Banca de DEFESA: STELLA AZEVÊDO MARQUES

DISCENTE: STELLA AZEVÊDO MARQUES
DATA: 22/11/2023
LOCAL: videoconferencia

USO DA TÉCNICA DE APRENDIZADO POR REFORÇO PARA APERFEIÇOAMENTO DO PROTOCOLO OPORTUNISTA JOKER

Aprendizado por reforço, rede oportunista, overhead.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

Os algoritmos de roteamento são um dos principais fatores que impactam diretamente no desempenho das rede sem fio, os algoritmos convencionais não consideram o histórico de dados da rede, como por exemplo, caminhos sobrecarregados ou falhas de equipamentos o que pode impactar no tempo de comunicação entre os nós que compõe essa rede. A fim de melhorar o tempo limite da espera entre as trocas de pacotes de uma rede Ad-Hoc, utilizando algoritmos de roteamento baseados em técnicas de aprendizagem por reforço (do inglês, Reinforcement Learning - RL), este trabalho pretende modificar aos cabeçalhos das mensagens de controle, aplicando ajustes na escolha do tempo limite para espera das respostas do parâmetro ACK. Utilizando-se do conceito de redes oportunistas, onde cada nó selecionará um conjunto de vizinhos, chamados de candidatos, como um potencial salto em direção ao destino final. Alinhando a este conceito de seleção as técnicas de RL para fazer com que o algoritimo tome decisões baseadas no histórico da rede tendo como parâmetro base o tempo de espera e ajustando esse tempo conforme os padrões observados durante a excussão do algoritmo. Nesse contexto, esta pesquisa pretende trabalhar no algoritmo do protocolo de rede conhecido como JOKER e compará-lo ao protocolo BATMAN, modificando seu cabeçalho para que overhead (sobrecarga) da rede seja reduzido. Acredita-se que com uma escolha mais assertiva e assim menos demorada os conflitos nas rotas tendem a diminuir, fazendo com que quando exista alguma sobrecarga a rede consiga se estabilizar mais rápido.

Externo à Instituição - VITOR BARBOSA CARLOS DE SOUZA - UFV (Suplente)
Presidente - RENATA LOPES ROSA (Membro)
Externo à Instituição - KATIA CILENE NELES DA SILVA - FMF (Suplente)
Externo à Instituição - DANTE COAQUIRA BEGAZO - USP (Membro)