Pesquisas do PPGCC são premiadas em evento científico

Duas pesquisas realizadas no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras  (DCC/UFLA) receberam premiação no XVII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS), que ocorreu  entre os dias 28/10 a 1º/12, em Fortaleza (CE).

O trabalho intitulado "Medindo o trabalho dos desenvolvedores para apoiar o gerente de projetos de software: um estudo exploratório " (Measuring the Work of Developers to Support the Software Project Manager: An Exploratory Study),  ganhou o prêmio de "2o melhor artigo da Trilha de Trabalhos Técnicos". O autor é o estudante de mestrado Matheus Silva Ferreira, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC/UFLA), orientado pelos professores  Heitor Costa  e Paulo Júnior (DCC/UFLA),

A pesquisa sobre "Abordagem orientada à qualidade para recomendar a refatoração do método de movimentação" (A Quality-oriented Approach to Recommend Move Method Refactoring), do ex-aluno de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC/UFLA) Christian Marlon de Sousa Couto, orientado pelo professor Ricardo Terra (DCC/UFLA), ganhou o prêmio de "2a melhor dissertação de mestrado" no Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software (CTDQS), que visa divulgar e premiar as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado na área de Qualidade de Software, com relevante impacto para a sociedade e para as empresas, além de contribuição significativa e destacada para a área científica de Qualidade de Software.

O SBQS é o principal fórum brasileiro dedicado exclusivamente à Qualidade de Software. Ao longo do tempo, a comunidade científica e de prática proporcionou a criação de métodos, técnicas, paradigmas, ambientes e ferramentas de desenvolvimento, modelos de ciclo de vida, modelos de maturidade, melhores práticas, dentre outros, que largamente impactaram a forma como se faz a Engenharia de Software, com informações do site do evento.

Escrito por Melissa Carvalho

Notícia cadastrada em: 06/11/2019 10:18
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 06/05/2024 02:28