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Banca de DEFESA: MARCELO RODRIGO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO RODRIGO DOS SANTOS
DATA: 30/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: DCC
TÍTULO:

NOVOS INDICADORES DE QOE PARA REDES DE SERVIÇOS MÓVEIS POR MEIO DA EXTRAÇÃO DE OPINIÕES DAS REDES SOCIAIS


PALAVRAS-CHAVES:

qualidade de experiencia, MOS, analise de sentimentos


PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Teleinformática
RESUMO:

As redes móveis têm disponibilizado diversos serviços, desde o seu surgimento, possibilitando que
seus usuários realizem atividades como: chamadas de vídeo e voz, conexão com a internet, operações

bancárias, comunicação via redes sociais entre outras, fazendo com que o mercado de telecomuni-
cação se movimente em prol de atender a clientes cada vez mais acostumados com as facilidades

oferecidas nesse tipo de redes. Assim, observa-se que há uma necessidade de os prestadores de ser-
viços de redes móveis buscarem formas de entender a qualidade de experiências vivenciadas pelos

seus clientes. Estudos sobre a qualidade de experiência QoE (Quality of Experience) contribui para a

avaliação com base na experiência de usuários sobre determinados produtos ou serviços, sendo prin-
cipalmente utilizado nas áreas de telecomunicação. Para análises de serviços de telecomunicação, o

método de mensurar a QoE, foi proposto pelo grupo de estudo ITU-T (International Telecommunicati-
ons Union - Telecommunication Standardization Sector) e é chamado de MOS (Mean Opinion Score).

O MOS é um método subjetivo que utiliza a métrica de pontuação de um (1) a cinco (5) para a indicar
a experiência subjetiva do usuário. Neste contexto esta pesquisa tem como objetivo, a busca de novos
indicadores de QoE para as principais operadoras de redes móveis que atuam em território brasileiro
com base nas opiniões emitidas pelos usuários e publicadas em redes sociais. As redes sociais têm se

tornado um campo de pesquisa, principalmente, pela quantidade de informações geradas, constante-
mente, pelos seus usuários que publicam as suas opiniões sobre suas experiências com determinados

produtos ou serviços. Para atingir tal objetivo, nesta pesquisa, utiliza-se o aprendizado de máquina,
para processar as opiniões emitidas, utilizado-se o processamento de linguagem natura (PLN) com

BERT, na sua forma pré-treinada, na língua portuguesa brasileira, chamada BERTimbau para classifi-
car as opiniões em conformidade com a pontuação MOS e assim chegar a novos indicadores de QoE.

Os resultados preliminares, executados no modelo preditivo com acurácia em 0.73, aponta para uma
paridade nos indicadores QoE por operadora.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - BRUNO DE ABREU SILVA - DCC/ICET (Suplente)
Externo à Instituição - DARLINTON BARBOSA FERES CARVALHO - UFSJ (Membro)
Externo à Instituição - KATIA CILENE NELES DA SILVA - FMF (Suplente)
Interno - LUIZ HENRIQUE ANDRADE CORREIA (Membro)
Presidente - RENATA LOPES ROSA (Membro)
Notícia cadastrada em: 19/06/2023 15:52
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