Banca de DEFESA: CAMILA GIANLUPI

DISCENTE: CAMILA GIANLUPI
DATA: 29/08/2022
LOCAL: remoto

DESEMPENHO DE HÍBRIDOS DE MILHO EM ENSAIOS DE VALOR DE CULTIVO E USO NA REGIÃO CENTRO-SUL DO MATO GROSSO DO SUL

Melhoramento genético; Zea mays L.; Registro Nacional de Cultivares; Centro-Oeste

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Melhoramento Vegetal

A agricultura no Mato Grosso do Sul está estabelecida nos últimos anos no cultivo de soja na safra de verão e milho na safra de inverno, atingindo produtividade média de milho de 5.040 kg ha-1 . Apesar do crescimento contínuo, o produtor sul-mato-grossense ainda enfrenta diversas condições desafiadoras para atingir altas produtividades, tanto fatores climáticos, onde se enquadram os estresses hídricos, temperaturas altas e geadas, quanto sanidade de plantas, além da migração do germoplasma de regiões de climas mais amenos, como a região sul do Brasil, portanto diferente do clima da região do Cerrado. Este trabalho objetivou avaliar vinte híbridos de milho na região Centro-Sul de Mato Grosso do Sul por meio de ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU), onde foram avaliadas diversas características, conforme descrição e normas do VCU para a cultura do milho, para posterior registro no Registro Nacional de Cultivares (RNC). Os híbridos foram testados em três locais, nos anos de 2020 e 2021. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso com três repetições e parcela de quatro fileiras de cinco metros de comprimento, espaçadas em 0,50 m. As características avaliadas dividiram-se em descritores morfológicos, descritores agronômicos e reação a doenças, conforme solicitado nas normas do VCU. Para a escolha da cultivar passível de registro no RNC, foi levado em consideração não apenas o teto produtivo, como também boa estabilidade de produtividade, satisfatória reação a doenças, principalmente ao complexo de enfezamento, precocidade e porte de plantas. Desse modo, foi escolhido para registro o híbrido triplo pré-comercial HTEX2. Nos ensaios avaliados, este híbrido obteve boa estabilidade, boa tolerância às principais doenças, vantajosas características morfológicas, além de bom teto produtivo, alcançando produtividade de 7.636 kg ha -1 no ano de 2020.

Presidente - RENZO GARCIA VON PINHO (Membro)
Externo à Instituição - LIVIA MARIA CHAMMA DAVIDE - UFGD (Suplente)
Interno - JOSE MARIA VILLELA PADUA (Membro)
Externo ao Programa - HELOISA OLIVEIRA DOS SANTOS - DAG/ESAL (Suplente)