coletadas. Essas amostras foram utilizadas para quantificação de células bacterianas endosporogênicas e para avaliar o desempenho deste fermentados na redução da penetração do P. brachyurus em raízes da soja. Foi feita análise do microbioma entre as amostras dos melhores produtos comerciais, onix e nemacontrol, sendo obtidos fermentações de diferentes realidades. Para o sequenciamento foi utilizado a região 16S rRNA utilizando os primers 515F e 806R com o sistema Ion OneTouch™ 2. Foi obtida a alfa diversidade e beta-diversidade microbiana das amostras avaliadas. Em um segundo momento, foi feita a validação das condições de fermentação e eficiência em campo de cinco ensaios realizados junto aos produtores em áreas com histórico de perdas pelo nematoide das lesões radiculares. Para as células endosporogênicas, apenas 3 produtos se mantiveram com quantificação satisfatória (108 UFC mL-1), tanto no produto comercial, quanto no fermentado, sendo que todos eles apresentavam Bacillus amyloliquefaciens como base. Dentre as variáveis analisadas para o teste de eficiência, apenas a penetração de nematóides nas raízes apresentou diferença entre as amostras, com destaque para 4 produtos distintos. Observou-se que a utilização de produtos resultantes da fermentação on farm em condições otimizadas pode permitir a redução de nematóides. A análise microbiana revelou abundância relativa foi de 100% nas amostras comerciais, enquanto as fermentadas tiveram uma grande variação na sua composição de gêneros de diferentes bactérias, sem nenhum padrão entre elas. Pela alfa diversidade, foi possível observar separação entre composição de produtos comerciais e on farm. Enquanto a beta diversidade mostrou um agrupamento entre as amostras fermentadas e entre as comerciais. Vemos a importância de entender a composição e eficiência do sistema de fermentação, sendo o on farm uma ferramenta para aumentar a produtividade, e as áreas devem ser manejadas com foco na integração do controle biológico com outras práticas de manejo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADAILSON FEITOZA DE JESUS SANTOS - UNEB (Membro)
Externo à Instituição - BERNARDO DE ALMEIDA HALFELD VIEIRA - EMBRAPA (Membro)
Presidente - FLAVIO HENRIQUE VASCONCELOS DE MEDEIROS (Membro)
Externo à Instituição - LIVIA SOMAN DE MEDEIROS - UNIFESP (Suplente)
Externo à Instituição - MARA RUBIA DA ROCHA - UFG (Membro)
Interno - RICARDO MAGELA DE SOUZA (Membro)
Interno - RAFAELA ARAÚJO GUIMARÃES - UFLA (Suplente)
Notícia cadastrada em: 13/04/2023 08:35
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 22/07/2024 14:21