Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSALRA MARIA ALVES DE MORAIS

DISCENTE: ROSALRA MARIA ALVES DE MORAIS
DATA: 23/04/2021
LOCAL: Sala virtual https://meet.google.com/pwv-rsqn-sma

Sistema de controle para monitoramento de tensão e corrente no processo de fabricação

Manufatura subtrativa. Monitoramento em tempo real. LabVIEW®. Interface homem-máquina. FPGA.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

O conceito atual do processo de manufatura subtrativa é basicamente definido como um processo de remoção gradual de material, de novos materiais e ligas metálicas com excelentes propriedades de resistência mecânica a diversos esforços em que o material poderá ser solicitado durante o processo de fabricação. Contudo, a alta demanda de fabricação de materiais ao desenvolvimento de produtos na indústria, as ferramentas de corte passaram a ter uma atenção especial. Neste sentido, encontrar soluções que possa predizer aumento de esforços de corte durante o processo de usinagem passou a ser objeto de inúmeras pesquisas, pois ao monitorar o processo pode-se predizer o momento adequado para substituir a ferramenta de corte. A proposta deste trabalho é desenvolver um sistema universal de controle e monitoramento da tensão e corrente que possa ser aplicado em qualquer processo de fabricação, desde que respeitados a limitação de hardware de máquina operatriz para máquina operatriz. Este sistema de controle e monitoramento será desenvolvido na plataforma de programação virtual LabVIEW, que de forma gráfica será estabelecido a interface homem-máquina, com controle de tensão e corrente sob taxa de aquisição de 50ms. O hardware aplicado são placas de aquisições analógicas acopladas a um módulo FPGA. O resultado esperado é um sistema capaz de monitorar o processo de fabricação durante sua execução de forma a determinar o momento adequado para que o processo tenha intervenções, como exemplo: a troca de ferramenta ou anomalias na máquina que possam refletir em aumento dos valores monitorados de tensão e corrente.

Externo ao Programa - CARLOS EDUARDO CASTILLA ALVAREZ - DEG/ESCOLAENG (Suplente)
Externo ao Programa - FRANCISCO SCINOCCA - DEG/ESCOLAENG (Membro)
Externo ao Programa - JOELMA REZENDE DURAO PEREIRA - DEG/ESCOLAENG (Membro)
Presidente - SANDRO PEREIRA DA SILVA (Membro)