Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCK MORAIS DE OLIVEIRA

DATA: 05/11/2020
LOCAL: Realizada virtualmente em https://meet.google.com/pxv-imsx-jfb

Estudo de Transição Suave entre Modos Ilhado e Conectado à Rede

Microrrede. Transição Suave. Controle Preditivo Baseado em Modelo com Conjunto de Controle Finito. Conversor Formador de Rede. DSP.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

Uma microrrede, composta por um sistema de geração distribuída (GD), sistemas de armazenamento de energia, cargas e uma forma adequada de controle pode operar conectada à rede elétrica principal e também de forma isolada ou ilhada. Para que haja possibilidade de uma microrrede operar nestes dois modos, é fundamental ter um controle de transição adequado e é muito importante que essa transição seja feita de forma contínua e suave. A transição acontece nos momentos de conexão e desconexão da microrrede com a rede principal, onde podem ocorrer problemas como transitórios de sobretensão, subtensão e frequências inadequadas presentes no sinal elétrico, e fazendo com que essa transição seja suave faz com que alguns desses efeitos sejam evitados a fim de que não haja interrupção de fornecimento de energia elétrica ou danos maiores nas cargas. Este trabalho apresenta a utilização do controle preditivo baseado em modelo com conjunto de controle finito (FCS-MPC), como metodologia de controle para que seja realizado a transição suave entre o modo conectado à rede e modo ilhado de um conversor formador de rede (CFR). Este conversor é projetado com baixo custo e será desenvolvido posteriormente, possui um filtro de saída LCL e a utilização de um microcontrolador DSP (LAUNCHXL-F2837D) onde integram os algoritmos de controle preditivo, em conjunto com os algoritmos de sincronismo por meio de um filtro adaptativo sintonizado com estimador de frequência (FAS-Estimador) e um algoritmo de detecção de ilhamento à ser definido. No entanto, antes do desenvolvimento prático, todo o sistema, junto aos algoritmos, serão simulados em ambiente virtual com o software Matlab/Simulink para avaliar seu comportamento e desempenho. E com os resultados a serem obtidos durante estes testes simulados, serão implementados todo o sistema de forma física a fim de obter resultados com desempenhos a serem avaliados durante a transição suave entre os modos de um conversor da microrrede, ao se tratar do comportamento do controle preditivo junto aos algoritmos de sincronismo e detecção de ilhamento no conversor formador de rede projetado.

Externo ao Programa - JOAQUIM PAULO DA SILVA - DFI/ICN (Membro)
Externo ao Programa - LEONARDO SILVEIRA PAIVA - DAT/ESCOLAENG (Membro)
Presidente - SILVIA COSTA FERREIRA (Membro)
Externo ao Programa - VINICIUS MIRANDA PACHECO - DAT/ESCOLAENG (Suplente)