Banca de QUALIFICAÇÃO: LUDMILA APARECIDA DE OLIVEIRA

DISCENTE: LUDMILA APARECIDA DE OLIVEIRA
DATA: 23/02/2023
LOCAL: Qualificação Ludmila Thursday, February 23 · 2:00 – 6:00pm Google Meet joining info Video call link:

Posicionamento por Ponto Preciso em Tempo Real para Veículos Agrícolas Conectados

GNSS, Agricultura de Precisão, PPP-TR

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação
ESPECIALIDADE: Instrumentação Eletrônica

Os Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS) podem ser utilizados em diversas áreas, tais como a agricultura de precisão ou até mesmo em sistemas de o controle do tráfego aé- reo. Atualmente, existem diversas técnicas de posicionamento que podem ser aplicadas a esses sistemas, cada qual com sua particularidade e limitação. Logo, é relevante o estudo de técnicas alternativas que busquem melhorar a precisão no posicionamento, tal como a técnica do Posicionamento por Ponto Preciso (PPP), a qual foi originalmente criada para aplicações pósprocessadas (PPP-PP), mas que, atualmente, já pode ser empregada em aplicações em tempo real (PPP-RT). Essa técnica requer que correções sejam aplicadas às observáveis de um receptor GNSS de forma a mitigar individualmente os componentes dos chamados “erros de modo comum” existentes. Tais correções PPP-TR são fornecidas por agências especializadas, como por exemplo, o International GNSS Service (IGS), a Facultad de Ciencias Astronómicas y Geofísicas (FCAG), da Universidad Nacional de La Plata (UNLP), o Bundesamt für Kartographie und Geodäsie (BKG), entre outros, cada qual fornece uma correção específica para cada um dos erros de modo comum a serem mitigados. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é investigar o formato em que cada correção é gerada, bem como definir algoritmos adequados para implementação de uma solução de posicionamento sub-métrico via PPP-TR para o Sistema de Posicionamento Global (GPS) em particular. Para alcançar tal objetivo, a metodologia proposta se baseia em uma revisão da literatura na área de GNSS com caracterização dos seus métodos de posicionamento, sendo seguida por uma análise dos aspectos relacionados à natureza das correções PPP-TR fornecidas pelo IGS e FCAG-UNLP, bem como a necessidade de se aplicar correções adicionais ao PPP-TR. Em seguida, dados GNSS estacionários em tempo real são coletados de receptores de alta qualidade pertencentes à Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS (RBMC), adiminstrado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio do software BKG Ntrip Client (BNC), concebido pela BKG. Para fins de análise, utilizam-se, em adição às correções fornecidas pelo IGS, as correções ionosféricas disponibilizadas pelo servidor da FCAG-UNLP,o qual utiliza maior número de bases GNSS brasileiras inseridas em sua rede (quando comparada à rede IGS). Após a coleta de dados, simulações computacionais e testes experimentais são propostos afim de se analisar o desempenho de técnicas de estimação investigadas.

Externo à Instituição - VINÍCIUS MANHÃES GABRIEL DE BRITO CAVALCANTI - IME (Membro)
Interno - SILVIA COSTA FERREIRA (Suplente)
Presidente - FELIPE OLIVEIRA E SILVA (Membro)
Externo ao Programa - DANILO ALVES DE LIMA - DAT/EENG (Membro)