Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOEL BROLLO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOEL BROLLO
DATA: 19/04/2022
HORA: 14:00
LOCAL: remoto
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO GENOTÍPICA E FENOTÍPICA DE CULTIVARES DE SOJA À INOCULAÇÃO DE Sclerotinia sclerotiorum SOB CONDIÇÕES CONTROLADAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Mofo-branco; Resistência Genética; Marcadores moleculares; Soja


PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

A soja consolida-se cada vez mais como uma grande fonte de óleo e proteína na alimentação mundial e de grande importância na economia do Brasil. Diante dessa importância, os investimentos na cadeia produtiva da cultura são cada vez mais necessários para atingir maiores produtividades e com menores custos de produção. Grande parte deste investimento é direcionado ao melhoramento genético que busca cultivares mais bem adaptadas aos diversos ambientes, novas biotecnologias que auxiliem os agricultores no cultivo da oleaginosa, e encontrar fontes de resistência, seja para pragas ou doenças que afetam a cultura nos mais variados ambientes.

Em determinados ambientes, algumas doenças que afetam a soja acabam tendo maior importância e muitas vezes limitam o cultivo da espécie nessas regiões. O Mofo-branco da soja (Sclerotinia sclerotiorum) é uma dessas doenças que impactam significativamente nas regiões de clima temperado e altitudes maiores que 600 metros. Portanto, a busca por variedades resistentes ao mofo é fundamental para as empresas de melhoramento genético, que pretendem abranger essas regiões com suas cultivares. A busca por protocolos de avaliação e descoberta de genes de resistência a essa doença são fundamentais ao processo de seleção de materiais mais promissores.

O presente projeto visa estabelecer um protocolo de fenotipado confiável de avaliação de variedades e identificar genes de resistência conhecidos que propiciem realizar uma seleção de linhagens melhoradas e que agreguem valor à cadeia produtiva da soja. Serão testadas 14 variedades no trabalho, sendo estas genotipadas, através da seleção de SNPs polimórficos, e ao mesmo tempo fenotipadas quanto a reação ao isolado de mofo-branco

encontrado em cultivos da região.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ADRIANO TEODORO BRUZI (Membro)
Externo à Instituição - ALINE SILVA FREITAS - UFLA (Suplente)
Externo à Instituição - JAQUELINE HUZAR NOVAKOWISKI - UPF (Membro)
Externo à Instituição - NEUCIMARA RODRIGUES RIBEIRO - UEL (Membro)
Notícia cadastrada em: 25/03/2022 11:06
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 14/05/2024 22:04