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Banca de DEFESA: HÉRLON MANOLLO CÂNDIDO GUEDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HÉRLON MANOLLO CÂNDIDO GUEDES
DATA: 26/11/2020
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/kwk-juso-bkh
TÍTULO:

EXPLORAÇÃO CONTEXTUAL DE FÓRMULAS MATEMÁTICAS NA WEB PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM LEITOR DE TELAS DE CÓDIGO ABERTO


PALAVRAS-CHAVES:

Deficiência visual. Software leitor de telas. Fórmulas Matemáticas. Estratégias de Navegação e Exploração. Usabilidade. Acessibilidade.


PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

A evolução de recursos tecnológicos tem ampliado o acesso à informação para todos,
principalmente para pessoas com deficiência. Por este motivo, a disponibilização de conteúdo
didático digital como e-books, PDFs e materiais na Web tem ampliado o alcance ao conhecimento.
Entretanto, algumas barreiras ainda persistem em relação ao acesso de pessoas com deficiência
visual à informação. Mesmo com o avanço tecnológico e disponibilização de diversos
materiais em vias digitais com possibilidade de leitura por leitores de tela, conteúdos específicos
como a matemática ainda são causa de problema para usuários destes sistemas. Devido
à complexidade das notações matemáticas e sua natureza abstrata, a matemática é uma ciência
que apresenta desafios para compreensão por meios que não sejam visuais. Sendo assim, a leitura
de conteúdo matemático por meio de leitores de tela atualmente enfrenta problemas como
ambiguidade, compreensão de fórmulas longas e identificação de elementos específicos. Além
disso, ainda que com problemas de leitura, poucos são os leitores de tela que oferecem suporte
à leitura deste tipo de conteúdo. No caso da língua Portuguesa, a situação ainda é mais grave,
com nenhum suporte atualmente para leitura de fórmulas matemáticas nos leitores de tela comerciais
e livres de ampla utilização. A compreensão da leitura de fórmulas por meio de síntese
de voz ainda apresenta desafios pela falta de possibilidade de obter visão geral sobre os conteúdos
e pela limitação da natureza sequencial da síntese de voz. Desta forma, este trabalho se
propôs a implementar e avaliar um plugin para leitura e exploração de fórmulas matemáticas de
modo a possibilitar que o leitor de telas NVDA fosse capaz de explorar internamente as fórmulas
utilizando delimitações contextuais nos elementos matemáticos com leitura em Português.
Para isso, este trabalho se apoiou em resultados de trabalhos anteriores que tiveram a participação
do autor desta dissertação, que envolveram: entrevistas com 12 pessoas com deficiência
visual, além da realização de testes sobre um protótipo baseado no leitor de telas ChromeVox,
que contou com a participação de 5 pessoas com deficiência visual. A partir da identificação
das necessidades dos usuários, por intermédio das entrevistas e testes utilizando o protótipo
ChromeVox-NavMatBR, foram identificados problemas envolvendo sobrecarga de memória e
compreensão ambígua das fórmulas matemáticas. Tendo em mente estes problemas, o plugin
com narração em português do Brasil aqui apresentado, denominado Acces8Math-NavMatBR,
baseado no Access8Math, foi desenvolvido e submetido à testes de usabilidade com a participação
de 6 usuários com deficiência visual. Os testes com o novo sistema demonstraram
uma melhora quanto à compreensão das fórmulas, bem como a melhoria no acesso a elementos
específicos com a exploração com abstração das fórmulas. O sistema demonstrou ser uma importante
contribuição tecnológica, por tratar-se de um plugin com distribuição gratuita para uso.
Como contribuição científica, o presente trabalho apresentou avanços no estudo de técnicas para
auxiliar na compreensão das fórmulas matemáticas por pessoas com deficiência visual por meio
de leitores de tela. Por tratar-se de um sistema de código aberto, o trabalho também possibilita
sua utilização em pesquisas futuras. Este trabalho ainda traz como contribuições científicas um
melhor entendimento à respeito das necessidades dos usuários de leitor de telas, bem como resultados
de implicações de design de sistemas para leitura de fórmulas matemáticas no contexto
brasileiro e considerações sobre os padrões de exploração utilizados por usuários brasileiros no
que diz respeito à leitura e navegação em fórmulas matemáticas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ANDRE PIMENTA FREIRE (Membro)
Interno - RAFAEL SERAPILHA DURELLI (Suplente)
Externo ao Programa - PAULA CHRISTINA FIGUEIRA CARDOSO - DAC/ICE (Membro)
Externo à Instituição - SORAIA SILVA PRIETCH - UFMT (Suplente)
Externo à Instituição - WILLIAN MASSAMI WATANABE - UTFPR (Membro)

Notícia cadastrada em: 18/11/2020 15:00
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