Banca de DEFESA: LUDMILA APARECIDA DE OLIVEIRA

DISCENTE: LUDMILA APARECIDA DE OLIVEIRA
DATA: 30/01/2024
LOCAL: meet.google.com/etf-rerc-agf

Posicionamento por Ponto Preciso em Tempo Real para Receptores GPS de Simples Frequência: Um Estudo de Caso sobre a América Latina com Foco em Veículos Agrícolas Conectados

GNSS, GPS, RT-PPP, IGS, FCAG, UNLP

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação
ESPECIALIDADE: Instrumentação Eletrônica

Os Sistemas Globais de Navegação por Satélite (do inglês Global Navigation Satellite Systems - GNSS) podem ser utilizados em diversas áreas do conhecimento, tais como na localização de pessoas e veículos, agricultura de precisão ou até mesmo em sistemas de defesa e controle do tráfego aéreo. Atualmente, existem diversas técnicas de posicionamento que podem ser aplicadas a esses sistemas, cada qual com sua particularidade e limitação. Logo, é relevante o estudo de técnicas alternativas que busquem melhorar a precisão no  posicionamento, tal como a técnica de Posicionamento por Ponto Preciso (PPP), a qual foi originalmente criada para aplicações pós-processadas (do inglês Post ProcessedPPP - PP-PPP) baseadas em receptores de dupla-frequência (DF), i.e., alto custo, mas que, atualmente, já pode ser empregada em aplicações em tempo real (do inglês Real TimePPP - RT-PPP) baseadas em receptores de simples-frequência (SF), i..e, de baixo custo. Essa técnica requer que correções sejam aplicadas às observáveis de um receptor GNSS de forma a mitigar individualmente os componentes dos chamados “erros de modo comum” existentes. Tais correções RT-PPP são fornecidas por agências especializadas, como por exemplo, o Serviço Internacional GNSS (do inglês International GNSS Service - IGS), a Facultad de Ciencias Astronómicas y Geofísicas (FCAG), da Universidad Nacional de La Plata(UNLP), o Bundesamt für Kartographie und Geodäsie (BKG), entre outros. Cada correção é específica para o respectivo erro de modo comum a ser mitigado. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é investigar o formato em que cada correção é gerada, bem como definir algoritmos adequados para implementação de uma solução de posicionamento submétrico via RT-PPP para receptores de SF do Sistema de Posicionamento Global (do inglês Global Positioning System- GPS), em particular. Para alcançar tal objetivo, a metodologia proposta se baseia em uma revisão da literatura na área de GNSS com caracterização dos seus métodos de posicionamento, sendo seguida por uma análise dos aspectos  relacionados à natureza das correções RT-PPP fornecidas pelo IGS e FCAG-UNLP, bem como a necessidade de se aplicar correções adicionais ao RT-PPP. Em seguida, dados GNSS estacionários em tempo real são coletados de receptores de alta qualidade pertencentes à Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS (RBMC), adiministrado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio do software BKG Ntrip Client (BNC), concebido pela BKG. Para fins de análise, utilizam-se, em substituição às correções ionosféricas fornecidas pelo IGS, aquelas disponibilizadas pelo servidor da FCAG-UNLP, as quas englobam um maior número de bases GNSS brasileiras inseridas em sua rede (quando comparado à rede  IGS). Após a coleta de dados, simulações computacionais e testes experimentais adicionais são propostos a fim de avaliar o desempenho das técnicas de estimação investigadas: (a) em toda a região de abrangência do atual serviço de correção ionosférica fornecido pela FCAG-UNLP, a saber, América Latina, com extensão ao Caribe Península Artártica; (b) em condições dinâmicas do receptor, coletadas a partir de ensaios com veículos urbanos e agrícolas em movimento; (c) com base em diferentes modelos empíricos de compensação troposférica e diferentes ângulos de máscara para os satélites visíveis; e (d) com vistas ao cumprimento de diversos requisitos de posicionamento aplicáveis para veículos conectados.Como principal contribuição da dissertação, mostra-se que o RT-PPP para receptores GPS de simples frequência baseado nos produtos  Ionosféricos da FCAG-UNLP, modelo troposférico daUniversity of New Brunswick 3(UNB3), e ângulo de máscara de 15 graus, fornece melhor exatidão de posicionamento, especialmente no canal horizontal, em relação à solução correspondente baseada, exclusivamente, em produtos do IGS.

Externo à Instituição - VINÍCIUS MANHÃES GABRIEL DE BRITO CAVALCANTI - IFF (Membro)
Externo à Instituição - MARCELO CARVALHO TOSIN - UEL (Membro)
Externo à Instituição - ISRAEL TEODORO MENDES - CEFET/MG (Suplente)
Presidente - FELIPE OLIVEIRA E SILVA (Membro)