Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREWS WILLIAN DOS SANTOS AMENT

DISCENTE: ANDREWS WILLIAN DOS SANTOS AMENT
DATA: 23/04/2021
LOCAL: Sala virtual https://meet.google.com/vur-mnnu-jek

ANÁLISE DOS DESLOCAMENTOS DE UMA VIGA EM BALANÇO: UMA ABORDAGEM SOBRE SIMULAÇÕES NUMÉRICAS, COM ENFOQUE EM PROCESSOS DE CONVERGÊNCIA DE MALHA

Método dos Elementos Finitos. Simulações numéricas. Convergência de malha. Viga em balanço.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos

O Método dos Elementos Finitos é um método numérico eficiente para resolver problemas envolvendo equações diferenciais parciais. Através do recurso computacional, é possível investigar problemas complexos de engenharia em diversas situações do cotidiano, com o intuito de se prever o comportamento antes de aplicar a solução ao caso real. Este projeto visa investigar os fundamentos matemáticos e computacionais utilizados para a aplicação do Método dos Elementos Finitos a fim de calcular os deslocamentos de uma viga em balanço com carga concentrada aplicada em sua extremidade livre, por meio de simulações numéricas desenvolvidas em software comercial. Almeja-se detalhar as soluções analítica, numérica e computacional implementadas pelo programa comercial, realizando três processos distintos de análise de convergência da malha, um manual, outro automático e desenvolver um otimizado e, posteriormente, comparar os resultados. Ao investigar formas distintas de analisar uma viga em balanço, pretende-se averiguar as vantagens e desvantagens e comparar a eficiência entre as metodologias de análise, contribuindo assim para que o processo de simulação do problema seja mais eficaz, mais especificamente a análise de convergência da malha.

Externo ao Programa - EVELISE ROMAN CORBALAN GOIS FREIRE - DEX/ICET (Membro)
Externo ao Programa - FABIO LUCIO SANTOS - DEG/ESCOLAENG (Membro)
Externo ao Programa - MAURICIO FRANCISCO CALIRI JUNIOR - DEG/ESCOLAENG (Suplente)
Presidente - RICARDO RODRIGUES MAGALHAES (Membro)