Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO DO PRADO RAMOS

DISCENTE: THIAGO DO PRADO RAMOS
DATA: 30/07/2021
LOCAL: https://meet.google.com/yfp-sixg-tou

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO USUÁRIO EM UMA REDE WI-FI EM UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO

User behavior, Wi-Fi, rede social, clustering.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

As redes de computadores estão cada vez mais heterogêneas e seus usuários acessam diversos tipos de aplicações usando diferentes tecnologias. O acesso utilizando dispositivos móveis tem aumentado e assim fazendo uso massivo das conexões sem fio. Torna-se necessário conhecer e entender o comportamento de mobilidade dos usuários dentro da rede para ser possível projetar e dimensionar redes com qualidade de serviço e melhorar a experiência do usuário. Com as informações de comportamento de mobilidade pode-se melhorar o provisionamento de recursos, direcionar o tráfego de maneira mais eficaz, dependendo do tipo de serviço e localidade do usuário, economizar energia de dispositivos ou ainda conseguir prever problemas de segurança e desempenho da rede. Neste trabalho, pretende-se analisar os registros de seis meses de conexão à rede Wi-Fi de um campus universitário, com aproximadamente 15 mil usuários. Com essas informações será criado um dataset para definir padrões de mobilidade e o tipo de acesso para tomada de decisões, para melhorar o desempenho da rede e gerenciar melhor seus recursos.

Interno - DEMOSTENES ZEGARRA RODRIGUEZ (Membro)
Interno - ERIC FERNANDES DE MELLO ARAUJO (Membro)
Presidente - LUIZ HENRIQUE ANDRADE CORREIA (Membro)
Interno - RENATA LOPES ROSA (Suplente)