Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCUS VINÍCIUS MOREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCUS VINÍCIUS MOREIRA
DATA: 09/10/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Será realizada virtualmente pela plataforma Google Meet. https://meet.google.com/kvt-wtkm-mbk
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE UM CONTROLADOR DE SISTEMAS DE CLIMATIZAÇÃO DE AVIÁRIOS PARA CRIAÇÃO DE CODORNAS DE POSTURA


PALAVRAS-CHAVES:

Coturnicultura. Ambiente térmico. Monitoramento e controle. Inteligência artificial. Conforto animal. Internet das coisas.


PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
RESUMO:

O ambiente térmico no interior de aviários para criação codornas de postura afeta diretamente as respostas comportamentais, fisiológicas e produtivas das aves. Portanto, o controle mais realístico dos sistemas de climatização torna-se importante e constitui avanço em relação à tecnologia convencional de controle adotada atualmente. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho é desenvolver um controlador baseado em inteligência artificial e internet das coisas (IoT) para o controle de sistemas de ventilação (SV) e resfriamento evaporativo (SRE) de aviários para criação de codornas de postura. O sistema de monitoramento e controle será composto por uma rede de sensores sem fio que coletarão as variáveis temperatura de bulbo seco e umidade relativa do ar (tbs e UR, respectivamente). A tbs e UR serão usadas como variáveis de entrada em um sistema fuzzy do tipo Mamdani para predição de índice fuzzy de conforto térmico aplicado à codornas japonesas a ser desenvolvido. Um algoritmo de controle do SV e do SRE será estabelecido com base em informações da literatura envolvendo respostas fisiológicas, comportamentais e produtivas das aves, além de respostas relacionadas à qualidade do ovo. Os sistemas fuzzy e algoritmo de controle a serem desenvolvidos serão embarcados em um microprocessador, baseado em ESP8266, propiciando o acionando ou desligando de forma automatizada dos SV e SRE. Os dados instantâneos adquiridos pelos sensores (tbs e UR), bem como o status de funcionamento do sistema de climatização, serão armazenados na nuvem, estando acessíveis em computadores e dispositivos móveis.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - JAQUELINE DE OLIVEIRA CASTRO - DEG/ESCOLAENG (Membro)
Externo ao Programa - LEONARDO SCHIASSI - DEA/ESCOLAENG (Membro)
Externo ao Programa - PATRICIA FERREIRA PONCIANO FERRAZ - DEA/ESCOLAENG (Suplente)
Externo ao Programa - RAPHAEL WINCKLER DE BETTIO - DAC/ICE (Membro)
Presidente - TADAYUKI YANAGI JUNIOR (Membro)
Notícia cadastrada em: 24/09/2020 16:15
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 16/05/2024 11:29