Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTHUR HENRIQUE SOUSA CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTHUR HENRIQUE SOUSA CRUZ
DATA: 17/06/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/fwy-sfdu-wov
TÍTULO:

UM ESTUDO SOBRE O PROBLEMA DEROTEAMENTO DE VEÍCULOS DINÂMICO


PALAVRAS-CHAVES:

Problema de coleta e entrega. Roteamento de veículos dinâmico. Heurísticas. Simulação. Modelo Baseado em Agentes.


PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

Nos últimos anos, o volume de entregas diárias aumentou de forma significativa e, neste novo cenário, a utilização de ferramentas de apoio à decisão baseadas em algoritmos de otimização são capazes de melhorar a competitividade de empresas que trabalham com entregas. Uma das questões relevantes é a definição de rotas de entrega eficientes. Neste trabalho, estuda-se o Problema de Roteamento de Veículos em contextos dinâmicos, ou seja, os pedidos ocorrem durante todo o período de entrega e não apenas antes do início do planejamento. Tem-se como foco a resolução de uma de suas variantes, que considera a coleta e entrega de pacotes e de janelas de tempo, que restringem o horário da coleta ou entrega. Ao problema abordado dá-se o nome Problema de Coleta e Entrega com Janelas de Tempo Dinâmico (PCEJTD). Entre os objetivos deste estudo, tem-se a resolução deste problema para instâncias com até 2:000 pedidos, além da implementação de um software que seja flexível o suficiente para a solução de um número limitado de suas variantes. A motivação do estudo advém de um projeto em cooperação com uma empresa da área de logística, e conta com restrições adicionais. A fim de cumprir estes objetivos, planeja-se a implementação de duas componentes para o software: (i) um solver para tratar o problema; e (ii) uma ferramenta de simulação para representar ambientes dinâmicos. As componentes se comunicarão através de uma arquitetura cliente-servidor, permitindo que sejam independentes. Para a implementação do solver, será proposta a adaptação de uma matheuristic presente na literatura do PCEJTD em sua versão estática e sem as restrições adicionais. Para a simulação, será proposto um Modelo Baseado em Agentes com o objetivo de adicionar características reais do tráfego de veículos. Também é proposto um gerador de instâncias baseado na literatura e resultados de sua primeira versão são apresentados junto a sugestões de melhoria. Por fim estabelece-se o cronograma para a conclusão deste projeto.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - ERICK GALANI MAZIERO - DAC/ICET (Suplente)
Externo à Instituição - FABIO LUIZ USBERTI - UNICAMP (Membro)
Externo à Instituição - FRANKLINA MARIA BRAGION DE TOLEDO - USP (Membro)
Externo à Instituição - MARINA ANDRETTA - USP (Suplente)
Presidente - MAYRON CESAR DE OLIVEIRA MOREIRA (Membro)
Interno - RICARDO TERRA NUNES BUENO VILLELA (Membro)
Notícia cadastrada em: 08/06/2021 11:29
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 06/05/2024 03:28