Banca de DEFESA: THIAGO DO PRADO RAMOS

DISCENTE: THIAGO DO PRADO RAMOS
DATA: 24/02/2023
LOCAL: Híbrido/Anfieatro DCC

DIMENSIONAMENTO DE REDE SEM FIO DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO, BASEADO NA ANÁLISE DE LOGS DE CONEXÃO.

Dataset, Wi-Fi, Log, Dimensionamento de recursos.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação

As redes de computadores estão cada vez mais heterogêneas e seus usuários acessam diver-
sos tipos de aplicações usando diferentes tecnologias. O acesso utilizando dispositivos móveis tem aumentado, fazendo uso massivo das conexões sem fio. Torna-se necessário conhecer os locais de conexão dos usuários dentro da rede para ser possível projetar e dimensionar redes com qualidade de serviço e melhorar a experiência do usuário. Com as informações de conexão pode-se melhorar o provisionamento de recursos, direcionar o tráfego de maneira mais eficaz, dependendo do tipo de serviço e localidade do usuário, economizar energia de dispositivos ou ainda conseguir prever problemas de segurança e desempenho da rede. Neste trabalho, foram analisados os registros de quatro meses de conexão à rede Wi-Fi de um campus universitário, com aproximadamente 15 mil usuários e criado um dataset anonimizado para auxiliar na tomada de decisões. Com essas informações foi possível definir padrões de locais de conexão dos usuários, melhorar o desempenho da rede de acordo com o número de conexões em cada local e realizar o dimensionamento de recursos. As redes de computadores estão cada vez mais heterogêneas e seus usuários acessam diversos tipos de aplicações usando diferentes tecnologias. O acesso utilizando dispositivos móveis tem aumentado e assim fazendo uso massivo das conexões sem fio. Torna-se necessário conhecer e entender o comportamento de mobilidade dos usuários dentro da rede para ser possível projetar e dimensionar redes com qualidade de serviço e melhorar a experiência do usuário. Com as informações de comportamento de mobilidade pode-se melhorar o provisionamento de recursos, direcionar o tráfego de maneira mais eficaz, dependendo do tipo de serviço e localidade do usuário, economizar energia de dispositivos ou ainda conseguir prever problemas de segurança e desempenho da rede. Neste trabalho, pretende-se analisar os registros de seis meses de conexão à rede Wi-Fi de um campus universitário, com aproximadamente 15 mil usuários. Com essas informações será criado um dataset para definir padrões de mobilidade e o tipo de acesso para tomada de decisões, para melhorar o desempenho da rede e gerenciar melhor seus recursos.

Externo à Instituição - THAIS REGINA DE MOURA BRAGA SILVA - UFV (Membro)
Interno - RENATA LOPES ROSA (Suplente)
Interno - LUIZ HENRIQUE ANDRADE CORREIA (Membro)
Externo à Instituição - FABRICIO AGUIAR SILVA - UFV (Suplente)