Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE DE ARAÚJO

DATA: 31/07/2023
LOCAL: online

ALOCAÇÃO ÓTIMA DE BANCO DE CAPACITORES NA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DA UFLA

Capacidade de Hospedagem. Capacitores. Rede de Distribuição. Potência Reativa. Alocação Ótima de Bancos de Capacitores.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

A modelagem de rede de distribuição da Universidade Federal de Lavras (UFLA) utilizando o software OpenDDS, juntamente com a alocação de bancos de capacitores para correção de reativo, é um tema inovador e relevante no campo da engenharia elétrica. Essa abordagem visa otimizar a eficiência energética, a qualidade do fornecimento de energia e a confiabilidade do sistema elétrico da UFLA. A modelagem de rede de distribuição consiste em representar matematicamente e computacionalmente os componentes e características do sistema elétrico, como linhas de transmissão, transformadores, geradores e cargas. O uso do software OpenDDS, um middleware de código aberto para sistemas distribuídos em tempo real, permite a modelagem e simulação precisa e eficiente do comportamento do sistema elétrico da UFLA. Além disso, a alocação de bancos de capacitores para correção de reativo é uma estratégia importante para otimizar o fator de potência e reduzir perdas de energia. Os bancos de capacitores são dispositivos capazes de armazenar e fornecer energia reativa, corrigindo o desequilíbrio entre a energia ativa e reativa do sistema elétrico. A alocação adequada desses bancos de capacitores na rede da UFLA permite uma distribuição mais equilibrada e eficiente de energia. Ao combinar a modelagem de rede de distribuição da UFLA com o uso do software OpenDDS e a alocação de bancos de capacitores, é possível realizar análises detalhadas do comportamento do sistema elétrico. Isso inclui a identificação de problemas, como quedas de tensão, sobrecarga e desequilíbrios de carga, e a proposição de soluções para melhorar a confiabilidade e eficiência do sistema.

Externo à Instituição - ROBSON BAUWELZ GONZATTI - UNIFEI - UNI (Suplente)
Externo ao Programa - ANGELICA SOUSA DA MATA - DFI/ICN (Membro)
Externo ao Programa - LEONARDO SILVEIRA PAIVA - DAT/EENG (Membro)
Presidente - SILVIA COSTA FERREIRA (Membro)