Banca de QUALIFICAÇÃO: RONNIELLI CHAGAS DE OLIVEIRA

DATA: 04/11/2020
LOCAL: Realizada virtualmente em https://meet.google.com/vqd-kwfa-fhu

Capacidade de Hospedagem em Redes de Distribuição: Modelagem e estudo de caso

Capacidade de Hospedagem. Redes de distribuição. Geração Distribuída. Fotovoltaico

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação

Os sistemas fotovoltaicos estão cada vez mais integrados com a rede elétrica de distribuição de baixa tensão (BT) e também em média tensão (MT). Esta situação já começou a produzir desafios significativos para os operadores do sistema de distribuição devido aos impactos de qualidade de energia associados à sua integração com a rede, como: elevações  nos  níveis  de  tensão, harmônicos, intermitência, fluxo bidirecional  de  potência e variações de frequência. Além disso, a ausência de um controle centralizado traz outras questões, tais como a  necessidade  de  modificação  nas  proteções,  questões  de  segurança na rede, desbalanço geração/consumo, dentre outros. Neste contexto, os estudos de Capacidade de Hospedagem (CH) voltados para sistemas de distribuição se mostram cada vez mais relevantes. A CH é um indicador da quantidade máxima de geração distribuída que pode ser hospedada em um dado ponto da rede elétrica sem violar limites de operação predefinidos. Os principais desafios relacionados aos estudos de CH em sistemas de distribuição estão relacionados às características específicas destes sistemas, tais como sua dimensão, ausência de dados precisos e seus altos valores de X/R.  Visando contribuir com estudos relacionados a esta área, este trabalho apresenta uma metodologia para obtenção da CH em sistemas de distribuição utilizando o \textit{software}  de código aberto OpenDSS. A princípio o estudo será realizado para um sistema de distribuição teste disponibilizado pelo IEEE, o IEEE European Low Voltage Test Feeder. Após validação, esta metodologia será aplicada para estudos de CH no sistema de distribuição da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Para tanto, a rede elétrica do campus será modelada, por meio do levantamento dos parâmetros do alimentador e das principais características relacionadas aos transformadores, cabos e cargas, criando um modelo deste sistema para estudos de fluxo de potência. Por fim, espera-se que o resultados obtidos da modelagem e do estudo de CH proposto contribuam para gestão de energia e alocação de novos sistemas de geração distribuída na UFLA.

Externo ao Programa - FABIO DOMINGUES DE JESUS - DAT/ESCOLAENG (Membro)
Externo ao Programa - JOAQUIM PAULO DA SILVA - DFI/ICN (Membro)
Presidente - SILVIA COSTA FERREIRA (Membro)
Externo ao Programa - VINICIUS MIRANDA PACHECO - DAT/ESCOLAENG (Suplente)