Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANE PEREIRA CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANE PEREIRA CARVALHO
DATA: 03/03/2022
HORA: 16:00
LOCAL: remoto
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE MELHORAMENTO BASEADO EM SELEÇÃO ASSISTIDA POR MARCADORES (SNP) COM UM, DOIS OU TRÊS GENES INTROGREDIDOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Seleção de plantas; Fenótipo; Genótipo; Marcadores Moleculares; SNPs (Single Nucleotide Polymorphism); Linhagens; Híbridos.


PÁGINAS: 43
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

A seleção de plantas utilizando o fenótipo foi, por muito tempo, uma das principais formas de melhoramento que gerou grandes ganhos para a agricultura em geral. O método de retrocruzamento sempre foi uma alternativa eficiente para a introgressão de resistências e recuperação do perfil agronômico de plantas com características agronômicas top, usando um parental doador da resistência e um parental recorrente com características agronômicas desejáveis. Porém com o aumento no custo das avaliações fenotípicas e a presença de forte interação do genótipo com o ambiente o uso de marcadores moleculares tornou-se uma alternativa que pode influenciar positivamente nos resultados de recuperação do parental recorrente e introgressão da característica de resistência. Com os avanços tecnológicos obtidos no desenvolvimento de novas tecnologias de genotipagem em larga escala, entre as quais, as análises moleculares mais específicas que utilizam marcadores moleculares SNPs (Single Nucleotide Polymorphism), essas passaram a ser utilizadas amplamente no melhoramento de plantas com o objetivo de diminuir o tempo no processo de seleção de plantas. A utilização de técnicas moleculares como o SNP possibilita mapear e saturar, a baixo custo, as regiões gênicas que existem ao redor dos genes desejados. Estudos que avaliaram o uso de marcadores moleculares para aceleração da recuperação do genoma recorrente sugerem que a seleção assistida por marcadores pode levar a um ganho de tempo de até duas gerações, com uma eficiência um pouco acima do esperado em programas de melhoramento genético que usam o retrocruzamento combinado com o uso de marcadores moleculares. Com isso, o objetivo deste trabalho é coletar e analisar dados que confirmem a eficiência do uso de marcadores moleculares na obtenção de linhagens e híbridos de milho (Zea Mays) convertidos em dados que facilitem o processo de introgressão para as características de interesse e na recuperação da planta recorrente por meio de retrocruzamentos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - CARLOS EDUARDO PULCINELLI - AOI (Suplente)
Externo à Instituição - GUSTAVO BARNABÉ BIUDES - Syngenta (Membro)
Interno - JOAO CANDIDO DE SOUZA (Membro)
Presidente - WELISON ANDRADE PEREIRA (Membro)
Notícia cadastrada em: 25/02/2022 13:54
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 15/05/2024 09:32