Banca de DEFESA: ALEXANDRE DE ARAÚJO

DISCENTE: ALEXANDRE DE ARAÚJO
DATA: 08/02/2024
LOCAL: Sala de defesa da Pós Graduação PPGESISA

ESTUDOS DE PERFIL DE CARGA E ALOCAÇÃO ÓTIMA DE BANCOS DE CAPACITORES NA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DA UFLA COM O SOFTWARE OPENDSS

Capacitores. Compensação de Reativo. Otimização. Perdas. Rede de Distribuição.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

A modelagem da rede de distribuição da Universidade Federal de Lavras (UFLA) empregando o software OpenDDS, conjuntamente com a alocação ótima de bancos de capacitores, constitui uma abordagem inovadora e relevante no âmbito da engenharia elétrica. Este enfoque tem por objetivo aprimorar a eficiência energética, a qualidade do fornecimento de energia e a confiabilidade do sistema de distribuição da UFLA. A modelagem da rede de distribuição envolve a representação matemática e computacional dos componentes e características do sistema elétrico, tais como cabos, transformadores, geradores e cargas. A utilização do OpenDDS, um software de código aberto destinado a sistemas distribuídos em tempo real, possibilita a modelagem e simulação do comportamento do sistema elétrico da UFLA. Adicionalmente, a alocação de bancos de capacitores para correção de potência reativa emerge como estratégia crucial para otimizar o fator de potência e mitigar as perdas de energia. Bancos de capacitores, enquanto dispositivos capazes de armazenar e fornecer energia reativa, corrigem o desequilíbrio entre a energia ativa e reativa do sistema elétrico. Ao integrar a modelagem da rede de distribuição da UFLA com a utilização do \textit{software} OpenDDS e a alocação de bancos de capacitores, torna-se possível conduzir análises sobre o comportamento desse sistema de distribuição específico. O presente trabalho apresenta uma modelagem completa do sistema de distribuição, incluindo a etapa de alocação ótima de bancos de capacitores, e realiza uma análise de sensibilidade para determinar os Fatores de Sensibilidade de Perdas (LSFs), visando identificar os locais mais apropriados para compensação de potência reativa. Emprega-se séries temporais para delinear o cenário diário em períodos letivos e de férias. No âmbito da gestão otimizada, aplica-se um método heurístico para otimizar o fator de potência e minimizar as perdas ativas no sistema. As iterações determinarão o dimensionamento dos bancos de capacitores, correspondendo aos valores nominais dos bancos de capacitores fixos a serem instalados na rede de distribuição da Universidade Federal de Lavras.

Presidente - SILVIA COSTA FERREIRA (Membro)
Externo à Instituição - RONDINELI RODRIGUES PEREIRA - UNIFEI - UNI (Membro)
Externo à Instituição - ROBSON BAUWELZ GONZATTI - UNIFEI - UNI (Suplente)
Externo ao Programa - JOAQUIM PAULO DA SILVA - DFI/ICN (Membro)