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Banca de DEFESA: CAIRO APARECIDO CAMPOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAIRO APARECIDO CAMPOS
DATA: 30/11/2020
HORA: 16:45
LOCAL: https://meet.google.com/uum-vupt-bna
TÍTULO:

RHBS: Roteamento Hierárquico Baseado em Setores para Redes Veiculares


PALAVRAS-CHAVES:

Rede Veicular, VANET, Backbone, Roteamento Baseado em Cluster, Roteamento Geográfico, Ambiente Urbano.


PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

Em redes veiculares ad hoc, uma das maiores dificuldades encontradas é manter a comunicação
estável entre os veículos. A alta mobilidade e topologia dinâmica dos veículos interrompem as
rotas estabelecidas entre dois veículos em comunicação. Para tentar minimizar esse problema,
um grande número de protocolos de roteamento foram desenvolvidos e classificados de acordo
com suas propriedades. Entre eles, os protocolos baseados em cluster e os protocolos geográficos
ganharam destaque. Essas duas classes de protocolos, em geral, permitem um menor
overhead de mensagens de controle e um menor tempo de latência. No entanto, nem sempre
estão adaptados às características únicas das cidades. Visando um melhor desempenho para
o ambiente urbano, este trabalho propõe o protocolo de Roteamento Hierárquico Baseado em
Setores (RHBS). Neste protocolo cada cluster é um setor delimitado por um conjunto de ruas
que possuem estacionamentos. Os veículos estacionados nestes estacionamentos formam um
backbone que interligam todos os setores. O backbone é utilizado para rotear de forma geográfica,
mensagens de controle e dados. Em cada setor há também um veículo estacionado com
a função de Cluster Head (CH). O CH recebe a posição dos veículos moveis do seu setor e
fornece a posição de um veículo quando requisitada. Além deste veículo de status especial, há
também um veículo estacionado com o status de Cluster Head de Segundo Nível (CH2) próximo
ao centro da área geográfica onde se localiza os setores. Este veículo recebe tabelas de
atualização dos CHs e portanto, conhece todos os veículos em movimento em cada setor. O
CH2 também é consultado quando a posição de um veículo não é conhecida por um CH. No
RHBS, quando um veículo móvel de origem recebe a posição de um veículo móvel de destino
por meio de um CH ou CH2, envia uma mensagem de dados em direção a esta posição. O
RHBS após seu desenvolvimento foi comparado com o protocolo reativo Ad-hoc On-Demand
Distance Vector (AODV) mostrando um menor tempo de latência e uma menor quantidade de
mensagens em quatro das cinco comunicações avaliadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - TALES HEIMFARTH (Membro)
Interno - LUIZ HENRIQUE ANDRADE CORREIA (Suplente)
Externo ao Programa - RAPHAEL WINCKLER DE BETTIO - DAC/ICE (Membro)
Externo ao Programa - JOAO CARLOS GIACOMIN - DCC/ICE (Membro)
Externo à Instituição - EDISON PIGNATON DE FREITAS - UFRGS (Membro)
Externo à Instituição - ALDRI LUIZ DOS SANTOS - UFPR (Suplente)
Notícia cadastrada em: 18/11/2020 14:59
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