Notícias

Banca de DEFESA: ANDERSON PEREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON PEREIRA DA SILVA
DATA: 19/12/2019
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de defesas, Bloco II.
TÍTULO:

VISÃO COMPUTACIONAL APLICADA NA DETECÇÃO DE SUJIDADE DO TRANSPORTADOR DE CARROCERIAS EM CABINE DE PINTURA AUTOMOTIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Sistemas Produtivos, Manufatura Enxuta, Automação Industrial, Arduino Uno, Reconhecimento de Padrões, Fuzzy, Visão Computacional, Inteligência Computacional, Redes Neurais Artificiais, Indústria 4.0, Computação Evolucionária, Industria Automobilística, Cabine de Pintura.


PÁGINAS: 1
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

A indústria 4.0 visa a integração de tecnologias de informação e comunicação que tem por objetivo alcançar novos objetivos de gerenciamento, produtividade, flexibilidade e qualidade, conciliando novas estratégias e novos modelos de negócio para a indústria, por isso é considerada a Quarta Revolução Industrial. Nesse conceito é esperado controlar a linha de produção remotamente, os conhecimentos dos sistemas ciber físicos (CPS), internet das coisas (IoT), internet de serviços (IoS), podem contribuir amplamente para o controle total da manufatura. Sendo assim, o interesse na área de reconhecimento de padrões tem despertado inúmeras aplicações nos processos industriais, sempre tem decisões e exigências cada vez mais desafiadoras, para atender aos mais variados tipos de processos (pintura, fundição, usinagem e montagem), sendo que cada área possui a sua particularidade. O projeto de um sistema de reconhecimento de padrões é normalmente implementado com as seguintes etapas: aquisição de dados com pré processamento, extração e seleção de características mais discriminativas, construção de um classificador ou descritor. Em um sistema de cabine de pintura automotiva é de suma importância manter a velocidade linear do transportador para manter uma boa aplicação e sem defeitos, visto que o processo de pintura é realizado através de robôs. No entanto, o acúmulo de sujeiras no transportador pode representar riscos de degradações nos processos de pintura e dessa forma perdas de desempenho e altos custos de retrabalhos. Este trabalho apresenta um protótipo em menor escala de um sistema de transportador linear de uma cabine de pintura da indústria automotiva que visa determinar por meio do reconhecimento de imagens o nível de sujidade da sua corrente. Dessa forma, é esperado contribuir para a otimização operacional do sistema e reduzir os custos de paradas de fabricação e consequentemente a perda de desempenho da fabricação e aumento da qualidade das carrocerias pintadas nas cabines de base e verniz. O sistema projetado permite a automação do processo do transportador utilizando o Arduino Uno e reproduzindo o funcionamento do transportador com os movimentos horário, anti-horário, parada e ajuste de velocidade. Dessa forma será possível determinar o nível de sujidade da corrente através dos mais diversos tipos de ensaios e experimentos nas capturas de imagens através de uma webcam com tratativa via software, comprovando que o sistema de reconhecimento de padrões baseado em visão computacional pode melhorar o desempenho da limpeza do transportador da cabine de pintura de base e verniz com baixo custo e fácil implementação na indústria automotiva, com aumento significativo da confiabilidade do sistema.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - BRUNO HENRIQUE GROENNER BARBOSA (Membro)
Interno - SANDRO PEREIRA DA SILVA (Membro)
Interno - DANTON DIEGO FERREIRA (Membro)
Externo ao Programa - JOELMA REZENDE DURAO PEREIRA - DEG (Membro)
Externo à Instituição - GIOVANI BERNARDES VICTOR - UNIFEI - UNI (Membro)
Externo à Instituição - EDGAR CAMPOS FURTADO - UFSJ (Suplente)
Notícia cadastrada em: 09/12/2019 16:57
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 16/05/2024 01:14