Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILLA DE SOUZA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILLA DE SOUZA SILVA
DATA: 16/06/2021
LOCAL: meet.google.com/umk-nnjt-kzi

EXTRAÇÃO E ANÁLISE DE INFORMAÇÃO SOBRE BEBIDAS A PARTIR DE TEXTOS COMPARTILHADOS NA WEB

Mineração de Texto. Aprendizagem de Máquina. Processamento de linguagem natural. Bebida. Cachaça.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

Com o advento de mídias sociais como fóruns, blogs, páginas de revisão de produtos e redes sociais, houve um aumento considerável na quantidade de dados no formato de texto compartilhados na Web. Esses textos normalmente contêm informações relevantes sobre diferentes tópicos, por exemplo, a opinião ou sentimento do público a respeito de um determinado produto ou serviço. Tais informações são úteis para auxiliar empresas durante o processo de tomada de decisão, pois podem conter o feedback e a avaliação dos clientes. É possível encontrar na literatura muitas pesquisas focadas na automatização da descoberta de conhecimento em textos sobre produtos eletrônicos e bebidas. Entretanto, a maior parte desses estudos trabalha com textos no idioma inglês, pois os recursos existentes, por exemplo, os corpus, são mais abundantes para esse idioma. Neste trabalho será apresentada uma abordagem para a detecção automática de informações relevantes sobre bebidas a partir de textos compartilhados na Web que são escritos especificamente na língua portuguesa. Para tal, serão aplicadas aos dados tarefas de mineração de texto (ex.: reconhecimento de entidades nomeadas e análise de sentimentos), usando técnicas de processamento de linguagem natural e aprendizagem de máquina. Para validação da abordagem proposta será realizado um estudo de caso com a bebida cachaça.

Presidente - DENILSON ALVES PEREIRA (Membro)
Interno - ERIC FERNANDES DE MELLO ARAUJO (Membro)
Externo ao Programa - ERICK GALANI MAZIERO - DAC/ICET (Suplente)
Interno - LUIZ HENRIQUE DE CAMPOS MERSCHMANN (Membro)